Menu

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 03/05

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 03/05

O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) cumprimentou o comandante da PM pela homenagem ao cabo Maciel, morto por um marginal em fuga e observou que a comunidade da região das Itoupavas está apreensiva com a demora na captura. Ressaltou que a polícia tem feito o seu trabalho, mas a ação é dificultada pelas rotas de fuga. Ito também agradeceu ao Executivo pelo atendimento aos pedidos feitos para recuperação de problemas no Loteamento Indianápolis e rua Jacob Ineichen, além de conclusão da galeria da rua Carlos Kruger, onde resta agora a Celesc efetuar o recuo dos postes para permitir a colocação de faixas. Ele também informou que a Rua Marconi, na Itoupava Central, está praticamente concluída, agradecendo ao senador Jorginho Melo (PL) e ao Deputado Ivan Naatz (PL). Registrou o sucesso de Ação Solidária realizada na Vila União em favor de uma família. O vereador pediu igualmente a divulgação maciça sobre o crescimento dos casos de dengue, com 320 somente em uma semana. Por fim, comentou sobre as denúncias feitas sobre cargos fantasmas, observando que o caminho agora é a Comissão de Ética que deve ser formada nos próximos dias, e pediu consciência a todos. Lembrou que fez o mesmo protocolo no Ministério Público.

 

O vereador Elson Schutz (PP) registrou a abertura oficial da Campanha do Maio Amarelo, promovida pela Secretaria de Trânsito e Transporte de Blumenau e Escola de Trânsito, tendo como tema “Atenção pela vida”. Lembrou que a campanha se repete há onze anos, mas infelizmente ainda são altos os índices de acidentes com mortos e feridos na cidade. E fez um apelo para que haja mais responsabilidade ao volante. Elson Schutz também falou da reunião realizada na FIESC, promovida pelo COFEM – Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, que é formado por oito entidades. A confederação tem por objetivo unificar as ideias de todas as federações do estado, juntamente com o Sebrae Santa Catarina, explicou. No encontro foram definidas demandas a serem encaminhadas ao deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal. Ele enfatizou a importância de estar ao lado dos representantes nas diferentes esferas de poder, solicitando o que o estado almeja. Conforme o vereador, foram apresentados pedidos nas áreas administrativa, trabalhista, tributária, ambiental e melhor enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional.

 

O vereador Sylvio Zimmermannn (PSDB) afirmou que a assinatura do decreto que criou o Distrito da Inovação de Blumenau formaliza um espaço geográfico no município onde será incentivado e fortalecido tudo o que é voltado para esta área. O vereador, que foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, cumprimentou o prefeito e a vice-prefeita pelo entusiasmo, frisando que o ato só pode acontecer porque houve vontade e sinergia de várias secretarias. Ele citou todos os envolvidos na construção coletiva da proposta. Sylvio também comentou sobre o sucesso da Praça do Empreendedor, obtendo destaque no Ranking elaborado pelo Sebrae e que avalia similares em todo estado. Blumenau está entre as dez primeiras de Santa Catarina, conforme dados de atendimento de novembro de 2021, salientou. Por fim, registrou agradeceu todos que participaram e contribuíram com o pedágio promovido pelo Clube Náutico América no final de semana. Segundo Zimmermann, o clube existe há 102 anos, desenvolvendo importante papel em programas de formação esportiva, com destaque nacional. Uma das últimas conquistas do clube foi obtida pelo remador Índio, da categoria master, que obteve o segundo lugar no campeonato sul americano.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB) cumpriu extensa agenda no final de semana. Ele participou do Dia da Família na Escola, na Escola Governador Celso Ramos, uma das referências no Grande Garcia, onde ouviu relatos de histórias vivenciadas pela população. No esporte, o vereador acompanhou a final da Copa Accel, realizada no campo do Corinthians, e conquistada pela equipe do Horizonte. Mauricio Goll também citou a importância da cultura e tradição gaúcha ao participar do 15º Rodeio Crioulo do CTG Rancho da Tradição e das festividades do Dia do Trabalhador, com churrascada no CTG Rancho Chapéu de Couro. Por fim, citando a ‘Corrente do Bem’, realizada pela programação do Maio Amarelo, conclamou todos a participarem das campanhas de doação de sangue promovidas pelo Hemosc.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) destacou as visitas que realizou a várias escolas estaduais, no sábado, dia 30 de abril, no Dia da Família. Ressaltou que ficou feliz em ver a quantidade de pais que participaram do evento. Citou as escolas que visitou, dando ênfase especial à escola onde ele estudou, a EEB Hermann Hamann. Destacou que na Escola João Widemann as famílias puderam levar os pets. Disse que encontrou em uma escola o deputado Ricardo Alba (PSL) e assinalou que teria sido importante a presença de outros deputados no evento. Disse que na manhã desta terça-feira (3) participou, juntamente com outros vereadores, da assinatura do decreto de criação do Distrito de Inovação de Blumenau. Enalteceu o projeto, mas ressaltou que o Distrito de Inovação precisa crescer mais.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) destacou a assinatura do decreto de criação do Distrito de Inovação, na manhã desta terça-feira (3), apesar de não poder estar presente ao ato. Ressaltou que desde que entrou na Casa Legislativa tem trabalhado, algumas vezes ao lado de outros vereadores, pela defesa enfática e valorização da inovação. Agradeceu o carinho que recebeu das pessoas pela passagem do seu aniversário em 30 de abril. Explicou que comemorou com o lançamento do seu livro e pediu para que as pessoas contribuíssem levando ração que foram distribuídas para protetores independentes. Disse que o Instituto Bem-Estar Animal vai promover mais uma edição de um mutirão de castração, que será dia 6, no Clube Caça e Tiro Fortaleza-Tribess. Disse que está feliz com os números alcançados pelo Instituto que deve ser reconhecido publicamente, pois já castrou mais de 5 mil animais em Blumenau e mais de 10 mil na região, nos últimos anos.

 

O vereador Roberto Morauer (PT), que representa o mandato coletivo, destacou a importância do 1º de maio, Dia Mundial do Trabalhador e da Trabalhadora. Disse que o mandato coletivo fez dia 29 uma live para debater o tema, que contou com a participação de representantes de sindicatos e da presidente da CUT-SC, Ana Julia Rodrigues. Disse que o debate foi sobre a luta sindical inserida no atual contexto do país e as demandas de cada categoria representada naquele momento. Também lembrou que o mandato coletivo participou domingo (1º) da feijoada do Sintraseb e que foi um momento representativo com a fala das lideranças sindicais e que rememorou a história do 1º de maio em todo o mundo. Mostrou um vídeo com o relato da demolição de um acampamento indígena, próximo à rodoviária, feito pela prefeitura. O vídeo explicava que no local tinha uma casa com móveis, utensílios domésticos, artesanatos prontos e material de artesanato, que um casal de índios fazia e vendia pela cidade. O vereador disse que situação similar aconteceu em 2020 e que o Ministério Público Federal já havia notificado a Prefeitura de Blumenau, proibindo que fizesse a retirada ou a relocação dos índios. Apontou que o MPF emitiu nova notificação solicitando esclarecimentos da prefeitura e reforçando que ela não pode agir em relação aos índios sem a presença de representantes da Funai do próprio Ministério Público Federal. Denunciou que a ação da prefeitura é de higienização, exatamente como eram os princípios indigenistas do Século XIX.

 

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos) destacou a realização do Camping de Saltos Paralímpicos em Blumenau, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Disse que teve a oportunidade de dialogar com técnicos, atletas e que considerou um momento rico de trocas e experiências. Destacou que a presença do Comitê Paralímpico Brasileiro na cidade demonstra a força do paradesporto blumenauense. Também destacou a realização, pela primeira vez no Brasil, da Surdolimpíadas, e a participação de quatro surdoatletas de Blumenau e mais dois técnicos do Paradesporto que representam o Brasil na competição. Afirmou que vidas são transformadas por meio do esporte.  Comentou sobre a assinatura do decreto de criação do Distrito de Inovação de Blumenau, destacando que a inovação possui diversas ferramentas para construir uma sociedade mais inclusiva, inteligente e sustentável. Por fim parabenizou os vereadores Bruno Cunha e Cristiane Loureiro, que fizeram aniversário dia sábado (30) e domingo (1) respectivamente. Também parabenizou a secretária de Educação, Patrícia Lueders, que está aniversariando nesta terça-feira (3).  

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) comentou sobre a agenda que cumpriu nos últimos dias. Destacou a reunião com a comissão de mutirão da Rua Margarida Bonifácia de Jesus. Disse que vem acompanha o processo dessa rua desde o início. Parabenizou a comunidade que está se organizando e a prefeitura que está tirando as dúvidas dos moradores. Também comentou sobre a reunião que participou com a comunidade da Velha juntamente com a Polícia Militar, com o objetivo de ampliar a rede de vizinhos. Disse que visitou o Clube de Mães Esperança, do Passo Manso, que agora retornou ao local onde as mães se reuniam antes da pandemia. Também esteve na Pró-Família participando de uma palestra sobre trânsito e os cuidados com os idosos. Disse que o “Movimento Blumenau Respeita a Faixa”, do qual faz parte, também estava representado. Outra visita que a vereadora fez foi ao grupo da terceira idade da Associação da Rua Caçadores e Transversais (Amorcat), que se reuniu pela primeira vez após dois anos de pandemia. Ressaltou que está participando das reuniões dos conselhos de saúde locais e que esteve no ESF da Rua Belo Horizonte e no ESF do CAIC da Itoupava Central. Disse que vai se reunir com o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, para levar as demandas desses conselhos. Por fim falou que participou da assinatura do decreto de criação do Distrito de Inovação de Blumenau e também do lançamento da Programação do Movimento Maio Amarelo.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) disse que na última quinta-feira (28) esteve na Câmara Municipal de Balneário Camboriú conhecendo os projetos e ações da Procuradoria da Mulher daquela Casa Legislativa. Disse que foi recebida pelo procurador da Mulher, vereador Anderson, que ficou de encaminhar a ela todos os projetos referentes à defesa da mulher desenvolvidos na CBC. Comentou sobre o sucesso da ação social da Igreja Assembleia de Deus da Escola Agrícola para os moradores do bairro, realizada sábado (30), sob a coordenação do pastor Rosanildo. O pastor ocupou a tribuna na semana passada, a convite da vereadora, para divulgar o evento. Afirmou que ser igreja é isso, é trabalhar para a comunidade, entendo que o bem maior são as pessoas. Parabenizou os vereadores Bruno Cunha e Cristiane Loureiro, pela passagem de seus aniversários, dias 30 de abril e 1º de maio, respectivamente.  Desejou que eles tenham muita vida e continuem sendo pessoas extraordinárias.

 

O vereador Jovino Cardoso (SD) falou sobre a ação social da Igreja Assembleia de Deus, coordenada pelo pastor Rosanildo e parabenizou a todos que se envolveram no evento e atenderam com carinho a comunidade. Destacou as obras que estão acontecendo na Rua Bahia. Disse que a empresa que faz os trabalhos no trecho entre a Praça dos Músicos e a Ponte do Salto faz um serviço excelente. Apontou que o mesmo não acontece entre o trecho da Ponte do Salto até o Complexo do Badenfurt. Disse que nesse trecho por várias vezes foi chamado pela comunidade que pedia por melhorias, modificações e reclamava das obras. Voltou a cobrar pela conclusão da pavimentação da Rua Walter Berner e que vai continuar a cobrança até os trabalhos começarem. Falou sobre outras melhorias realizadas pelos bairros e citou a Vila Vitória, Vila União, Vila Jensen, Vila Bromberg e Vila Feliz, que tem recebido atenção do governo municipal. Disse que outras obras importantes vão acontecer em outras localidades e que continuam fazendo cobranças para que a comunidade tenha a atenção que merece. Pediu reforço na segurança por parte da polícia nos bairros Badenfurt e Passo Manso, devido ao fugitivo que matou o policial, que pode estar escondido naquela região. Disse que confia muito na polícia, mas lembrou que Blumenau tem um PM para fazer a segurança de 1.500 habitantes e um policial civil para cuidar de 6 a 7 mil blumenauenses. Disse que é lamentável a defasagem do efetivo policial na cidade e pediu ao Governo do Estado e aos representantes políticos de Blumenau por mais reforço na segurança dos blumenauenses.  

 

Veja Também

O vídeo da sessão na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content