Representante dos professores ACT’s pós-graduados pede na tribuna livre a valorização da categoria

O representante da Comissão de Valorização dos Professores ACT’s Pós-Graduados, Abdul Joari Lima, ocupou a Tribuna Livre de maneira remota na sessão desta quinta-feira (8) para se pronunciar sobre a Meta 16 do Plano Municipal de Educação, apresentando ideias, solicitações e reivindicações da categoria.

Ele esclareceu que a meta 16 do plano é formar em nível de pós-graduação no mínimo 75% dos professores da educação básica municipal. Também disse que em questionamento ao Conselho Municipal de Educação, foi informado de que atualmente, do total de 3867 profissionais ativos na educação municipal – sejam ACT’s ou efetivos –, apenas 40,9% possuem curso de pós-graduação.

“Esse dado mostra que estamos longe da meta e por isso a nossa reivindicação é que o município possa valorizar os professores ACT’s pós-graduados de forma financeira, para que exista uma motivação para cursarem a pós-graduação”, assinalou.

Abdul ainda acrescentou que outra pauta da categoria é que no momento da efetivação, após a realização do concurso público, as pós-graduações já completadas pelos profissionais não sejam descartadas da maneira como é feito atualmente.

Ao final, lembrou que o valor do Fundeb vai aumentar até 2023, e a administração municipal pode programar um aumento para a valorização dos profissionais até esta data caso não seja possível realizá-lo imediatamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB