Menu

Servidores da Câmara recebem palestra sobre os problemas dos resíduos sólidos

Servidores da Câmara recebem palestra sobre os problemas dos resíduos sólidos e medidas para reduzir o lixo no dia a dia

Os servidores da Câmara de Blumenau participaram, nesta quarta-feira (19), de uma palestra sobre os Resíduos Sólidos: Problemas e Soluções. A atividade, que aconteceu nos dois períodos, foi uma inciativa da Escola do Legislativo Fritz Müller, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e faz parte do Junho Verde, mês dedicado à sensibilização e à conscientização ambiental.

A técnica em meio ambiente da Diretoria de Educação Ambiental da Faema, Letícia Maria Klein, apresentou os problemas que a questão do lixo gera no mundo e o porquê é preciso combater esta geração de lixo. Também trouxe soluções para as pessoas tomarem no dia a dia nos vários ambientes, tanto individualmente como coletivamente. “Quando falamos em resíduos sólidos é preciso falar além da reciclagem. Antes dela, existem outras etapas que passam por recusar a gerar resíduos e, principalmente, os rejeitos, que é aquele lixo que não se aproveita. As outras etapas são reduzir a quantidade gerada de resíduos, reutilizar. Só depois reciclar e fazer a compostagem dos resíduos orgânicos”, apontou, acrescentando que se cumprida esta cadeia, começando do recuso até a compostagem, é possível reduzir em cerca de 80% o que é enviado ao aterro sanitário.

Na oportunidade, Letícia também reforçou que lixo é um problema de todos, pois o ser humano produz diariamente lixo e é preciso assumir responsabilidade perante isso. “É importante as pessoas saberem para onde vai o lixo que produzem e como destinar corretamente. Na coletividade, em instituições privadas e públicas, como é o caso da Câmara, é mais fácil adotar medidas e regras para reduzir o lixo gerado, como por exemplo reduzir o uso de descartáveis no ambiente”, pontuou.

Ela informou ainda sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Educação Ambiental durante todo o ano, não somente no Junho Verde, oferecendo palestras e formações em escolas, instituições públicas e privadas sobre temas socioambientais, como sustentabilidade, água, energia, entre outros. Também são oferecidas visitas guiadas no Parque São Francisco. O Museu Fritz Müller, que é administrado pela Faema, também recebe grupos e visitantes diversos realizando um trabalho de educação ambiental por meio de oficinas e visita guiada para conhecer a vida de Fritz Müller.

Para a servidora Tatiane Kulpa Maestrelli, a palestra foi importante, pois o ser humano produz lixo todos os dias e a todo momento e serviu para reforçar e se ter uma dimensão do que as pessoas estão produzindo para o planeta. “Nós deveríamos relembrar isso todos os dias, tanto no nosso trabalho quanto em casa, e aplicar o passo a passo que ela apresentou, repensando e evitando primeiramente, a adquirir um produto sem que seja necessário”, assinalou.

 

Veja Também!

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Imagem Destacada: Freepik | Banco de Imagens gratuito

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content