Vereadores aprovam projeto de lei 8134 e requerimentos que pedem informações sobre suposto esquema de fraude na merenda

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou em segunda votação, na sessão ordinária realizada de forma remota nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei 8134/2020. A matéria, de autoria do Poder Executivo, “autoriza a permuta de imóvel pertencente ao município de Blumenau por imóvel pertencente a Denise Rosane Sestrem, destinado à implantação da Via Projetada n° 83 – ligação Rua Bahia com Rua Dos Caçadores”. O projeto foi incluído na Ordem do Dia após passar pela Comissão Mista, realizada antes da sessão ordinária, e após a solicitação do líder do governo. A proposta precisa ser votado em redação final na Casa antes de ser enviado à sanção do prefeito.

Antes da votação das matérias da Ordem do Dia a secretária de Educação, Patrícia Lueders, falou aos vereadores utilizando o tempo destinado à presidência. Ela trouxe informações a respeito do plano de contingência para o retorno das aulas presenciais em Blumenau.

Merenda escolar

Os vereadores ainda aprovaram requerimento, de autoria do vereador Ailton de Souza – Ito (PL), convocando a Secretária de Educação Patrícia Lueders e convidando o presidente do Conselho Alimentar Escolar (CAE) para prestarem esclarecimentos a todos os vereadores sobre o suposto esquema de fraude na verba da merenda escolar de Blumenau. O esquema foi conhecido após a Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil deflagrar a “Operação Agricultor Fantasma” na manhã da última quarta-feira (21). Outro requerimento aprovado solicita à 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção – Blumenau, cópia do Inquérito Policial que resultou na “Operação Agricultor Fantasma”.

Durante a sessão os vereadores discutiram a possibilidade de convocar o servidor municipal supostamente envolvido no esquema para também prestar esclarecimentos. Ficou definido que a convocação será realizada pela Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, que irá realizar uma apuração. O presidente da Comissão de Agricultura, vereador Bruno Cunha (Cidadania), reforçou o compromisso de conduzir o processo de forma correta para que não seja utilizado de forma política. Após ouvidas as pessoas convocadas os vereadores irão definir se propõem ou não a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a questão.

Os textos dos projetos e proposições constantes da pauta, bem como a presença dos Vereadores na sessão

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB