Menu

Sessão solene na Câmara comemora 90 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Blumenau

Sessão solene na Câmara comemora 90 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Blumenau

A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quarta-feira (27), sessão solene em comemoração aos 90 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Blumenau (ADBlu). A solenidade, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo, foi solicitada através do Requerimento de nº 1455/2021, de autoria da vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), e aprovado pelos demais parlamentares em Plenário.

 

Estiveram presentes na sessão a proponente vice-presidente da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel e os vereadores Jovino Cardoso Neto (SD) e Marcos da Rosa (DEM). Os demais parlamentares que não puderam se fazer presentes justificaram suas ausências e mandaram representantes. Também participaram da sessão o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos); o deputado estadual Ismael dos Santos (PSD); o presidente da Assembleia de Deus de Blumenau e da Convenção das Igrejas Assembleias de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, pastor Nilton dos Santos e o vice-presidente da Assembleia de Deus de Blumenau, pastor Lediel dos Santos, além de outros membros da diretoria, pastores, pastoras, assessores parlamentares e demais autoridades, personalidades e convidados.

 

Foi apresentado um vídeo institucional sobre a história, atividades, grupos e demais trabalhos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Blumenau, que atualmente conta com 17 mil membros cadastrados, está distribuída em 29 setores, 93 congregações, contando os pontos de culto, 51 pastores setoriais, coordenadores e adjuntos, 27 funcionários registrados, sem contar com os voluntários. A ADBlu está presente em todos os bairros do município. Também foi apresentado o atual formato e como ela está organizada em conselho, assessoria contábil, jurídica, assistência social, ministérios, entre outros setores.

 

Na oportunidade foi entregue pela Câmara de Vereadores a Moção de Louvor nº 112/2021, de autoria da vereadora Silmara Silva Miguel, destinada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Catarina, pelo seu aniversário de 90 anos e pelo relevante trabalho dedicado à sociedade.

 

Também o vice-presidente da Assembleia de Deus de Blumenau, pastor Lediel dos Santos, fez o lançamento para a cidade do Livro “ADblu 90 anos – Esta é a História de Todos Nós”. Ao fazer uso da palavra, o pastor Lediel dos Santos explicou que é um livro de algumas histórias, narrativas e imagens históricas da ADBlu. “São algumas histórias, pois são muitas vidas que foram impactadas e abençoadas pela ADBlu. Neste livro existe um breve relato do início das nossas congregações, dos nossos departamentos e o desenvolvimento da ADBlu em cada década, que não se resume a atuações formais dentro de um templo, mas sim o Evangelho que se vive na prática do dia a dia e transforma a vida das pessoas”, explicou, desejando que este seja o primeiro livro de muitos que ainda virão, pois enfatizou que o trabalho do povo de Deus continua na cidade.

 

Durante a solenidade todos acompanharam as músicas “A face adorada”, “ A tua Igreja Te Adora” e “Te Agradeço” do Grupo Louvor da ADBlu e também Minha Vida é uma Viagem” do Ministério Kids.

 

A vereadora proponente Silmara Silva Miguel apontou que está vivendo um mês muito especial de comemorações pelos 90 anos da ADBLU e recordou o início da história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Blumenau em 1931. “Foi um período de festa e de muita reflexão para mim. É um momento de celebração e de gratidão. Não consigo imaginar os desafios enfrentados por aqueles que corajosamente iniciaram esta obra, com recursos escassos e com difíceis meios de locomoção, o principal combustível que movia o coração deste pequeno grupo era o amor pelas almas e o desejo intenso de viver a plena vontade de Deus”, destacou, recordando um pouco da história e citando o nome dos pastores que deram início a Igreja em Blumenau, incluindo a contribuição do pastor Nilton dos Santos e sua família. Também lembrou da sua participação nesta denominação desde a infância e na sua juventude, através dos cultos, da escola bíblica, dos grupos da Igreja e no envolvimento com a música. “Ainda hoje, eu e minha família continuamos a nos doar alegremente por esta causa e ajudando a construir esta história. Nossos norteadores são a oração e palavra e a ADBLU e Igreja tem a missão de cuidar e orar por todos da cidade e amar ao próximo”, concluiu, agradecendo aos vereadores que aprovaram esta proposição e aos presentes.

 

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, parabenizou os vereadores por esta oportunidade de comemorar os 90 anos de história da Igreja Assembleia de Deus na cidade. Citou um trecho bíblico, um versículo, que teve contato na sua caminhada de oito anos de trabalho no Cerene para destacar a importância do Evangelho na vida das pessoas. “Este versículo faz nos lembrar do que Deus é capaz de fazer. Deus faz que o solitário volte a morar em família. Esse trecho demostra a misericórdia e a ação Deus na vida de cada um que ouve o Evangelho, que tem a oportunidade de conhecer a Palavra de Deus. Essa palavra que transforma e que restaura. A Igreja Assembleia de Deus leva para os bairros da cidade essa palavra, dando a oportunidade de pessoas que, muitas vezes, não conversavam mais em casa ou estavam na dependência do álcool ou das drogas e tiveram o contato com o Evangelho tiveram suas vidas transformadas, restauradas e construíram um novo sentido a sua vida”, destacou, parabenizou e agradeceu o trabalho de 90 anos da Igreja Assembleia em Blumenau.

 

O vereador Jovino Cardoso Neto apontou que é um privilégio, enquanto membro da Igreja Assembleia de Deus, fazer parte desta história. Recordou da sua infância quando ia à igreja a pé por cerca a 8 km com sua família, mesmo diante das dificuldades financeiras. Apontou que a sua história com a Assembleia de Deus é de mais de 53 anos. Recordou os desafios que os presidentes anteriores tiveram, mas deixou seu agradecimento a esses que passaram e deixaram seus legados. Recordou da vinda do pastor Nilton dos Santos, atual presidente, a Blumenau no ano 2000. Falou que naquela época existia somente um templo, a Igreja no bairro Escola Agrícola. “Hoje visito todas as igrejas que são um cartão-postal para a cidade. Destaco a atuação dos obreiros da Igreja e dos pastores que tem representado e atuado para atender a sociedade. Eu sei o valor que a Assembleia de Deus tem na evangelização, na unidade das pessoas e no amor que a Igreja tem a todos nós”, ressaltou, parabenizando o trabalho social da Assembleia no município.

 

O parlamentar Marcos da Rosa deu seu testemunho e destacou o significado que a Igreja Assembleia de Deus tem em sua vida. Recordou da sua juventude quando participou de um culto na Assembleia de Deus na Itoupava Central, onde congrega até hoje. “ Lá eu entreguei a minha vida a Jesus Cristo e pude ter a alegria de trabalhar na Igreja como líder de jovens, depois como dirigente. Fazer parte da história é importante e ter sido encontrado pelo Evangelho e achado por Jesus. É um milagre o que Deus tem feito em minha vida. Estou aqui representando milhares de pessoas, que assim como eu, entraram na Assembleia de Deus e tiveram suas vidas transformadas”, enfatizou, dizendo que pela graça e misericórdia de Deus é que foi o vereador mais votado duas vezes e o quarto mais votado na última eleição. Além disso, teve a honra de estar como prefeito em exercício, como presidente da Casa e como vice-presidente da Casa.

 

O deputado estadual Ismael dos Santos fez um paralelo entre a história da fundação de Blumenau com fundação da Assembleia de Deus no município. Citou uma frase do fundador Dr. Blumenau, quando chegou em 2 de setembro de 1850 no Rio Itajaí Açu com 17 imigrantes luteranos. Apontou que o fundador já vinha enfrentado as primeiras dificuldades da colonização, inclusive com enchente e estava sendo desestimulado pelo sócio a prosseguir com o processo de colonização. “’Desistir é um verbo que eu nunca aprendi a conjugar. Neste chão plantarei flores e árvores frutíferas, e vamos transformar esta terra para a grandeza do Império brasileiro’. Quando eu olho para a história dos pioneiros que aqui chegaram eu imagino que devem ter feito uma declaração semelhante à de Dr. Blumenau diante das dificuldades, perseguições e desafios que a Assembleia vivenciava há 90 anos. Eles não desistiram, eles avançaram e perseveraram e por isso estamos aqui hoje celebrando esses 90 anos”, enfatizou.

 

O presidente da Assembleia de Deus de Blumenau e da Convenção das Igrejas Assembleias de Deus em Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, pastor Nilton dos Santos, agradeceu aos vereadores que votaram favoráveis à realização da sessão pela proposição da vereadora Silmara. Apontou que a Assembleia de Deus tem muito a mostrar e dizer nesses 90 anos de história completados no último dia 25. Fez uma comparação entre uma pessoa completar 90 anos e uma instituição. Ressaltou que a instituição passou por muitas experiências, lutas, dificuldades e vitórias. “Chegar aos 90 anos é uma façanha, como instituição estamos mais fortes. Além de contabilizar as conquistas do passado, a Igreja sonha em continuar a fazer a diferença na caminhada pela frente. Temos o propósito, a visão, a motivação e perspectiva de avançar e atingir toda a cidade, abrangendo todas as faixas etárias e camadas sociais, lutando para ser sal da terra e luz no mundo. Somos chamados a fazer a diferença e a enviar a mensagem transformado do Evangelho a toda a cidade e além-fronteiras”, destacou, citando algumas das ações, inclusive missionárias que a Igreja fez e faz e destacou a contribuição, dificuldades e legado dos pioneiros para que se pudesse chegar nesses 90 anos.

 

O pastor Samuel Lemos, falou representando os ex-pastores da ADBlu. Recordou que foi no início da década de 1930 que tudo começou. Apontou que naquela época até os dias de hoje Jesus Cristo tem ajudada a construir a história da Assembleia. “Havia aqui em Blumenau um grupo de irmãos vindo de diversas cidades, inclusive da Alemanha, que deram início a esta grande estrada. Foi aberta para que possamos dar continuidade, ressaltou, contando a história de seu pai pastor Antônio Lemos. “Nos anos 30, ele veio de Joinville para montar uma padaria e foi convidado para fazer parte do início desta obra, que após resistência, passou a entender o chamado de Deus para sua vida e se colocou à disposição na missão de Cristo e se tornou pastor. Um de seus grandes projetos foi a compra de um terreno e a construção de um templo que durou até a década de 1980”, lembrou, contando também sobre os anos seguintes.

 

A pastora Luiza Regina dos Santos, representando as mulheres e pastoras da Assembleia de Deus de Blumenau, citou algumas mulheres que marcaram a história da Igreja e citou alguns dos nomes dessas mulheres. Apontou que há pouco mais de 20 anos se mudou para Blumenau com sua família para fazer a diferença na ADBlu e continuar somando em prol do crescimento da obra de Deus. “Blumenau é uma cidade de mulheres corajosas, envolvidas no cuidado ao próximo, no doar seus bens, no servir ao próximo, mulheres que colocam seu coração naquilo que fazem e procuram semear a boa semente. Saber que somos a Igreja de Jesus nesta cidade traz uma responsabilidade de amar, zelar e cuidar deste povo, procurando levar a boa semente e a palavra que transforma”, ressaltou, reafirmando, juntamente com as mulheres de trabalho do Ministério Feminino Filhas da Graça, seu compromisso de continuar fazendo a obra de Deus com zelo e cuidado na vida das pessoas, sendo jovens, crianças, adultos ou idosos.

 

A sessão solene será reprisada nesta quinta-feira, dia 28, às 19h30 no canal 14 da NET e também está disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Veja Também!

Vídeo da sessão solene 

Fotos da sessão solene

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content