Comissão Legislativa que acompanha municipalização do Sesi visita instalações do Complexo

Os vereadores integrantes da Comissão Legislativa Temporária de Acompanhamento da Municipalização do Sesi visitaram as instalações do complexo na manhã desta quarta-feira (2) acompanhados do diretor do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther. O objetivo da visita foi conhecer as condições atuais da estrutura e verificar como o espaço pode ser utilizado pelo município. Veja aqui a galeria de fotos da visita.

O presidente da Comissão, vereador Alexandre Matias (PSDB), explicou que fez questão de convidar os vereadores integrantes da comissão para conhecerem toda a estrutura que compõe o complexo. “O Sesi não é somente o estádio e as quadras esportivas. É maior do que isso. Caso a municipalização de fato aconteça, o município precisará explorar esses espaços de todas as formas possíveis. Por isso é importante que a comissão que acompanha essa tratativa tenha noção do potencial de toda a estrutura”.

Para o vice-presidente da Comissão, vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL), é importante que a comunidade blumenauense continue usufruindo daquelas instalações, mas ressaltou sua preocupação com os custos, caso o espaço seja municipalizado. “O complexo tem, no total, quase 250 mil metros quadrados e mais de 100 funcionários que realizam a manutenção. Precisamos saber o custo total dessa manutenção”, alertou.

Já o vereador Ito de Souza (PL), relator da Comissão, assinalou que o espaço é amplo e poderia abrigar secretarias municipais, entidades e também a iniciativa privada, levantamento este que será feito pelo município. Além disso, sugeriu que a sede da Câmara de Vereadores seja naquele local. “Percebemos que há espaço para que no futuro seja realizado um projeto para transferir a sede da Câmara de Vereadores para esse complexo, fazendo com que o Legislativo saia do aluguel e tire o sonho da sede própria do papel”.

Abrigar parte da administração municipal também foi citado pelo vereador Marcelo Lanzarin (Podemos), líder do governo na Câmara e membro da Comissão, como forma de explorar o espaço, além de continuar sendo utilizado para a prática esportiva. “Blumenau não pode perder este que é um dos maiores complexos esportivos do Brasil. Por isso o município com o apoio dos vereadores está discutindo de que forma equalizar a conta para viabilizar economicamente essa municipalização”.

Para o vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), o espaço tem grande potencial econômico, mas precisará ser bem utilizado. “O complexo poderá trazer visibilidade e principalmente retorno financeiro para a cidade se utilizarmos esse espaço para eventos, especialmente esportivos. Estando tentando ver a viabilidade financeira para o município, e se houver essa viabilidade, será muito importante para a cidade”.

O vereador Mauricio Goll (PSDB) esteve junto com a comitiva conhecendo a estrutura e disse que ficou impressionado com o espaço disponível. “Verificamos nessa visita técnica que tem muitas áreas a serem aproveitadas, além de uma grande área verde. Agora é o momento de fazer o levantamento de quais secretarias poderiam ser transferidas para cá e verificar os custos desse processo”.

A próxima reunião da Comissão na Câmara ficou agendada para o dia 17 de junho, às 11 horas, no Plenário da Casa, com transmissão ao vivo pela TVL e redes sociais da Câmara.

A galeria de fotos da visita

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB