Representante do Instituto Visão Futuro apresenta programa de proteção da saúde mental

Camila Schmitt, representante do Instituto Visão Futuro, ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (30) para falar sobre o programa “Calma na Crise”. Ela explicou que o Instituto Visão Futuro é um centro de bem-estar e saúde fundado em 1992 por governos suíço, sueco e alemão, com o objetivo de promover a saúde integral do ser humano, nos âmbitos físico, mental, espiritual e social.

Disse que uma pesquisa apontou que 3,6% da população mundial sofre de ansiedade, enquanto o índice no Brasil é quase três vezes maior: 9,3%. Apontou que o programa Calma na Crise conta com ferramentas para aliviar a ansiedade e transtornos mentais, pois trabalha com o sistema nervoso autônomo. “O programa é dividido em três módulos, de 40 minutos a uma hora, e pode ser realizado on-line ou presencial”, explicou.

Ela ainda trouxe dados sobre a eficácia do método e exemplos de empresas, hospitais, universidades e órgãos públicos que já contaram com o programa, apresentando ainda depoimentos de participantes sobre a aprovação da metodologia.

Ao final, assinalou que o programa é gratuito e disse que o instituto gostaria de oferecer o projeto no próximo ano à Câmara e ao município, podendo ser desenvolvido também com professores, profissionais de saúde e nos CRAs, por exemplo.