Menu

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 17/05

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 17/05

O vereador Elson Schutz (Progressistas) participou de evento no Centro Comunitário Esportivo da Fortaleza que culminou com uma partida amistosa de futebol entre equipes formadas por patotas daquela comunidade. No domingo esteve na festa da Capela Santa Maria na Itoupava Norte, marcando os 21 anos da comunidade. Na tarde de segunda-feira esteve na abertura da Semana dos MEIs na Praça do Empreendedor. De acordo com o parlamentar, em Blumenau existem 27 mil microempreendedores individuais, o que representa 45% das empresas do município. Ele salientou que através da Praça do Empreendedor é possível registrar uma empresa em 45 minutos, o que é muito importante para o desenvolvimento econômico de Blumenau. Elson Schutz também registrou a realização de reunião na sede da AMPE para aprovação dos estatutos, regimento interno e eleição da nova diretoria da Associação dos grupos de Stammtish de Blumenau, que será conduzida pelo próprio vereador nos próximos dois anos. Ele informou que a entidade conta com quase 300 grupos, cumprimentou os apoiadores e lembrou o idealizador do evento Horacio Braun, apoiado pelos amigos Norberto Mette, Luiz Eduardo Caminha e Célio Kienolt. Cancelado nos últimos dois anos devido a pandemia, o Stammtisch de 2022 retornará à Rua XV de novembro no dia 3 de setembro.

 

O vereador Ailton de Souza – ITO (PL), apresentou a agenda do fim de semana, registrando participação em eventos no Salão Primavera na Vila Itoupava e no campeonato de veteranos da LBF. Ele cumprimentou a Liga Blumenauense de Futebol pela organização lembrando que o esporte promove a união de todos. Também prestigiou promoção da Associação das Tatutibas, com objetivo de buscar recursos para reforma da sede da entidade e fiscalizou o trabalho de tapa buracos na rua Jacob Ineichen, agradecendo a equipe da prefeitura. Ao mesmo tempo pediu a limpeza do ribeirão da rua Paulo Zingel Filho, nas Tatutibas e a recuperação da pista da rua Água Branca, onde algumas crateras oferecem risco de acidentes. O vereador informou sobre a suspensão dos trabalhos do caminhão pipa na Vila Itoupava, e pediu paciência aos moradores. Por fim disse ter feito visita ao jornalista Vilmar Minozzo, profissional da TV Legislativa e da rádio CBN acometido por Covid e que brevemente deverá retomar a seu trabalho.

 

O vereador Emmanuel Santos – Tuca (Novo) destacou a necessidade de buscar soluções para adequar a educação com a demanda por mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Informou que vem fazendo um levantamento e estudo das diretrizes municipais de educação e percebendo suas limitações e obstáculos e tentando buscar uma alternativa para a qualificação da educação na cidade. Apontou que a intenção é apresentar em breve uma proposta no sentido de garantir segurança jurídica para o fomento de disciplinas de educação profissional em contraturno escolar. Apontou que dessa forma as empresas que têm dificuldades de encontrar mão de obra qualificada terão oportunidade de celebrar parcerias com a secretaria municipal de Educação, oportunizando, sem a necessidade de investimentos diretos do município, a permanência do aluno na escola e, com isso, o aprimoramento da aprendizagem. Segundo o vereador, esse programa será conectado com a realidade do mercado de trabalho. Informou que esteve reunido com a Acib e com outros representantes do setor produtivo para discutir o aperfeiçoamento da proposta, que segundo o parlamentar, preliminarmente  já manifestaram interesse em investir na formação técnica de jovens para que no futuro tenham as competências necessárias para o mercado de trabalho. Salientou que a intenção é conversar também com a Secretaria municipal de Educação para discutir a possibilidade de iniciar esse programa com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para a implementação de um programa de contraturno escolar voltado à educação profissional, citando os benefícios que isso traria para a vida desses jovens, além da questão educacional. Por fim pediu apoio dos colegas parlamentares  na construção de uma política educacional conectada com a realidade  e com as condições necessárias para transformar a vida dos jovens. 

 

O vereador Professor Gilson (Patriota) cumprimentou a iniciativa do suplente Telmo Duarte Junior que questionou a majoração dos valores cobrados para realização das feirinhas comunitárias. Ele pregou mudanças na legislação que regula este tipo de evento. Em outro momento, pediu mais agilidade da Secretaria de Educação, no recolhimento de materiais inservíveis junto aos estabelecimentos de ensino. Disse ter apresentado requerimento em 2021 e somente agora a administração irá iniciar um leilão. Segundo o Professor Gilson, atualmente a responsabilidade é passada aos diretores e gestores, existindo pressão para que o problema seja escondido, ao invés de se dar um destino certo. O parlamentar também dirigiu apelo ao prefeito para que definitivamente seja adotado o piso salarial dos professores, conforme estabelece a lei em vigor. Ele alertou para que não seja cometido o mesmo erro do governo estadual e que a tabela de pagamento dos salários seja descompactada, de forma a melhorar o salário dos profissionais da educação. Também pediu que haja mais transparência e clareza nas informações repassadas aos trabalhadores na educação.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) informou que foram arrecadados 440 kg de tampinhas através da campanha que todos os meses é feita através do mandato. Apontou que é feita a mobilização da sociedade e dos amigos, esclarecendo que foi sem a utilização da estrutura da Câmara. Disse que o que é arrecadado é doado para um projeto social e revertido para castração de animais. Agradeceu a todos os voluntários que se mobilizaram. Lembrou que existe uma lei municipal de sua autoria que prevê isso nas escolas. Apontou que é uma solicitação dele a possibilidade do Samae, dentro da política de resíduos sólidos, avançar nesse aspecto para que a venda dessas tampinhas pudesse ser revertida em melhoria nas escolas e também no Fundo Municipal de Amparo aos animais. Disse que soube da notícia de que um casal foi impedido de entrar com o cão-guia em um estabelecimento na cidade. Diante disso, apontou que fez uma indicação à Secretaria de Desenvolvimento Social, solicitando para que se faça cartilhas conscientizando e explicando para as pessoas nos estabelecimentos comerciais sobre a existência da lei federal que regulamenta o uso de cão-guia e assegura esse direito à pessoa com deficiência visual. Disse que esteve presente na apresentação do Projeto da Estação Unifique, parabenizando a administração municipal que tem investido no desenvolvimento econômico, turístico e social da cidade. Também registrou que nesta terça-feira (17) é o Dia Internacional de Combate à Homofobia e deixou uma mensagem de reflexão para a sociedade, pedindo o respeito e dizendo que sua luta sempre foi pela igualdade entre as pessoas. Defendeu que é preciso respeitar todas as formas de ser, de estar, de amar e todos os modelos de vivência familiar.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) registrou eventos realizados no fim de semana no Centro Comunitário da Fortaleza e na Comunidade Santa Catarina, elogiando o trabalho realizado por voluntários. O vereador também mostrou um exemplo de sucesso de parceria pública e privada, onde uma empresa doa o material e a comunidade faz o trabalho. Ele mostrou imagens do CEI Emma Tribess que recebeu uma pintura totalmente nova. Carlos Wagner agradeceu ainda ao deputado estadual Mocelin, pela destinação de emenda parlamentar ao município. Em outro momento, registrou a eleição para o Conseg do Vorstadt e a cerimônia de formatura dos estudantes que participaram do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, na Escola Vidal Ramos. Disse que o educandário possui quase 1.000 alunos e cerca de 90 se inscreveram, o que é muito gratificante. Por fim, pediu providências para a recuperação de infiltração na quadra de esportes da escola, o que tem sido motivo de acidentes durante a utilização dos estudantes.

 

O vereador Marcos da Rosa (União Brasil) parabenizou os líderes da região oeste da cidade do UNI Movimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelo trabalho de restauração e manutenção na praça Cirilo Theiss, no bairro Velha. Apontou que a ação foi positiva e incentivou que outros grupos façam o mesmo. Em outro momento, o parlamentar disse que vai divulgar durante as próximas sessões na tribuna alguns projetos de lei de sua autoria que estão tramitando na Casa Legislativa ou que já foram aprovados. Citou que um deles é o que proíbe a exigência do passaporte vacinal, que está tramitando na CCJ. Pediu sensibilidade dos membros da  CCJ para que passem esse projeto adiante. Apontou que têm sido cobrado pelas pessoas agilidade na aprovação desse projeto porque chegam em alguns estabelecimentos ou em alguns eventos que são realizados na cidade e que exigem o passaporte vacinal, ocasionando dúvidas. Explicou que o objetivo da proposta é dar segurança e liberdade ao cidadão. Também mencionou outro projeto de sua autoria que já foi aprovado pela Câmara e que trata da isenção da taxa de inscrição em concurso público aos candidatos que não possuem renda. Explicou como surgiu a ideia de fazer essa proposta e como ela beneficia pessoas que estão passando por uma situação de vulnerabilidade social e que estão desempregadas ou que não possuem renda, dando a possibilidade de participar de um concurso público. 

 

O vereador Roberto Morauer (PT), que representa o mandato coletivo, mostrou fotos da visita que seu mandato fez ao acampamento de mães, esposas e familiares de presidiários que está acontecendo em frente ao fórum da cidade. Disse que o que elas desejam é que seja cumprida a lei. Segundo o vereador, elas não querem retirar os filhos da cadeia, mas que seus filhos paguem pelos seus crimes. No entanto, segundo o parlamentar,  estão acontecendo situações de tortura e de maus tratos dentro do presídio, e inclusive disse houve a redução das visitas de familiares aos presidiários. Ele esclareceu que é favor e defende que esses presidiários paguem pelos seus crimes conforme determina a legislação, mas repudiou qualquer ato de tortura, crueldade ou tentativa de impor uma forma de punição paralela aquela determinada pela legislação. Apontou que o vereador Adriano Pereira, que assumiu como deputado estadual, se reuniu com representantes do Ministério Público para tomar alguma providência diante dessa situação. Registrou que o mandato coletivo esteve na panfletagem que aconteceu em frente ao Teatro Carlos Gomes em decorrência de que no dia 17 de maio é o Dia Internacional de Combate à Homofobia e deixou uma mensagem de reflexão para que haja mais respeito e no combate à violência. Divulgou também sobre o lançamento do Livro “Fé e Política”, da professora Dalila Pedrini, que conta a sua história e fala do controle social e da participação social nas políticas públicas para a população, durante a Semana Acadêmica de Serviço Social da Furb. Também registrou que nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e também se celebra o Dia Nacional de Combate à violência e ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

 

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos) registrou que acompanhou nesta semana a abertura da Semana do MEI, que é um evento de iniciativa do Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura de Blumenau,  que oferece de forma gratuita serviços especialmente voltados aos empreendedores. Disse que na oportunidade também acompanhou a assinatura do decreto que regulamenta as atividades da Praça do Empreendedor como instituição. Destacou que a semana é uma forma de ajudar os empreendedores, que geram desenvolvimento econômico, renda e movimentam a economia da cidade. Além disso, disse que a iniciativa reforça Blumenau como município de destaque que ocupa a 12ª posição no país com maior geração de empregos. Parabenizou a todos os envolvidos, poder público e o Sebrae. Também registrou a reunião que participou, juntamente com o vereador Egídio Beckhauser, em conjunto com representantes da associação do skate de Blumenau e do secretário municipal de Esportes para trabalhar pela evolução dos esportes radicais na cidade e também esteve na pista de skate. Também registrou que nesta terça-feira (17) é o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Apontou que é um momento de reflexão contra a violência e deixou uma mensagem dizendo que o preconceito machuca e defendendo o respeito, a empatia e o amor na sociedade. 

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) esteve no CEI Alwin Knaesel, localizado na Itoupava Central, para acompanhar a entrega de recursos da ordem de R$ 50 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Ivan Naatz. Disse que os valores vão permitir melhorias na unidade de educação infantil, especialmente com a segurança do local, preocupação que vinha sendo manifestada pela direção e professores do estabelecimento. A vereadora também agradeceu a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, pelo atendimento de indicações de sua autoria. A primeira na rua Argemiro Pinheiro da Silva, no Tribess, onde um bueiro obstruído causava o alagamento de casas da região. Já no centro, a SEURB fez a recuperação do leito da Ponte Adolfo Konder, onde o represamento de água dificultava a passagem dos transeuntes.

 

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) destacou a importância da Semana do MEI. Apontou que a iniciativa é um sucesso graças aos esforços e união do poder público, das secretarias municipais, do Sebrae, das entidades e da sociedade civil organizada. Apontou que isso reflete nos índices econômicos de Blumenau e na criação de um ambiente econômico favorável ao empreendedorismo, formalizando e dando um alvará ao cidadão para exercer a sua atividade econômica. Disse que foi um momento importante para o desenvolvimento econômico e para a retomada econômica do município. Também destacou a importância do lançamento da Estação Unifique e das parcerias e concessões do poder público com a iniciativa privada. Apontou o avanço do município nessas questões de parcerias e concessões   e destacou que hoje está ocupando a 28ª posição. Disse que é importante esse investimento privado para o desenvolvimento econômico, do turismo e na geração de riqueza. Por fim ressaltou a importância de Blumenau ter representantes políticos na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal, no Senado para que possam lutar por Blumenau e que se identifiquem com a cidade, citando como exemplo o ex-senador Dalírio Beber e o vereador Adriano Pereira, que está como deputado estadual na Alesc e disse que o vereador conseguiu uma emenda de um milhão de reais publicada no Diário Oficial para ser investida para a cidade. 

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) destacou sua agenda do fim de semana, com a presença no programa Tchê Menina ao vivo na rua Progresso, alusivo aos 30 anos da emissora. Ele entregou moção de reconhecimento da Câmara Municipal. Também participou de outros eventos na sua comunidade e no início da semana acompanhou a roçada de área pública em frente ao Centro Social Urbano do Garcia, e aproveitou para registrar a passagem do Dia do Gari, cumprimentando os trabalhadores que fazem a limpeza da cidade. Esteve ainda no início das obras da rua Francisco Benigno, como resultado de emenda do ex-senador Dalirio Beber e participou da abertura da Semana do MEI – Microempreendedor Individual, observando que a cidade conta com cerca de 30 mil empreendedores. Ao final, comentou sobre o projeto de revitalização da praça Victor Konder, que passará a ser chamada de Praça da Estação Unifique, devido ao apoio da empresa, revelando ser entusiasta deste tipo de parceria.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content