Menu

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 14/06

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 14/06

 

O vereador Ailton de Souza – Ito (PL) agradeceu aos organizadores da feijoada realizada na Associação do Samae, e às pessoas que participaram do evento, que tem por objetivo arrecadar recursos para organizar o Natal de comunidades carentes. Também registrou o sucesso da reunião da Comissão de Ruas das Tatutibas, com a presença de quase 100 pessoas, destacando o apoio das associações de moradores. Na ocasião foram prestadas informações sobre o processo de pavimentação das ruas da região. De acordo Ito, nos próximos dias serão abertas as licitações das ruas Paulo Zingel e Paulo Zingel Filho. Ele voltou a citar a garantia do prefeito municipal de que parte da rua Erich Mayer também será pavimentada. Conforme o vereador, o governador do estado estará em Blumenau nos próximos dias para a liberação dos recursos. Também comentou sobre a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava e reforçou pedido para instalação de travessias elevadas na rua Jacob Ineichen. Ele alertou que a pavimentação de novas vias e a construção de empreendimentos imobiliários aumentará o número de moradores e de veículos circulando na região.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) comentou agenda cumprida no final de semana, destacando visita à Associação de Moradores do Salto do Norte, que promoveu a Festa dos Amigos, participou da Feijoada do Bem realizada pela Associação Colorados na Abecelesc, e na Vila Itoupava visitou o CEI Johan Conrad. Ele enalteceu a iniciativa da prefeitura municipal de levar equipe da Secretaria da Saúde para realizar a vacinação contra a gripe, permitindo que os moradores cumprissem o cronograma estabelecido pelas autoridades sanitárias.  O vereador também esteve no CEI Professor Anselmo Hillesheim, no Salto do Norte, onde foi realizada a Festa da Família e participou de mais uma edição do Stammtish Universitário. Ele comemorou o anúncio feito pela prefeitura de instalação de 50 faixas elevadas, alertando que deveria ser dada preferência para ruas onde se localizam escolas, CEIs e postos de saúde. E prometeu continuar lutando pela instalação de um número ainda maior destes sistemas de controle de velocidade.

 

O vereador Sylvio Zimmermannn (PSDB), representou a Câmara na reunião do Condevi – Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava e destacou interesse da comunidade de enfrentar de forma conjunta os problemas locais. O vereador voltou a citar a importância das políticas públicas de desenvolvimento econômico adotadas em Blumenau, resultando em empregabilidade e dignidade para as pessoas. Zimmermannn considera que este pode ser um dos motivos de tanta gente procurar a cidade para se estabelecer. E lembrou o termo de parceria, assinado com a Blusoft, quando ocupava a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, criando o programa “Mais Desenvolvedores para Blumenau”, que formou a primeira turma de 25 alunos e abre inscrições na próxima semana para outros 100. Segundo o vereador, em turmas vespertina e noturna, o programa proporciona 480 horas de treinamento, uma verdadeira pós-graduação do Entra 21. Sylvio Zimmermann apontou que o grande diferencial é o alto índice de empregabilidade proporcionado. O Entra 21 está formando cerca de 300 jovens por ano que ao final do curso conseguem um emprego, fortalecendo empresas locais e transformado a vida das pessoas.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) relatou que participou de encontro promovido pelo Conselho Municipal de Educação, que discutiu a reestruturação da lei nº 5.169, que trata do sistema municipal de ensino de Blumenau. O encontro teve como objetivo construir de forma democrática, junto de educadores e membros da sociedade civil organizada, propostas para a legislação em vigor, e que deverá ser analisada em breve pela Câmara de Vereadores. Em outro momento, informou que a Escola Básica Municipal Olga Rutzen foi pioneira na implantação da política de proteção animal, projeto apresentado por ela e aprovado pela Câmara. De acordo com a vereadora, a proposta partiu da Professora Cláudia e trata da adoção e posse responsável de animais, além de ser trabalhado pedagogicamente em sala de aula. A vereadora registrou a realização das feijoadas da Associação de Moradores Tereza Fischer e do Metropolitano, além da inauguração do Ambulatório Geral Mario Jorge Vieira, na Fortaleza, que vai beneficiar cerca de 25 mil pessoas. Por fim, destacou o sucesso do mutirão de castração de cães e gatos na Vila Germânica. Ela cumprimentou a iniciativa da Prefeitura e a participação das protetoras independentes e ONGs.

 

O vereador Adriano Pereira (PT) acompanhou o início dos trabalhos de pavimentação da Rua Alwin Venske. Disse que os recursos eram de uma emenda parlamentar do ex-senador Dalírio Beber (PSDB) e destacou a importância da representação política do município nas esferas federal e estadual. Destacou que muitas outras emendas, também do ex-deputado federal Décio Lima (PT), ainda poderão ser investidas na pavimentação de muitas ruas em diversos pontos da cidade. Comentou sobre a reunião que participou da Comissão de Ruas das Tatutibas e destacou que nos 60 dias em que esteve na Alesc buscou agilizar a liberação dos recursos e inícios das obras nas demais ruas.  Destacou também a reforma e ampliação do AG da Fortaleza e disse que participou da inauguração do local, ao lado dos demais parlamentares e de outras autoridades. Parabenizou os conselhos locais de saúde e a comunidade. Relatou também parte de sua agenda comunitária, como a participação em festas religiosas, feijoadas de entidades, pedágio da Apae, e outras. Reclamou das deficiências do transporte público, como muitos horários que ainda não foram reestabelecidos. Disse que há muitas outras cobranças para serem feitas da Blumob, pois os problemas continuam sendo relatados pela comunidade a todo momento.  Ressaltou que ajudou a articular e a destravar muitas obras do Plano 1000. Disse que o governador Carlos Moisés deve vir a Blumenau nos próximos dias e espera que ele traga boas novas.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) destacou a conservação e urbanização de 80 espaços públicos, como canteiros e praças, por meio do Programa Cidade Jardim, cujas melhorias são assumidas por empresas parceiras. Disse que essas parcerias das empresas com o setor público significam benefícios bilaterais e que cresceram cerca de 40% nos últimos cinco anos. Explicou que o programa permite que as empresas que assumem a restauração dos espaços em troca possam utilizar os mesmo para a divulgação de sua marca. Afirmou que a ação deve ser ampliada e que no ano passado sugeriu o aperfeiçoamento do programa. Entre as sugestões recomendou o mapeamento da conservação estética dos bens públicos, por parte da prefeitura, oportunizando uma melhor avaliação das empresas. Também sugeriu a divulgação do programa nos canais de comunicação da Prefeitura, para que seja mais conhecido pelos empresários. Parabenizou a administração municipal, afirmando que ela vem sendo visionária, seguindo uma linha de gestão moderna, eficiente e responsável. Comentou sobre uma moradora, Maria Aparecida, que o procurou em razão do projeto vetado pelo prefeito, que isentava o pagamento do IPTU de imóveis de áreas que não pudessem ser ocupadas. Explicou que Maria Aparecida teve sua casa destruída pela tragédia de 2008, localizada então na Rua República Argentina. Disse que ela posteriormente foi impedida de ocupar o local, mesmo tendo um laudo que diz que o terreno está estabilizado e sem risco. E afirmou que o mais absurdo ainda é que Maria Aparecida é obrigada a pagar anualmente o IPTU para um terreno que não lhe serve mais para nada. 

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) parabenizou o DCE pelo Stammitsch Universitário. Disse que é importante criar novas opções e espaços para a juventude na cidade.  Mostrou imagens e falou sobre o Mutirão de Castração, que iniciou domingo (12). Ressaltou que quando viu uma instituição de proteção trazendo 300 animais para serem castrados ficou emocionado. Comentou a importância da adesão da prefeitura e que a castração pública precisa ser permanente, pois é uma política essencial para enfrentar o grande problema de abandono dos animais. Parabenizou o secretário de Meio Ambiente, Jefferson, e a diretora do Bem-Estar Animal, Tatiana. Também agradeceu ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e à vice Maria Regina (PSDB). Disse que foi convidado por acadêmicos do Curso de Jornalismo da Furb para uma entrevista sobre diversidade. Parabenizou os estudantes, Gustavo e Lucas, e destacou o quanto sabe da importância de ser uma voz na luta por uma cidade mais plural. Disse que prestigiou a pastelada do CEI Professor Anselmo Hillesheim e elogiou o carinho e a dedicação das pessoas que organizaram o evento. Parabenizou todos os que se esforçam e abdicam do seu tempo em prol da comunidade.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) comentou sua agenda dos últimos dias. Disse que visitou a unidade de saúde ESF Wilson Santiago, e participou de muitos eventos festivos. Entre eles a Festa Junina da Escola Santos Dumont, e parabenizou toda a comunidade escolar. Participou também da inauguração da cancha da Associação de Moradores da Rua Botuverá, do pedágio da Apae e agradeceu a cada um que colaborou com a entidade. Também esteve na abertura de um Torneio de Bocha em Gaspar Alto, em feijoadas e festas de igrejas e entidades. Nessa segunda (13) prestigiou a reinauguração do novo AG da Fortaleza e parabenizou o governo municipal pelos investimentos de mais de R$ 1 milhão no local. Também relatou sua visita à Coperblu e ao Grupo de Convivência Unidos da Melhor Idade, onde prestigiou o aniversário de Valmir Krug. Encerrou dizendo que foi fiscalizar as obras do corredor estrutural sul e conversar com alguns proprietários. Explicou que acompanhou o engenheiro e a equipe da Secretaria de Obras, para esclarecer e tirar dúvidas dos proprietários.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) elogiou a obra do AG da Fortaleza, Mário Jorge Vieira. Disse que sexta-feira (10) acompanhou o governador Carlos Moisés pela região. Destacou que em Pomerode o governador liberou R$ 11 milhões para o município e que os recursos são para transformar o município e arredores em uma grande região turística. Destacou também que Brusque receberá R$ 400 milhões e que os investimentos vão contemplar a duplicação da rodovia que liga Blumenau àquele município. Disse que cumpriu agenda acompanhando o chefe de gabinete do governador, Coronel Márcio, e também a primeira dama do Estado. Comentou sobre o pedágio da Apae e que o pedágio continuo até essa terça-feira (14) de forma on-line.  Informou que foi convidado a apoiar um projeto de levar apresentações da Banda Municipal aos CEIs do município. Disse que disponibilizará um ônibus uma vez por mês para que o projeto seja realizado pelo grupo.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) comentou sobre a conquista das sete novas viaturas para equipar a frota da Polícia Civil de Blumenau. Parabenizou o delegado Rodrigo Marchetti pela conquista e enalteceu o trabalho do delegado também no projeto do novo complexo da Polícia Civil, que ainda está apenas no projeto estrutural, segundo a parlamentar. Agradeceu também o empenho do deputado Ismael do Santos (PSD), que tem trabalhado muito para que isso se concretize o mais rápido possível. Disse que como Procuradora da Mulher, saber que o novo local poderá receber as mulheres de forma mais reservada e acolhedora, a deixa muito feliz e ansiosa para que a pedra fundamental seja lançada em breve. Comentou sobre a entrega do novo AG da Fortaleza e destacou a homenagem ao pai do vereador Almir Vieira, Mário Jorge Vieira, que dá nome àquela unidade. Novamente agradeceu ao deputado Ismael que destinou R$ 80 mil, por meio de emenda parlamentar, para melhorias nos AGs da cidade. Assinalou que acompanhou o deputado, a convite dele, a reunião de prestação de contas que fez na ACIB. Destacou que ficou feliz em ver que a ACIB quer saber do trabalho realizado pelos deputados e lembrou que a falta de representação política traz um grande prejuízo à cidade.

 

O vereador Marcos da Rosa (União Brasil) parabenizou a nova diretoria da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) – diretório de Santa Catarina.  Destacou que a SBB doou uma Bíblia em Braile para Blumenau. Falou da visita que fez à Escola Paulina Wagner para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizadas no educandário, especialmente as obras no Ginásio de Esportes.  Disse que esteve com representantes da comunidade do Fidélis e o presidente da Associação de Moradores Santa Clara, que procuraram por ele para tratar de ampliação de horários de ônibus para melhor atender a população daquela localidade. Apontou que já conversou com o diretor de transportes Lairto Leite, que muito atencioso vai estudar a demanda para melhorar os horários existentes.  Também relatou que esteve na Associação dos Moradores da Itoupavazinha. Disse que encaminhou as demandas recebidas para o secretário Maiochi, que também o atendeu prontamente. Parabenizou os moradores voluntários que trabalham pela população e se colocou à disposição para sempre colaborar e fazer os encaminhamentos das demandas da comunidade.

 

O vereador Jovino Cardoso (SD), líder do Governo, destacou as ações do governo em relação à área da saúde. Citou a reunião da comissão permanente da Câmara com o secretário Marcelo Lanzarin e os representantes dos hospitais e disse que foi ele quem solicitou que eles viessem fazer os esclarecimentos ao Legislativo. Afirmou que está na hora de fazer mudança para que a população não espere tanto para ser atendida.  Destacou os dois médicos destinados aos prontos-socorros dos hospitais para realizarem a triagem dos pacientes. Também destacou a contratação que está sendo feita de mais médicos, porém observou a ausência de interessados em atuar na rede pública. Disse que o governo municipal está se empenhando para viabilizar uma nova unidade de saúde no Badenfurt. Assinalou que conversou com a vice-prefeita Maria Regina (PSDB) sobre a implantação de mais uma unidade próxima ao Leite Trevo. Pediu a atenção do Governo do Estado para investimentos na área de saúde do município. Também falou que que Blumenau precisa de investimentos no sistema viário e defendeu a construção de elevados nos grandes cruzamentos e nos bairros com mais movimento, para melhorar a mobilidade urbana.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Ingrid Leonel | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content