Menu

Representante do Conselho Municipal fala sobre direitos e reivindicações da Pessoa com Deficiência

Representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência fala na tribuna sobre os direitos e as reivindicações desse público

A representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Patrícia Manetta, também ocupou a tribuna na tarde desta terça-feira (3) para falar sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e da importância das iniciativas que promovam qualidade de vida a esse público.

Ela ressaltou que a data foi instituída pela Organizações da Nações Unidas em 3 de dezembro buscando estratégias e estimular ações reflexivas sobre os direitos da pessoa com deficiência. Explicou que a iniciativa busca também conscientizar a sociedade sobre a importância de potencializar igualdade de oportunidades para todos cidadãos e de conscientizar sobre os direitos referentes às pessoas com deficiência, sobretudo promovendo a inclusão desse segmento na sociedade com vistas a contribuir na efetivação das políticas públicas na garantia da acessibilidade.

“Destacamos a necessidade de identificar as estratégias para inúmeras barreiras que nos impedem ou violam nossa dignidade, como as arquitetônicas, de transporte e de tecnologias”, assinalou.

Disse que é indispensável a conscientização da sociedade sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes segmentos da sociedade, promovendo o acesso aos seus direitos, como trabalho, educação, transporte, lazer, saúde, cultura, dentre outros. Salientou que esses direitos estão garantidos na Lei 3.142/2015 que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Citou a frase de Boaventura de Souza Santos: “Temos o direito de ser diferentes quando a igualde nos descaracteriza”.

Enfatizou que o Comped visa promover a garantia dos direitos e o exercício pleno da cidadania das pessoas com deficiência. “Sabemos que há muito a se fazer para alcançar uma sociedade de fato que possibilite a todos a igualdade de oportunidades”.

Destacou que a principal pauta de reivindicação das pessoas com deficiência de Blumenau refere-se à instalação de semáforos sonoros. Lembrou que a entidade organizou, há sete meses, uma mobilização em frente à Câmara. Outra reivindicação refere-se à instalação de uma Central de intérprete de libras

Por fim, pediu que qualquer matéria a ser discutida na casa legislativa e o Executivo relacionada ao segmento da pessoa com deficiência seja construída dentro do conselho. “Queremos sempre ser chamados e o conselho está aberto para vocês, vereadores, e para a comunidade. Queremos que vocês participem da nossas plenárias e conheçam nossas demandas”.

Finalizou seu pronunciamento com o lema designado pela ONU para as pessoas com deficiência: “Nada sobre nós sem nós”.

 

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content