Representante do CVV fala sobre o Setembro Amarelo na Tribuna Livre

A representante do Centro de Valorização da Vida – CVV, Judite Hannemann Bertoncini, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (28) para falar sobre o Movimento Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.

Apresentou um vídeo do CVV sobre a importância de levar esperança a outras pessoas e complementou dizendo que o CVV é um serviço de apoio voluntário, filantrópico e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Apontou que os mais de 3 milhões de atendimentos em 2020 foram realizados por cerca de 4 mil voluntários em 120 postos de atendimento. “O CVV presta apoio emocional a todos que querem e precisam conversar sob total sigilo, através do acolhimento incondicional, sem nenhum tipo de julgamento sobre a situação pela qual a pessoa está passando, seus sentimentos, pensamentos ou atitudes. É também conhecido como pronto socorro emocional aberto 24 horas por dia, pois a tristeza e a angústia não chegam com hora marcada”, assinalou a voluntária.

Segundo ela, a aceitação e a compreensão faz com que as pessoas desenvolvam força e confiança em si mesmas e adquiram resistência contra o desespero, o desamparo e a desesperança.

Apresentou dados que apontam que no mundo, a cada três segundos, uma pessoa tenta morrer por suicídio e a cada 40 segundos uma morre, o que significa em torno de 800 mil mortes por ano. “Além disso, para cada morte consumada por suicídio, há 20 tentativas. Portanto, é um grave problema de saúde pública”, acrescentou.

Disse ainda que o debate sobre o assunto deve ser encorajado em todos os segmentos sociais. Judite afirmou que o Movimento Setembro Amarelo acontece somente no Brasil, e que o amarelo significa sol, vida, mas também atenção. “Precisamos ficar vigilantes para esse problema, além de abrir espaços para falar sobre a prevenção ao suicídio, mitigar estigmas e oferecer apoio”.

Lembrou que o Setembro Amarelo foi incluído no Calendário Oficial do Município em fevereiro de 2017, e que este ano o tema da campanha é “Criando esperança por meio da ação”.

Ao final, sintetizou que oferecer apoio é oferecer atenção e interessar-se genuinamente pelo amigo, vizinho, colega de trabalho, identificar os sinais de risco para o suicídio e não ter medo de abordar o assunto. Informou que para entrar em contato com o CVV basta discar 188 de telefone fixo, celular ou orelhão, ou pelo site www.cvv.org.br.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara