Representante da Aconseg-Blu fala sobre o projeto intitulado “Diga Não à Violência – Promova a Paz”

A representante da Associação dos Consegs de Blumenau (ACONSEG-BLU), Salete Sbardelatti, ocupou a tribuna livre, na sessão ordinária desta terça-feira (18), para falar sobre o projeto intitulado “Diga Não à Violência – Promova a Paz”.

Ela explicou que a ideia deste projeto surgiu através do Setembro Branco – Mês da Paz, que foi criado por meio de uma lei de 2014. Disse que a intenção é dar continuidade e impulsionar este trabalho durante o ano, por isso criou o “Diga Não à Violência – Promova a Paz”. Lembrou que, em janeiro de 2020, foi feito um ato de lançamento do projeto, no Salão Nobre da Prefeitura, que reuniu várias autoridades e lideranças civis e militares da cidade. “As 20 entidades reunidas passaram a realizar o projeto, embora a pandemia tenha dificultado a programação presencial, mas foram feitas diversas ações online”, recordou.

Informou que o Grupo Comunidade em Ação é responsável pelo projeto, que tem apoio da Associação dos Consegs de Blumenau. “O grupo é composto por 18 pessoas, que são lideranças da comunidade, e estão no projeto há mais de cinco anos, propagando mensagens de paz, desde o Setembro Branco, além dos apoiadores”, explicou, citando algumas pessoas que estão na coordenação e na linha de frente do projeto.

Ela divulgou a programação para este ano. Apontou que estão previsto até o fim do ano alguns encontros com lideranças, especialmente as entidades que já fazem parte do projeto. Citou que um dos eventos que está programado para este ano terá a participação da Embaixadora Universal da Paz, Delasnieve Miranda Daspet de Souza. Também citou algumas ações realizadas em março, abril e maio que foram realizadas.

“O nosso desafio este ano era reunir pessoas e entidades para propagar através das redes sociais mensagens e dicas sobre a paz na comunidade. São mais de 300 mensagens circulando e além do Grupo Comunidade em Ação são mais de 250 pessoas participando e ajudando a propagar mensagens de promoção da paz”, destacou, citando algumas pessoas de outras cidades e estados que estão participando do projeto, como Curitiba. Trouxe um vídeo com uma mensagem de reflexão sobre a paz da Dra. Quitéria Tamanini Vieira Péres, que também apoia e é parceira do projeto.

Por fim agradeceu a todos que apoiaram, incentivaram e estiveram à frente do Setembro Branco e também do projeto “Diga Não à Violência – Promova a Paz”.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB