Tenente da PM Vitoria Malassise fala na tribuna sobre o lugar que as mulheres querem ocupar na sociedade

A tenente Vitoria Mattos Malassise, do 10º Batalhão da Polícia Militar, usou o momento da presidência nesta quinta-feira (17) para falar sobre a importância da mulher na sociedade, por ocasião do mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Vitória é Coordenadora da Rede Catarina de Proteção à Mulher e também do Proerd em Blumenau.

Ela iniciou dizendo que já era emblemático que uma policial militar mulher estivesse na tribuna de uma Casa Legislativa para falar sobre esse assunto. Ressaltou que há menos de 90 anos foi eleita a primeira deputada mulher e também há menos de 100 anos a primeira prefeita assumiu um mandato no Brasil. Acrescentou que a Polícia Militar de Santa Catarina tem 186 anos de história e a primeira turma de mulheres no estado foi apenas a 39 anos atrás. “Por tudo isso, poder estar hoje aqui representando a instituição militar em uma das casas do povo me honra muito”, assinalou.

Ela ainda frisou que em seu trabalho na Rede Catarina conhece muitas mulheres que estão no ápice da auto-depreciação, se submetem à violência doméstica e familiar por anos por não reconhecerem seu valor. Já no Proerd, assinalou que tem contato com jovens garotas, e em ambos os espaços é importante ressaltar que o lugar das mulheres é onde elas quiserem. “A mulher pode estar presidindo essa Casa Legislativa, pode estar à frente de uma instituição militar, e pode estar dentro de casa, se essa for uma escolha voluntária”, afirmou, acrescentando que veio de uma turma de 42 aspirantes, com apenas três mulheres.

Ao final, reforçou que as mulheres não querem ser mais que os homens, mas não aceitam ser menos. “Queremos ter o nosso poder de fala, com equilíbrio, e ir atrás de nossas convicções”.