Câmara Mirim na era digital

Sistema 100% digital no processo legislativo mirim elimina uso do papel

A Câmara Mirim de Blumenau passou a utilizar, a partir da reunião realizada nesta segunda-feira (16), o sistema digital e 100% online de processo legislativo já adotado pela Câmara de Vereadores de Blumenau desde agosto do ano passado.

O sistema permite que todo o processo legislativo seja digital, desde a criação da proposição – seja projeto de lei, requerimento, moção, entre outros –, o trâmite desses documentos na Casa Legislativa até a chegada ao plenário para deliberação. Também o processo de encaminhamento das matérias aprovadas pelos pequenos parlamentares para a prefeitura ou para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores passa a ser de forma digital, sem a utilização de papel.

O Assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, explicou que a intenção é utilizar a tecnologia a favor do programa. “Com esse sistema vamos acabar com a impressão de papéis, seja para os discursos dos vereadores mirins ou para a pauta de votação do dia, e agilizar todos os trâmites das proposições dentro da Casa Legislativa”.

Ele antecipou que os vereadores mirins estão ansiosos e felizes pela iniciativa. “Acredito que é uma das primeiras Câmaras Mirins do estado ou até do país a utilizar um sistema totalmente digital. Esse é o futuro e eles são o futuro. Precisamos transformar o mundo a partir das pequenas atitudes”, assinalou, acrescentando que acredita que eles devem se adaptar rapidamente a essa novidade. “Eles nasceram com o celular na mão, vão tirar de letra. A dificuldade maior será para a coordenação acompanhar o ritmo acelerado deles”, brincou.

A vereadora mirim Marcela Avila Dos Santos De Farias, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, disse que gostou muito da novidade. “É muito legal poder utilizar esse sistema, prova de que a tecnologia vem avançando muito. Demos um grande passo ao sair das folhas de papel e migrar para o iPad”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Imagem destacada: Freepik – banco de imagens gratuito