Menu

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 09/06

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 09/06

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) relatou que visitou e parabenizou o advogado blumenauense Flavio Pinheiro Neto, que foi o primeiro da cidade a ser nomeado como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Disse que Neto representará a cidade com muito conhecimento e merece admiração. Em outro momento comentou sobre o show de 60 anos da Banda Municipal de Blumenau, dizendo que a banda está em todos os eventos públicos. Cumprimentou o maestro João Carlos Cunico por todas as funções que desempenha na banda. Falou ainda que Blumenau foi a cidade de Santa Catarina que mais gerou empregos neste ano, e acrescentou que uma das razões é o empreendedor blumenauense, que gera empregos e renda. Apontou ainda que o governo municipal oferece um ambiente econômico favorável ao empreendedorismo. Lembrou que em 2017 propôs uma lei para fortalecer segurança jurídica empreendedor no que diz respeito à atuação da vigilância sanitária. Comentou sobre ações da prefeitura que melhoram o ambiente econômico da cidade. Relembrou e agradeceu os ex-senadores Paulo Bauer e Dalírio Beber que no passado lhe auxiliaram na busca de recursos para a reforma do telhado e do anfiteatro da Fundação Cultural, quando foi Secretário de Cultura.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) mostrou uma imagem da chegada da equipe de castração pública, que agora será feita em Blumenau. Lembrou da sua luta antiga em prol da causa, desde 2017, e disse que pela demora da prefeitura em adotar uma política pública de castração, sempre foi voluntário nos mutirões de castração realizados pela inciativa privada. Agradeceu toda a equipe do Executivo engajada na realização da ação da castração, que agora passa a ser pública. Destacou que a causa animal é uma questão de saúde pública. Comentou sobre o programa na cidade de Curitiba, “Câmbio Verde”, em que a população troca resíduos por frutas e verduras. Pediu ao Executivo que tome conhecimento a respeito desse programa e disse que em Curitiba foram arrecadadas 290 toneladas de resíduos e que a troca atendeu a cinco mil pessoas.  Assinalou que é preciso mirar em bons exemplos, em programas que dão certo em outros lugares. Também apontou a necessidade de cultivar na Casa legislativa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por todos os vereadores nas mais diversas áreas. Destacou ainda que é preciso ampliar as forças dos parlamentares para resolver as problemáticas da cidade.

 

O vereador Adriano Pereira (PT) falou sobre o evento da Escola Christoph Augenstein, no Salto Weissbach, que está acontecendo desde quarta-feira (8) e prossegue nesta quinta-feira (9), com bazar, venda de mini-pizzas e a realização de competições de tênis de mesa. As finais acontecem até as 20 horas de hoje. Em seguida comentou a situação precária da Escola Felipe Schmidt. Mostrou um vídeo em que os professores precisam limpar o chão e retirar a água, porque está chovendo dentro em várias salas. Também criticou o abandono da construção de três CEIs. Pediu ao Executivo, e ao líder do Governo, a retomada dos trabalhos. Também criticou a situação da saúde no município. Falou dos ambulatórios lotados e da baixa procura pela vacina contra a influenza, como noticiou a imprensa. Criticou duramente o presidente da República, dizendo que é dele o pior exemplo, negando a ciência, e consequentemente influenciando a população negativamente a respeito das vacinas. Disse que tem recebido muitas reclamações sobre a saúde em Blumenau, e apontou como causas a mudança dos AGs para ESFs, e a falta de médicos. Novamente criticou o governo federal que acabou com o programa “Mais Médicos” e não apresentou outra solução.  Também criticou a falta de comunicação aos produtores de mel a respeito da aplicação do “fumacê” contra a dengue, mas que está causando a matança de abelhas. Afirmou que não vai cansar de falar da importância das abelhas.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) relatou um caso de uma empreendedora que investiu na instalação de uma loja de produtos naturais, mas que enfrentou problemas com a Vigilância Sanitária, que pouco antes da inauguração do local fez exigências que poderiam ter sido realizadas antes da reforma para a adequação da loja ser concluída. Destacou que a formalização para abertura do negócio foi rápida e desejou que tudo funcionasse para o empreendedor tão bem como a Praça do Empreendedor. Explicou que relatou o caso na Câmara porque muitos empreendedores se deparam com problemas parecidos no dia a dia e afirmou que em diversas oportunidades a situação mostra o quanto a burocracia atrapalha vida de quem quer prosperar, gerar renda e emprego na cidade. Disse que encaminhou requerimento à Vigilância Sanitária questionando se os princípios da Lei de Liberdade Econômica estão sendo observados. Afirmou que é preciso segurança jurídica para o avanço do empreendedorismo e que estará na tribuna sempre cobrando providências para uma solução mais simples para quem quer gerar renda e desenvolvimento para a cidade.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) comentou que esteve na manhã desta quinta-feira (9) entregando uma moção para Dra. Mariazinha, na casa dela. Disse que a conversa foi um grande aprendizado vindo de uma pessoa que há 60 anos se dedica ao trabalho em prol da comunidade. Destacou que a Dra. Mariazinha acompanha as sessões da Câmara pela TVL e agradeceu pelo encontro. Destacou que na terça-feira (8) esteve visitando o CAF Shalon, que é o Centro de Apoio à Família, onde a igreja presta atendimento às crianças de famílias vulneráveis socialmente no contra-turno escolar. Mostrou os cartões e as mensagens que recebeu das crianças na visita e também apresentou vídeos e fotos do momento.  Assinalou que a Shalom demonstrou o quanto vale a pena investir nas crianças, que são nosso maior patrimônio. Também mostrou fotos e falou sobre a celebração dos 60 anos da pastora Luzia Regina e disse que na oportunidade foi lançado o livro “Tua fidelidade me atrai”, que reúne relatos de respostas de orações da pastora, organizado pela família.  Comentou que esteve na Secretaria de Educação, onde foi recebida pela secretária Patrícia. Disse que falaram sobre o abandono da obra do CEI Jardim Germânico e afirmou que é preciso impedir que as empresas responsáveis pela paralisação da obra participem de outros processos licitatórios.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) relatou que prestigiou na noite de terça-feira (7) da apresentação da Banda Municipal, em comemoração aos 60 anos do grupo. Destacou que na oportunidade pôde entregar uma moção de louvor para o grupo. Disse que foi com imensa alegria que destinou a honraria à Banda Municipal, que além de talentosa, sempre direciona seus espetáculos para as causas sociais. Naquela noite a arrecadação foi destinada para a Casa São Simeão. Também falou que acompanhou a chegada da carreta na Vila Germânica, destinada para a realização de castrações animais. Explicou que primeiramente serão feitos 500 procedimentos em animais acolhidos por protetoras independentes e ONGs. Agradeceu toda equipe de governo envolvida com a ação e lembrou que a causa animal também é uma luta do seu mandato. Registrou a comemoração de aniversário da pastora Luiza Regina, juntamente com a vereadora Silmara. Por fim disse que recebeu convite do Diego para conhecer a Agropecuária Vital, na Rua 25 de Agosto. Assinalou que Diego foi presidente da Aprablu e desejou sucesso ao empreendimento. Também falou sobre a reunião do Conselho Regional de Saúde do Garcia e parabenizou o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, por ouvir as demandas da comunidade de perto.  Disse que repudiava a votação pelo STJ relativo ao rol taxativo, que determina que as operadoras de planos de saúde só realizem os procedimentos que estiverem na lista da Agência Nacional de Saúde.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) registrou o sucesso da organização e dos resultados positivos da 32ª Feira da Amizade. Explicou que em uma pesquisa de satisfação realizada com expositores, 90% aprovaram a organização do evento. Também falou do volume de vendas, que foi de R$ 600 mil. Parabenizou o Executivo e toda equipe de governo municipal envolvidos na realização da feira.  Disse que participou da reunião do Conselho Local de Saúde da Região do Garcia, que contou com a presença do secretário Marcelo Lanzarin e de coordenadores das unidades de saúde. Destacou a explanação do secretário Marcelo, que fez esclarecimentos sobre o aumento da procura por atendimentos e da falta de médicos. Disse que na manhã desta quinta-feira (9) participou da entrega de sete novas viaturas para a Polícia Civil. Parabenizou o Governo do Estado e a equipe de segurança pública. Destacou o início da Copa Norte de Bocha, nessa quarta-feira (8), com a participação de seis canchas.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) comentou sobre a visita que fez ao Sinduscon e disse que ficou surpreso positivamente com alguns fatos. Ressaltou que a iniciativa privada e o governo caminham juntos na realização de algumas obras, como consertos de tubulação. Ressaltou o quanto é importante a iniciativa privada ajudar a cidade. Destacou que não conhecia as ações sociais a que todo trabalhador da construção civil tem acesso de forma gratuita. Disse que os colaboradores, através do Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil) têm à disposição exames laboratoriais, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, entre outros serviços de saúde. Disse que hoje são mais de 10 mil trabalhadores na construção civil. Comentou sobre a entrega das sete viaturas para a Polícia Civil de Blumenau e ressaltou que em todo o Estado, neste mês, foram entregues 101 viaturas. Afirmou que é o Governo do Estado devolvendo os impostos ao município.  Disse que em 2021 encaminhou requerimento ao Executivo solicitando a melhoria dos bancos nas praças e ruas da cidade e que agora a Prefeitura deu início à reforma desses equipamentos. Agradeceu parabenizou a administração pela iniciativa. Convidou os vereadores e a comunidade a prestigiarem a Feijoada da Associação dos Moradores da Tereza Fischer, no próximo sábado (11), na Rua Arthur Pereguda, no Sítio São Cristóvão.

 

O presidente Egídio Beckhauser (Republicanos), destacou sua ida a Brasília, onde participou de algumas reuniões com o presidente nacional do seu partido, deputado Marcos Pereira, e juntamente com o governador Carlos Moisés. Disse que foram agendas positivas e de pautas relevantes para Santa Catarina. Destacou a entrega pelo Governo do Estado das sete viaturas para a Polícia Civil de Blumenau e cumprimentou os delegados Marcos Vizoni, Rafael Jordani e Rodrigo Marchetti. Parabenizou o trabalho que a Polícia Civil vem fazendo e afirmou que certamente as setes viaturas vão contribuir muito no trabalho preventivo de segurança pública.  Comentou a visita que fez, na última segunda-feira (6) à Escola Shalom, destacando o treinamento extra-curricular de meninos e meninas no basquete e voleibol. Disse que naquela escola foi o seu primeiro trabalho no desporto como técnico.  Por fim, falou com pesar da morte do atleta e amigo Eduardo, o Rato, do qual foi treinador. Ele foi jogador de futebol e de futsal e faleceu na quarta-feira (8) após perder a luta para o câncer. Desejou conforto aos familiares.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas) informou que no próximo dia 15 será entregue à comunidade o Ambulatório Geral da Fortaleza que recebeu obras de reforma e ampliação. Disse ter acompanhado o esforço para completar os trabalhos, elogiando a equipe da prefeitura e a empresa responsável. O AG da Fortaleza leva o nome do seu falecido pai, Mário Jorge Vieira, que foi um dos primeiros farmacêuticos da Fortaleza. O parlamentar também falou dos problemas nos condomínios da rua Rudolfo Walter, na Itoupava Central, onde um atraso de mais de 200 dias está prejudicando cerca de 288 famílias que não receberam os imóveis. Para o vereador, os moradores não sabem mais a quem apelar, mas apontou uma solução: que um novo projeto da mesma empresa, em fase de análise na secretaria de planejamento para a construção de outros 1.016 apartamentos, somente tenha andamento quando o anterior for entregue. Para Almir Vieira, a comunidade não pode pagar o preço da incompetência da empresa.

 

O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) renovou convite à comunidade das Tatutibas para participar de reunião da Comissão de Ruas, marcada para a próxima segunda feira (13) no Clube União, quando serão repassadas novidades a respeito da pavimentação das ruas Paulo Zingel, Paulo Zingel Filho e Erich Mayer. Conforme Ito, a comissão surgiu quando da pavimentação da rua Jacob Ineichen, e a mobilização obteve também a realização da Rua Carlos Krueger. Em visita ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), o vereador foi informado que o governador Carlos Moisés (Republicanos) virá a Blumenau para anunciar a liberação dos recursos necessários. Ailton de Souza também registrou o início de campanha do agasalho pelo seu gabinete localizado na Vila Itoupava, com objetivo de amenizar os problemas da comunidade com as baixas temperaturas, além de tradicional feijoada na Associação do Samae, com apoio do PL Mulher, destinada a arrecadar brinquedos a serem distribuídos a crianças carentes.

 

O vereador Professor Gilson (Patriota) considerou proveitosa a reunião extraordinária da Comissão de Saúde, realizada na quarta-feira (8) no plenário da Câmara e que discutiu questões enfrentadas pela comunidade. Segundo o vereador, houve um diálogo mais aberto e esclarecedor com a presença do Secretário Marcelo Lanzarin e representantes de hospitais da cidade, para entender os problemas que determinam o gargalo no atendimento da população. Disse que as pessoas chegam a esperar até 16 horas para atendimento na pediatria, e não se pode aceitar sempre as mesmas desculpas. De acordo com Professor Gilson, os hospitais não querem se indispor com a Secretaria de Saúde, mas quando a atenção primária não vai bem, o impacto acaba nos prontos socorros. Ele considera que muitas vezes o problema poderia ter sido resolvido no postinho do bairro, ficando claro que falta um atendimento intermediário entre os postos e os AGs. O vereador também advertiu que a Câmara não pode simplesmente avalizar os recursos. Em outro momento, disse que já passou da hora de se construir um Hospital Pediátrico para atender a região, trabalho feito atualmente pelo Hospital Santo Antônio. Ele completou, observando que a Câmara tem obrigação de continuar cobrando mais recursos e a Secretaria de Saúde deve fazer a sua parte para desafogar os hospitais.

 

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos) relatou que cumpriu agenda na Rua Max Humpl, no bairro Salto do Norte, e agradeceu a atenção demonstrada pelos representantes da administração que a acompanharam, buscando resolver questões ligadas à falta d’água e à limpeza de um terreno. A vereadora alertou para a importância da conscientização dos proprietários de áreas em situação de abandono, que contribuem para o avanço da dengue. A vereadora também afirmou que o paradesporto vive um momento especial, com a confirmação da realização da 11ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), na primeira semana de julho em Blumenau. O anúncio foi feito durante encontro do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) com o presidente da Fesporte. A vereadora lembrou que vem fazendo a interlocução com o governo do Estado sobre a situação do paradesporto de Santa Catarina e que é preciso avançar nesta pauta. Com esse propósito, foi solicitado ao governador Carlos Moisés (Republicanos) que assine um termo de compromisso com o paradesporto, antes de se afastar do cargo para participar das eleições. Por fim, a vereadora comemorou a classificação obtida por Blumenau entre as dez cidades que mais geraram empregos no país, sendo a primeira em Santa Catarina.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content