Menu

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 12/05

Resumo dos pronunciamentos dos vereadores 12/05

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) lembrou do Dia Mundial da Fibromialgia e destacou a necessidade de conscientização do enfrentamento à uma doença silenciosa, pouco conhecida e às vezes tratada com preconceito. Mostrou um vídeo para explicar os sintomas e as causas da doença.  Ressaltou que a Casa legislativa fez a parte que lhe cabe aprovando a Lei 8.711, de sua autoria, que garante prioridade nos atendimentos aos portadores de fibromialgia. Disse que agora eles precisam da carteirinha para facilitar a priorização, mas que até agora a Secretaria de Saúde está demorando para disponibilizar o documento. Afirmou que é necessário mais políticas públicas para essas pessoas e que vem cobrando isso. Comentou sobre a visita que fez nessa semana ao Clube de Mães da Fortaleza e criticou o estado de abandono do grupo por parte da prefeitura, cujo espaço, mobiliários e materiais, estão inservíveis e em falta. Mostrou um vídeo sobre as péssimas condições do local.  Reclamou de que os vereadores, nem mesmo os da base, estão sendo convidados para os eventos dos clubes de mães, responsabilidade da Pró-família. Disse que são vários eventos que acontecem e os vereadores nem ficam sabendo.

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) falou com alegria da iniciativa do Circo Fantástico Blumenau por fazer  uma “sessão azul”, adaptada para as pessoas autistas, com som reduzido e demais cuidados para o bem estar desse público e com entrada gratuita, nessa quinta-feira (12). Lembrou que tem vem conversado com a rede de cinemas sugerindo sessões assim e destacou a importância da iniciativa privada tomando a frente nessas causas. Parabenizou o Programa Entra 21 e disse que fez uma indicação sugerindo que a oferta de trabalho possa ser ampliada com empresários locais de outros segmentos, além dos de TI. Anunciou que no próximo fim de semana (14 e 15/05) haverá mais uma feira de adoção. Destacou que ele tem trabalhado junto das pessoas a importância da adoção responsável e que adotar um animal também requer planejamento e muita responsabilidade.

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) destacou a importância do setor cervejeiro . Enfatizou  a importância desse setor produtivo para a economia de Blumenau, repetindo alguns dados citados pelo presidente da Associação Vale das Cervejas, que ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (12).  Assinalou que o Vale das Cervejas e todos os empresários, colaboradores diretos e indiretos que vivem desse mercado tem todo o apoio dele. Comentou que foi convidado da Embaixada do Reino Unido para participar do evento das comemorações do jubileu de platina da Rainha Elisabeth, em Florianópolis. Disse que a embaixadora falou das possibilidades de parceria entre o Reino Unido e o Brasil relacionadas às questões de Inovações. Convidou a embaixadora para fazer a mesma palestra em Blumenau.  Comentou também sobre o Entra 21, ressaltando os avanços e os investimentos do governo municipal para ampliar o número de formados e a parceria da Fapesc, sendo que hoje o programa atende não só os jovens de Blumenau, mas de todo o Estado. Disse que era solidário com todas as associações empresariais e demais entidades que fizeram à Nota de Repúdio ao DNIT. Assinalou que assim é solidário a todas as famílias do Vale do Itajaí e de Santa Catarina, que não podem mais esperar pelo desrespeito como a região e o estado é tratado pelo Governo Federal.

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) disse que as obras da Via Expressa foram retomadas e agradeceu ao Governo do Estado. Disse que é preciso cobrar e elogiar quando as obras acontecem. Comunicou que por meio de um programa do Governo do Estado foram distribuídos 100 computadores para três escolas estaduais. Foram contempladas as escolas Àurea Perpétua Gomes, Nilo Borghesi e Cristoph Augenstein. Disse que em todo o Estado serão distribuídos 6.454 equipamentos para a rede de educação estadual. Assinalou que são os recursos voltando para a sociedade. Disse que participou da reunião do Conselho Local de Saúde da Fortaleza, com a presença de profissionais de 8 AGs. Criticou a ausência de representantes da Semudes e também de algumas demandas das unidades de saúde. Argumentou que há recursos disponíveis, pois acompanhou a prestação de contas do governo municipal, nesta quinta-feira (12). Pediu mais atenção e carinho da administração para com os conselhos. Criticou projetos de calçadas mal feitos com piso tátil. Sugeriu que o Entra 21 seja adaptado para crianças, com a parceria da Fiesc, que quer oferecer recursos para o contra-turno escolar.   

A vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) registrou evento que marcou a passagem dos 25 anos de criação da UNIBLAM – Associação Blumenauense das Associações de Moradores e cumprimentou todas pessoas que se dedicam a atividade de maneira voluntária. Em seguida, prestou homenagem ao seu pai, falecido na última semana. Disse estar há um ano e meio na política, e a primeira pessoa a incentivar sua participação nas eleições foi o pai. Lembrou que toda vez que ouvia propostas para encarar a vida pública, ele sempre dizia para ir adiante e incentivava. Disse que ele acompanhou todos os seus pronunciamentos, mostrando emoção com a despedida e agradecendo pelo apoio e o carinho de todos. Para Silmara, foi como um abraço no coração. Em seguida apresentou um vídeo mostrando imagens do seu pai e disse que existe muita saudade e que fez tudo o que pôde pelo mesmo em vida. Os que não tiveram oportunidade de conhecê-lo, puderam acompanhar emocionados as imagens produzidas pela TV Legislativa.

O vereador Elson Schutz (Progressistas) cumprimentou a NDTV pelo programa de parceria nos bairros e que levou sua equipe à Praça Agnelo Paulo Lanser, no Tribess, no final de semana. A equipe ouviu anseios da comunidade e com apoio da prefeitura repassou informações sobre saúde pública, especialmente quanto à eliminação de criadouros do mosquito da Dengue. Destacou a presença do Sesi e Senai e associações de moradores da região. O vereador também conclamou a comunidade a participar nos dias 13 e 14 próximos, no Shopipng Park Europeu, do mega cadastramento para o programa Casa Verde Amarela, para famílias com renda de 2 a 7 mil reais e que desejam sair do aluguel. Os interessados devem levar documentos pessoais. Elson também comentou sobre o jantar comemorativo dos 25 anos da Uniblam do qual participaram 120 pessoas, 35 associações de moradores, 4 deputados estaduais, 4 vereadores, o vice prefeito de Gaspar, representantes do executivo e empresas apoiadoras como a Viacredi e Blusol. A Uniblam foi homenageada pela Alesc com duas moções dos deputados Ivan Naatz e Ismael dos Santos. Também recebeu homenagem da Câmara Municipal, de autoria da vereadora Silmara Miguel.

O vereador Ailton de Souza – ITO (PL) agradeceu ao executivo pela recuperação do acesso à rua Ricardo Georg, dizendo ser importante a agilidade do poder público. Também agradeceu ao Samae pelo trabalho efetuado na rua Georg Fridrich Mordhorst. Na rua Guilherme Poerner, realizada a roçada nas laterais, pedido também ratificado por outros vereadores. Ao mesmo tempo solicitou urgência na recuperação de problemas na Rua Professor Jacob Ineichen, imediações do Nº 3.450 vários, numa curva onde onde são registrados acidentes com frequência. Ito pediu igualmente modificações no trevo da rua Francisco Vhaldieck,  no acesso ao campo de Soccer, onde existe risco de acidente devido ao grande número de frequentadores. Já na Rua 2 de Setembro –  Nº 4.131, existe o represamento de água em terreno particular, com sérios riscos de focos de dengue. Fez um apelo ao Executivo e à Vigilância Sanitária. Por fim divulgou convite para evento da Associação de Moradores das Tatutibas, no próximo dia 15/05 para arrecadar fundos para recuperar banheiros destruídos por vândalos.

O vereador Mauricio Goll (PSDB) recebeu do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), a portaria confirmando a liberação de emenda de  R$ 300 mil reais, destinada a ações de infraestrutura, lazer e esporte. Conforme o parlamentar, o ato é resultado de solicitação feita durante visita à Assembleia Legislativa, e irá contemplar a comunidade blumenauense. Também registrou a abertura da 17ª. edição do Programa Entra 21, com mais de 650 alunos de baixa renda e um investimento de mais de  R$ 1 milhão de reais do governo municipal. Ele destacou a importância do programa, na preparação e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho. Cumprimentou os responsáveis, lembrando que o Entra 21 que começou em Blumenau, já se alastrou por todo estado. O vereador participou ainda do jantar de comemoração dos 25 anos da Uniblam, lembrando que durante 20 anos esteve à frente da Associação de Moradores da Rua Santa Maria. Elogiou participação voluntária da comunidade e fez homenagem a Dona Ivone, moradora da rua Pedro Kraus já falecida, que foi sempre uma grande guerreira. O vereador citou a entrega pelo presidente da Câmara, de moção aprovada em plenário, como reconhecimento ao trabalho da entidade.

A vereadora Giselle Chirolli (Podemos) destacou o grande sucesso que foi o 1º Seminário Paradesportivo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Comitê  Paraolímpico por levar a centenas de acadêmicos de Educação Física e professores da rede,  capacitação e formação continuadas para melhor  atender às crianças com deficiência.  Falou sobre a visita da campeã sul-brasileira de paracanoagem, Andrea Pontes, à Blumenau, para participar do seminário. Disse que ela conheceu a política pública do paradesporto do município e também visitou o Clube América, além de falar na Tribuna Livre.   Destacou que o paratleta do Programa Paradesporto de Blumenau, José Alexandre, embarcou para a França, onde vai representar o Brasil  na Gymnasiade 2022, na modalidade de paratletismo.  Desejou a ele boa sorte e que traga uma medalha para Blumenau. Comentou sobre a nova visita que fez ao Bairro Salto do Norte, região onde nasceu e cresceu. Disse que além da bandeira da pessoa com deficiência também elegeu o bairro como a segunda prioridade do mandato.  Agradeceu a Secretaria de obras e de Serviços Urbanos pelo atendimento a uma demanda apresentada a ela referente a uma rua daquele bairro. Parabenizou a todos que lutam na causa das pessoas com fibromialgia. Também parabenizou a Uniblam pela passagem dos 25 anos de fundação e a todos que se dedicam de forma voluntária à comunidade através das associações de moradores.

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

 

 

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content