Menu

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 31/05

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 31/05

O vereador Professor Gilson (Patriotas) registrou o sucesso da 11ª Macarronada Beneficente realizada no final de semana, no setor 2 da Vila Germânica. Disse que nove entidades serão beneficiadas com a arrecadação e enalteceu o empenho dos voluntários envolvidos. O vereador também cobrou uma manifestação pública do prefeito sobre a demora no envio ao Legislativo do projeto que trata do piso salarial dos professores municipais. Ele lamentou a postura do Executivo, já que tudo foi discutido previamente e os professores esperavam que os valores fossem creditados na folha de pagamento deste mês. Conforme o vereador, ninguém consegue repassar uma informação segura e o dia 09 é anunciado como a data do encaminhamento. Ele observou que tanto os professores como os próprios vereadores estão ansiosos para que realmente ocorra, para ver se tudo o que foi acordado na mesa de negociação será contemplado no projeto, aprovado e pago em folha retroativa. Em outro ponto, Professor Gilson voltou a questionar a qualidade do transporte coletivo de Blumenau, disparando críticas à empresa Blumob. Para ele, o serviço tem que melhorar muito para atrair a população e a prefeitura tem que fazer a empresa entender é preciso ofertar coisas novas e não apenas efetuar cortes. Além disso, defendeu que o contrato entre o município e a empresa seja investigado.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas), enalteceu a realização do projeto da castração animal a ser iniciado nos próximos dias em Blumenau e a aplicação de recursos do Executivo Municipal. Ele alertou que é preciso agir rapidamente devido ao crescimento do número de animais sem tutores no município. Almir Vieira também anunciou que na próxima quinta-feira a mãe da menina Lara estará no plenário para falar sobre o problema de saúde enfrentado pela filha. Em outro ponto, renovou pedido para construção de uma rotatória na margem esquerda, próxima ao Clube Nova Aurora, onde o semáforo não consegue resolver o problema do tráfego. Por fim, observou que a rua Dois de Setembro vive um momento ímpar com a revitalização, mas os comerciantes estão preocupados com as obras. Em vista disso, informou que na próxima quinta-feira vai levar as demandas de todos ao Executivo. Disse todos os problemas serão analisados e resolvidos da melhor forma possível.

 

O vereador Ailton de Souza – Ito (PL), apresentou resultados dos jogos da Liga Blumenauense de Futebol, inclusive sênior e futebol feminino, realizado no campo do Canto do Rio. Em outro momento, o vereador lamentou que até o momento, alunos da escola cívico-militar que funciona na EEB Coronel Pedro Christiano Feddersen, da Vila Itoupava, ainda não receberam o material necessário, incluindo o próprio uniforme. Ele disse que no dia 25 de janeiro deste ano esteve no local acompanhado da vice-governadora Daniela Reinehr e suspeita que pode estar havendo boicote pelo fato de ela pertencer ao PL. Ele citou a abertura de licitação da rua Paulo Zingel Filho, contemplada no Plano 1000. Ailton de Souza também protestou contra a publicação por outro vereador nas redes sociais de uma foto do plenário no momento em que ele não estava presente, classificando o fato como perseguição. Ao final, pediu a recuperação urgente de um buraco na rua 1º de Janeiro – número 687 e a instalação de guard-rail na curva da rua Ricardo Georg, em frente ao Sest/Senat.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB) relatou que acompanhou a abertura da série B do Campeonato Catarinense na Arena Master em Indaial, com um empate entre BEC e Atlético de Tubarão. Goll também parabenizou a equipe de futebol feminino do Canto do Rio, pela conquista do campeonato da LBF. Os jogos foram realizados apesar da chuva torrencial e receberam grande público. O vereador cumprimentou a LBF, o Executivo e o Legislativo pelo apoio e as equipes participantes. Mauricio Goll também registrou a passagem dos 142 anos de fundação do Clube de Caça e Tiro Garcia Jordão, enfatizando a importância destas agremiações para a vida cultural de Blumenau. Segundo Goll, o Jordão é o segundo clube mais antigo da cidade e foi onde começou seu trabalho comunitário. Ele cumprimentou as famílias da região que tem ligações profundas com o clube. No mesmo pronunciamento, o parlamentar falou da visita realizada ao Cepread – Centro de Prevenção e Recuperação de Animais, informando que o local abriga atualmente quase 200 animais e elogiou o trabalho realizado. Citou os vereadores que lutam pela causa animal e registrou o mutirão de castração a ser realizado pela prefeitura.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) relatou a sua agenda com o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, na última sexta-feira (27). Disse que levou ao secretário sugestões para tentar resolver a falta de médicos e de outros problemas relacionados à área no município. Uma das sugestões que o parlamentar apresentou ao secretário diz respeito a um protocolo de telemedicina para a resolução de casos mais simples, como a emissão de receituário para medicamentos controlados, entre outras ações que vão desafogar as unidades de saúde.  Destacou que Joinville tem um projeto piloto neste sentido e que entrou em contato com a secretaria de Saúde daquele município, chegando à conclusão de que o mesmo pode ser aplicado em Blumenau.  Parabenizou o secretário Marcelo Lanzarin, assinalando que ele já vem se dedicando para implementar a mesma solução para o município.  Sugeriu também a contratação de consultas com especialistas junto à rede privada e reduzir a deficiência da rede secundária, pois os ambulatórios não tem capacidade de diagnóstico, e sobrecarregam os hospitais. Outra sugestão refere-se à melhoria do aplicativo Pronto Mobile. Disse que o secretário comentou sobre algumas melhorias com recursos mensais de um milhão que virão do governo federal e afirmou que a maioria de suas sugestões foram acatadas.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) destacou a assinatura do contrato pela Prefeitura para a castração animal. Disse que nesse primeiro momento serão realizadas 2 mil castrações, priorizando as ONGs e protetores e protetoras independentes, devidamente cadastrados. Ressaltou que para ele foi uma grande emoção, porque tem lutado muito para chegar a esse resultado e participou de todas as discussões. Esclareceu que paralelo a essa luta de 5 anos, que segundo ele, a administração pública deveria ter realizado antes, ele não cruzou os braços e ajudou projetos fantásticos da iniciativa privada, como o do Instituto Bem Estar Animal. Afirmou que sempre está à disposição de quem quer fazer a diferença.  Assinalou ainda que a causa animal não é uma temática isolada, porque se trata de uma questão de saúde pública. Agradeceu ao prefeito Mário e à vice Maria Regina e especialmente aos protetores e protetoras pela conquista. Disse que também lhe emocionou a sanção do projeto de lei sobre a escolha dos diretores das escolas e CEIs.  Cumprimentou a secretária de Educação, Patrícia Lueders, que teve zelo pela Casa Legislativa e veio fazer os devidos esclarecimentos a respeito do projeto, que foi construído com as sugestões do Legislativo.  Assinalou que seria importante que outros secretários agissem assim.  Novamente parabenizou o prefeito por investir de forma técnica na educação e assim levando a área no município para um patamar mais elevado.  

 

O vereador Roberto Morauer (PT), que representa o Mandato Coletivo, falou sobre a audiência pública que discutiu a saúde do servidor e da servidora no serviço público de Blumenau.  Alertou que uma das questões presentes em todas as falas das pessoas que se pronunciaram na audiência foi sobre o assédio moral, no mais amplo sentido. Disse que o Mandato Coletivo já vinha discutindo sobre assédio moral no serviço público e apresentou um projeto de lei que trata do combate, prevenção e erradicação do assédio na administração pública direta e indireta. Também comentou sobre assédio sexual e que a proposta abrange a temática. Assinalou que a violência provocada pelo assedio está estabelecida dentro do sistema capitalista e que tanto assediados como assediadores são vítimas do processo. Observou ainda que a comunidade muitas vezes é mal atendida e sofre, porque pode estar sendo atendida por um servidor ou servidora vítima de assédio.  Disse que é a última semana do Mandato Coletivo na Câmara e pediu o apoio dos vereadores ao projeto. Também solicitou apoio a outra proposta de sua autoria, que cria o Conselho Municipal das Mulheres, que já havia sido apresentado em outros anos na Câmara, mas rejeitado. Assinalou que a proposta é decorrente da audiência pública que discutiu “Legislação e Políticas Públicas para Mulheres”, também requerida por ele e realizada há duas semanas.

 

O vereador Carlos Wagner Alemão (União Brasil) afirmou que não tem nada contra ninguém e pediu desculpas ao vereador Ito de Souza (PL), que reclamou de uma postagem dele nas redes socais. Comentou que o que o deixa muito triste é ver o plenário esvaziado em dias de sessão. Falou sobre alguns eventos que prestigiou no fim de semana, como a feijoada na Associação dos Moradores do Tribess, que pretende investir parte dos recursos arrecadados no evento para a reforma da Praça Agnelo Lanser.  Também falou sobre a 11ª Macarronada dos Cavaleiros da Luz e agradeceu pela venda de mais de cinco mil ingressos.  Comentou também a realização do torneio de vôlei do Clube Centenário, ressaltando que no local há um núcleo esportivo que atende crianças surdas. Parabenizou os atletas e todos os envolvidos nos eventos. Disse que visitou o Instituto de Inovação e comentou que há uma grande preocupação do setor de tecnologia de que nos próximos 3 anos haverá falta de mão de obra especializada na área. Segundo o parlamentar, a demanda é de 800 mil vagas, previsão da Fiesc e Fampesc. Por fim disse que mora no Vorstadt desde 1977 e que até então nunca havia sentido falta de água no bairro, o que o motivou a fazer um requerimento cobrando a situação. Disse que algo deve estar ocorrendo com o sistema de água, que não atende a cidade toda.  Reclamou de que seus requerimentos foram votados em separado e que não consegue entender o porquê. Afirmou que quanto mais tempo passa no Legislativo, mais percebe o quanto é difícil fazer a coisa certa e ser transparente.

 

O vereador Jovino Cardoso (SD), líder do Governo, destacou algumas ações do Governo Municipal referentes à área de Saúde. Disse que tem cobrado muito do Executivo, do secretário atual de Saúde e também do anterior, a respeito da falta de médicos nos AGs e ESFs. Relatou que foi chamado no Hospital Santo Antônio e viu que todos os hospitais estão superlotados, especialmente em razão do clima nessa época, quando são muito comuns as doenças respiratórias. Disse que é preciso amenizar o sofrimento das pessoas em relação à espera pelo atendimento. Explicou que Blumenau vai receber 22 novos médicos para atender nos AGs e ESFs, em atendimento ao processo de convocação pela Prefeitura. Disse que 8 virão do Programa “Médicos pelo Brasil”, do Governo Federal.  Agradeceu o empenho do prefeito Mário e do secretário Marcelo Lanzarin em buscar solucionar o problema de falta de profissionais. Disse que espera que em breve a cidade possa conta com o mini hospital no Bairro Salto Norte para atender parte da demanda. Disse que o local deverá ser equipado com Raio X.  Voltou a insistir na pavimentação do trecho que falta na Rua Walter Berner.  Falou sobre a rotatória que está sendo construída na Rua Bahia com a Benjamin Constant, como importante obra para agilizar o trânsito e dar mais segurança no local. Comentou sobre os problemas do trânsito na Rua Itajaí e disse que foi informado que a saída da Ponte dos Arcos é que está deixando-o ainda mais difícil. Recomendou que a viabilização do sistema de trânsito passe pela construção de elevados em alguns bairros. Afirmou que tem cobrado da Secretaria de Planejamento estudos da viabilidade da construção de elevados.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content