Menu

Representante do Seterb anuncia na tribuna ações do Maio Amarelo 2021 em Blumenau

Representante do Seterb anuncia na tribuna ações do Maio Amarelo 2021 em Blumenau

Marco Rebello, representante da Escola Pública de Trânsito do Seterb, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (4) para falar sobre o Maio Amarelo – mês de conscientização em defesa da segurança no trânsito.

 

Disse que neste ano, assim como em 2020, o movimento não é da forma como gostariam que fosse, na rua e com a comunidade. Lembrou que em 2019, antes da pandemia, Blumenau contabilizou 106 ações do Maio Amarelo, graças ao envolvimento da sociedade, e que naquele ano a cidade foi premiada como destaque nacional da campanha pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

 

Apontou que o mês de Maio é apenas uma referência, mas que é preciso falar de segurança no trânsito todos os dias nas casas, escolas e nos ambientes profissionais.

 

Contou que o movimento surgiu em 2011 em uma convenção da ONU, que fixou a meta de reduzir em 50% o número de óbitos no trânsito em 10 anos, nos países em desenvolvimento. “Infelizmente o Brasil não consegue baixar a marca de 40 mil mortes por ano”, lamentou.

 

No entanto, assinalou que naquele ano Blumenau registrou 44 mortes no trânsito, e em 2020 foram 21 mortes. “Blumenau cumpriu a meta, mas a tragédia continua enorme. Cada vida perdida no trânsito é uma tragédia. Nossa utopia é morte zero, e vamos trabalhar firmes em direção a essa meta”.

 

Sobre as ações do movimento neste ano, Marco relatou que foi feita a decoração de canteiros de praças públicas com balões amarelos no dia 1 de maio, fazendo alusão às mortes no trânsito nos últimos anos.

 

Anunciou que a palavra de ordem neste ano será solidariedade, e as ações serão de doação de sangue no Hemosc, de arrecadação de tampinhas plásticas para auxílio da causa animal e arrecadação de alimentos que serão encaminhados pela Semudes às famílias necessitadas da cidade.

 

Os pontos de coleta de alimentos e tampinhas serão na Câmara de Vereadores, na Prefeitura, no Seterb e no Sest/Senat.

 

Ao final, Marco antecipou que no dia 31 de maio haverá o plantio de um ipê amarelo em um canteiro público para eternizar o maio amarelo em Blumenau, cidade que é destaque pelas ações do movimento.

 

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content