Menu

Pronunciamentos Vereadores 24/03

Pronunciamentos Vereadores 24/03

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL), disse que aproveitou visita ao prefeito em exercício Egídio Beckhauser (Republicanos), para reforçar apelo em favor da continuidade do projeto que visa criar escolas sustentáveis através da captação de água da chuva e de energia solar. O parlamentar relatou que a iniciativa já está em funcionamento na Escola Vidal Ramos e disse que as próximas deverão ser as escolas Professora Alice Thiele e Almirante Tamandaré. A proposta preconiza a captação de água da chuva em cisternas para utilização nos banheiros e instalação de painéis solares. Em outro momento, solicitou lombada elevada em frente à empresa Eletro Aço Altona, para facilitar a movimentação dos funcionários da mesma. Existem cerca de 500 bicicletas por turnos, conforme o vereador. Alemão também falou dos problemas de saúde da moradora do bairro Vorstadt, conhecida como Dona Lili, de 86 anos.

 

O vereador Ito de Souza (PL), relatou que esteve na Vila Itoupava para prestigiar a cerimônia de prestação de contas do Intendente Leandro Índio da Silva e o cumprimentou pelo trabalho realizado. Também esteve no gabinete do Secretário de Planejamento Eder Boron apresentando demandas da comunidade e disse que em breve deve ser enviado ao Legislativo projeto para adequação do município à lei federal, estabelecendo o que pode ser feito e o que não pode. Ito também mostrou a situação precária da ponte da rua Rua Frieda Kruger, próxima da Escola Áurea Perpétua Gomes. Ele anunciou o lançamento de mais um núcleo da Escolinha de Futebol Bandeirantes no Salto do Norte e a tabela dos jogos do Campeonato de Veteranos de Blumenau, no próximo fim de semana. Ao final, se mostrou satisfeito com os efeitos das denúncias apresentadas contra o que chamou de funcionário fantasma da Câmara, confiante de que o mesmo terá que devolver dinheiro aos cofres públicos. Informou que na próxima sessão deverá apresentar novas denúncias, bem como fazer o protocolo de quebra de decoro parlamentar contra o parlamentar em cujo gabinete o servidor comissionado atuava.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas), cumprimentou o ex-vereador Alexandre Caminha, autor do projeto que criou a Comenda do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang, e que foi entregue nesta semana em sessão solene. Ele relatou visita feita ao dique da Fortaleza, onde a comunidade cobra providências para a sua manutenção. Vieira informou que a Comissão de Defesa Civil da Câmara esteve em Florianópolis e que recursos serão destinados através do Plano 1000. Almir cumprimentou as vereadoras da casa pela inauguração da Galeria Lilás, evento que marca a história da Câmara Municipal e citou a passagem do Dia Nacional da Língua de Sinais, enaltecendo as profissionais que realizam o serviço no Legislativo. Ao final, falou de visita feita a empresa PlayMove, enfatizando o papel inovador do seu produto e o sucesso obtido em escolas do Brasil e do exterior. Cumprimentou os empresários, frisando que todo produto da PlayMove é feito em Blumenau. O trabalho de manutenção de uma praça no Tribess, adotada por ele e sua equipe foi igualmente registrado. Disse que recebeu reclamação demoradores sobre entulho colocado fora dos containers, mas lamentou o desleixo de algumas pessoas.   

 

O vereador Adriano Pereira (PT) fez duras críticas ao governo Bolsonaro, que prometeu em campanha isentar do imposto de renda quem ganhasse até 5 salários mínimos, mas não cumpriu. Segundo Adriano, na atual crise que o país vive milhares de brasileiros estão sendo mordidos pelo leão para encher os cofres da Receita Federal, permitindo a realização de orçamentos secretos e permitindo denúncias de propina envolvendo o próprio MEC. A tabela do imposto de renda requer reforma urgente, asseverou. O vereador petista comentou em seguida sobre demandas antigas da comunidade, destacando que o Morro da Laguna, o Morro da Garuva e o Morro do Encano estão tomados pela lama e poeira. Também citou que os moradores do final da rua Brusque esperam pela pavimentação e apontou outros problemas na Vila Itoupava, Garcia e rua Araranguá. Além disso, criticou a demora na regularização fundiária e problemas na área da saúde, com muitos ESFs pedindo socorro e creches com obras paralisadas. Ao mesmo tempo, reconheceu avanços em algumas áreas, especialmente na educação e disse sentir orgulho pelas conquistas obtidas através do seu mandato.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB) agradeceu à equipe da SEURB pelo trabalho de desassoreamento realizado na rua Theckla Georg, na Itoupava Central, e reforçou apelo para que estas ações continuem sendo executadas. Goll lembrou ser esse o papel do vereador, alertando para a importância da prevenção. Em outro momento, registrou visita à empresa Bela Janela e cumprimentou o empresário Beto Baby pelo empreendedorismo. A empresa ocupa as dependências da antiga empresa Souza Cruz, numa área de 48 mil metros quadrados. Goll disse ter acompanhado o crescimento da empresa, localizada no coração do Garcia, com mais de 950 funcionários e que já busca outros segmentos, gerando negócios e empregos.

 

O vereador Marcos da Rosa (DEM) falou sobre legislação de sua autoria que proíbe músicas, em eventos no município, que fazem alusão à sexualização de crianças. Pediu que os pais continuem fiscalizando e que ele vai entrar sempre em contato com a Secretaria de Educação pedindo providências quando receber uma denúncia de que a lei não está sendo cumprida. Falou também sobre um outro projeto de lei que pretende reapresentar que diz respeito à divulgação no site da Prefeitura das obras paralisadas e os motivos pelos quais os trabalhos não têm continuidade. Explicou que apresentou o projeto no ano passado, mas que foi rejeitado na CCJ. Destacou que o projeto é importante para esclarecer os moradores, que muitas vezes procuram pelos parlamentares buscando explicações sobre a paralisação das obras.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) criticou a falta de professores na rede municipal, especialmente a ausência do professor de apoio, o segundo professor. Disse que tem feito reunião sistemática com a Secretaria de Educação, mas que é preciso agilizar o processo. Reclamou também sobre o serviço de roçada. Disse que o problema é de gestão e que o Executivo joga a culpa no MP quando deveria chamar a responsabilidade para si. Afirmou que há má vontade em realizar o serviço e que poderia propor a mudança da legislação. Parabenizou a Rivage pelos investimentos de meio milhão de reais na produção de energia solar. Enalteceu os atletas Wesley (judô) e Camila Reis (jiu jtsu) que vão representar o Brasil em campeonatos no exterior, o primeiro na França e a segunda nos Jogos Panamericanos. Afirmou que o Município precisa investir mais nas modalidades individuais.

 

O vereador Jovino Cardoso (SD) falou sobre os serviços de roçada. Disse que o Legislativo deve tomar iniciativa e buscar uma solução com o Executivo e com o MP, porque o problema precisa ser resolvido. Parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos. Agradeceu a Prefeitura pela resolução de um problema na Rua Norberto Seara Heusi. Disse que está resolvido parcialmente o problema na Rua Professor Jacob Ineichen, com uma operação tapa-buracos nos locais mais precários e que futuramente deve se estender por toda extensão da via. Pediu por uma rotatória grande na Rua Christiano Karsten com a Frederico Jensen. Pediu também atenção do Executivo para as demandas dos ESFs Augusto Antônio Schweigert e Áurea Pfuetzenreiter, no bairro Salto Weissbach. Agradeceu novamente o Governo municipal por ter tirado do papel o projeto da continuação da pavimentação da Rua Walter Berner.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) destacou a inauguração da Galeria Lilás da Câmara de Vereadores e assinalou que se sente muito feliz e orgulhosa em fazer parte dessa história. Disse que trata-se de uma conquista e da valorização de todas as mulheres.  Em seguida convidou a comunidade para o evento Caravana da Inclusão da Mulher na Política, a partir das 18h30, no plenário. O evento é uma realização da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller do Poder Legislativo blumenauense e a OAB/SC. Registrou que o objetivo da caravana é fomentar o interesse das mulheres para a plena participação na política e mandatos eletivos.  Falou também sobre o projeto “Observatório de bebês de risco”, desenvolvido pela Furb. Disse que os responsáveis solicitaram aos parlamentares que ajudem a dar mais visibilidade ao projeto, que já está funcionando em parceria com o Hospital Santo Antônio. Convidou a comunidade também para participar da Caminhada Março Roxo, no próximo domingo (27), com saída da Praça Dr. Blumenau, às 9h. Assinalou que a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a epilepsia.  

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) comentou sobre o Plano de Arborização. Disse que tem conversado com o secretário de Planejamento e de que os empecilhos burocráticos precisam ser resolvidos, porque a cidade vai sair ganhando, tanto esteticamente quanto na questão do conforto climático. Relatou algumas visitas que fez nas comunidades e destacou a que realizou no CEI Anselmo Hillesheim. Agradeceu o carinho da equipe do CEI pela receptividade. Comentou sobre as obras paralisadas do Terminal Oeste. Disse que é até possível compreender as questões burocráticas que levaram à paralisação dos trabalhos, mas que o abandono do local por parte da Prefeitura é inconcebível. Assinalou que o local do jeito que está incomoda os moradores, que merecem um ambiente de melhor visual no bairro. Falou também sobre o requerimento ao Executivo em que pede os números de acidentes antes da mudança do trânsito, com a adoção da faixa reversível, na Rua General Osório. Afirmou que até agora não recebeu os referidos números e que eles são necessários para realizar um debate e buscar uma solução para o problema que se apresenta nessa via.

 

O vereador Alexandre Matias (PSDB) comentou que esteve na quarta-feira (23) no Morro do Concórdia. Disse que foi conversar com a comunidade sobre o projeto de pavimentação da Rua Antônio Protásio de Oliveira. Lembrou que foi o autor do projeto de lei, aprovado na Câmara, que autorizou o prolongamento daquela via. Parabenizou as vereadoras Silmara Miguel e Cristiane Loureiro pela inauguração da Galeria Lilás, destacando a importância da homenagem a todas as vereadoras que passaram pela Casa. Assinalou que é muito bom que o Legislativo Blumenauense reconheça e enalteça a participação feminina na política. Afirmou que as vereadoras são referência para outras mulheres. Por fim registrou a reunião que teve com o intendente da Vila Itoupava, Leandro Índio. Explicou que o intendente fez uma explanação de contas desde que a Intendência da Vila Itoupava está sob o seu comando, há três anos. Afirmou que contra os números não há argumentos contrários e que eles demonstram os avanços conquistados pelo Distrito da Vila Itoupava nesse período.

 

O vereador e líder do governo Marcelo Lanzarin (Podemos) destacou a primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço realizada pelo Hospital Santa Isabel. Disse que isso registra o pioneirismo de Blumenau. Falou sobre a importante parceria do município nas ações de saúde por parte da Furb e destacou o atendimento à comunidade pelo Ambulatório Geral da universidade e também Pelo Hospital Universitário, que hoje cede parte de sua estrutura para o AG da Fortaleza, cuja sede está em reforma. Disse que o Hospital Universitário faz parte de um projeto maior para que tenha uma unidade de pronto-socorro e que se discute a possibilidade, futuramente, daquela unidade ser uma referência na especialidade de ortopedia. Destacou a importância da Galeria Lilás e desejou que ela fique lotada de fotos.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content