Vereadores mirins aprovam dois requerimentos na sessão desta segunda-feira

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (30), a sétima sessão ordinária da Legislatura de 2022. A reunião, que aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, contou com as presenças da ex-vereadora mirim da Legislatura de 2020/2021, Brenda Espig; do ex-vereador mirim da Legislatura 2019, Victor Allan Araujo Ferreira e da vereadora mirim suplente da Legislatura 2022, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, Adriana dos Santos, que utilizaram a Tribuna Livre.

A ex-vereadora mirim da Legislatura de 2020/2021, Brenda Espig, recordou a sua experiência na Câmara Mirim. Apontou que sente saudades dos momentos que vivenciou no parlamento mirim, das experiências que adquiriu e dos colegas que teve a oportunidade de conhecer. Ressaltou que no início do seu mandato se sentiu insegura e apreensiva por ter que falar em público, mas que ao passar do tempo isso foi passando. “Nossos deveres e responsabilidades enquanto vereadores mirins estão acima e são mais importantes do que medos e inseguranças que às vezes sentimos”, apontou, lembrando que aquela foi uma legislatura atípica de dois anos por conta da pandemia e também a sua legislatura fez história porque, pela primeira vez, foi eleita uma mesa diretora composta só por mulheres. Também destacou a importância de os vereadores mirins aproveitarem essa oportunidade e de utilizarem o espaço da Câmara Mirim para buscar melhorias para a comunidade. “Um ano passa muito rápido, aproveitem, vocês podem trazer aqui para o parlamento mirim nos seus discursos temas importantes e de impacto para a sociedade, além disso vocês podem fazer requerimentos e projetos de lei que ajudem a comunidade. Olhem ao redor as demandas, os problemas no dia a dia que vocês encontram na comunidade, nas escolas, que façam vocês terem ideias de discursos, de requerimentos e de projetos”, sugeriu, desejando que aproveitem o mandando e sejam felizes.

O ex-vereador mirim da Legislatura 2019, Victor Allan Araujo Ferreira, também contou como foi sua trajetória na Câmara Mirim.  Começou fazendo agradecimentos pela oportunidade de voltar à Casa Legislativa. Apontou que o Programa Vereador Mirim contribuiu grandemente na sua formação pessoal e na sua maturidade. Disse que foram momentos de muitos aprendizados e revelou que poderia ter desfrutado ainda mais dessa experiência. Lembrou de alguns momentos importantes da sua trajetória no programa, inclusive as viagens pedagógicas para Brasília e Florianópolis. Ressaltou que muito do jovem que se tornou hoje foi graças ao que viveu no programa. Encerrou aconselhando aos vereadores mirins atuais para que desfrutem ao máximo essa oportunidade.

A suplente mirim da Legislatura 2022, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, Adriana dos Santos, trouxe um alerta sobre a ansiedade e a depressão. Explicou o que é o distúrbio da ansiedade e a depressão enquanto doença, e citou alguns sintomas. Apontou que ambas são doenças e que precisam de acompanhamento médico, de apoio e de ajuda. Informou que em todo mundo estima-se que mais de 300 milhões de pessoas de diversas idades sofrem com a depressão e a ansiedade. Citou algumas formas para se distrair e até mesmo acabar com a crise de ansiedade, como a realização de atividades físicas, redução de estresse diário, experimentar controlar a respiração, evitar pensamentos negativos, manter o foco e atenção no presente e investir no autoconhecimento.

Durante seus pronunciamentos na tribuna, os vereadores mirins abordaram sobre campanhas e temáticas de meses, como o Maio Amarelo, mês voltado para a conscientização no trânsito, o Junho Verde, mês dedicado à conscientização ambiental e o Junho Vermelho, campanha para estimular a doação de sangue. Falaram sobre a experiência na viagem pedagógica a Florianópolis, no dia 24 de maio, quando conheceram a Assembleia Legislativa, a Casa d’Agronômica, e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, além de gabinetes de deputados estaduais. Outros assuntos como a abolição da escravidão, a imigração e a adoção também foram tratados durante a sessão.

Os parlamentares mirins discutiram e votaram em dois requerimentos constantes na Ordem do Dia. Ambos foram aprovados.

A próxima sessão mirim será realizada no dia 13 de junho, às 15h, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Requerimentos aprovados:

Requerimento 20/2022 De autoria do vereador mirim Yuri Mendes Cobos Balint, que pede providências no sentido de criar projetos esportivos nas escolas públicas e privadas. O pedido se faz necessário tendo em vista que com esportes a condição de vida dos estudantes dentro e fora dos educandários melhora gradativamente.

Requerimento 21/2022 – De autoria do vereador mirim Yuri Mendes Cobos Balint, que pede providências no sentido de promover melhorias na Rua Edmund Genechen, na altura do n° 22. O pedido se faz necessário tendo em vista que a rua está em condição extremamente precária, atrapalhando a locomoção de moradores e de quem trabalha pela região.