Vereadores aprovam sete projetos de lei em redação final nesta quinta-feira

Nas sessões ordinária e extraordinária realizadas de forma remota nesta quinta-feira (12) a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou sete projetos de lei em redação final, sendo que cinco projetos de lei foram votados em segundo turno e em seguida em redação final na sessão extraordinária.

Entre os projetos aprovados está o Projeto de Lei 8.137/2020, de autoria do vereador Adriano Pereira (PT), que “cria o projeto Jardins do Mel no município de Blumenau”. A proposta tem o objetivo de divulgação e conservação das abelhas nativas sem ferrão e a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças, zoológico e outras áreas verdes localizadas dentro do perímetro urbano do Município de Blumenau. A matéria prevê que podem ser firmadas parcerias e convênios para o fornecimento de caixas de criação racional e enxames de abelhas nativas, bem como para fornecimento de mudas de plantas melíferas para viabilizar um ambiente favorável para alimentação e nutrição das abelhas.

Na sessão os vereadores ainda rejeitaram o Projeto de Lei 8.142/2020, de autoria do vereador Jovino Cardoso (SD). A matéria visava alterar a Lei nº 7.707/2011, que dispõe sobre a organização do sistema de estacionamento rotativo pago “Área Azul”, para suspender o prazo previsto de regularização das notificações (amarelinhas) durante o período da pandemia do COVID-19. Uma vez que o projeto foi rejeitado por 8 votos a 7, a proposta foi encaminhada ao arquivo.

Regime urgentíssimo

Durante a sessão, o líder do governo solicitou a conversão do regime de urgência para urgentíssimo ao trâmite do Projeto de Lei 8155/2020, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no orçamento da administração direta e indireta do município até o valor de R$ 1,2 milhão.

O projeto tem por objetivos remanejar recursos a fim de adequar alguns orçamentos das secretarias, em especial o Apoio Financeiro a Atletas/Bolsa Desportista (R$ 482.000,00) e garantir a finalização da reforma da EBM Pastor Faulhaber (R$ 400.000,00), entre outros.

O primeiro secretário da Mesa, vereador Almir Vieira (PP) solicitou que os integrantes da Mesa Diretora fossem consultados sobre a conversão para regime urgentíssimo, conforme prevê o Artigo 176 do Regimento Interno. Após ouvirem a justificativa do líder Alexandre Matias (PSDB), decidiram por três votos a um manter o projeto em regime urgente. Dessa maneira, a proposta não foi apreciada na sessão desta quinta-feira, e seguirá o trâmite na CCJ, Comissão de Finanças e Comissão Mista na próxima semana.

A partir da próxima terça-feira (17) as sessões ordinárias retornam ao horário habitual, às 15 horas. As reuniões seguem sendo realizadas por teleconferência.

Nesta quinta-feira (12) não foram realizadas as reuniões das comissões permanentes por não haver matérias prontas para análise. Com o cancelamento das atividades matutinas na última terça-feira (10) por falta de energia elétrica, não foram despachadas matérias pela CCJ e Comissão de Finanças para deliberação nas demais comissões.

Projetos aprovados em redação final:

Projeto de Lei 8152/2020, de autoria do Poder Executivo, que “DENOMINA DE “PITANGA”, “AMEIXA”, “JABUTICABA”, “AMORA” E “ACEROLA”, VIAS PÚBLICAS NA ZONA DE ESPECIAL INTERESSE SOCIAL VILA VITÓRIA, LOCALIZADA NO BAIRRO ITOUPAVA NORTE.”

Projeto de Lei Complementar 1968/2020, de autoria do Poder Executivo, que “ALTERA DISPOSITIVO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1.131, DE 20 DE JULHO DE 2017, QUE “DISPÕE SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, PARA ESTENDER O PRAZO PARA A REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO, CONFORME NOVA DIRETRIZ NACIONAL ESTABELECIDA NA LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007, PELA LEI Nº 14.026, DE 15 DE JULHO DE 2020.”

Projeto de Lei 8.137/2020, de autoria do vereador Adriano Pereira, que “CRIA O PROJETO JARDINS DO MEL NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU.”

Projeto de Lei 8.146/2020, de autoria do Poder Executivo, que “AUTORIZA A VENDA E POSTERIOR OUTORGA DE ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL POR MEIO DO PROGRAMA HABITACIONAL PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.”

Projeto de Lei 8.147/2020, de autoria do Poder Executivo, que “AUTORIZA A VENDA E POSTERIOR OUTORGA DE ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL POR MEIO DO PROGRAMA HABITACIONAL PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.”

Projeto de Lei 8150/2020, de autoria do vereador Jens Juergen Mantau, que “DENOMINA DE RUA WILHELM ASLEBEN, PROLONGAMENTO DE VIA PÚBLICA LOCALIZADA NO BAIRRO FIDÉLIS.”

Projeto de Lei 8151/2020, de autoria do Poder Executivo, “que AUTORIZA A VENDA E POSTERIOR OUTORGA DE ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL POR MEIO DO PROGRAMA HABITACIONAL PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.”

Os textos dos projetos e proposições constantes da pauta, bem como a presença dos Vereadores na sessão

Os projetos em trâmite de Redação Final apreciados na Sessão Extraordinária que serão encaminhados ao Executivo

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.