Escola do Legislativo da Câmara promove capacitação interna sobre qualidade no atendimento ao cidadão

A Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Blumenau está oferecendo, a partir desta quarta-feira (30) até sexta-feira (1°), a capacitação “Qualidade no Atendimento ao Cidadão”, voltada aos servidores da recepção, aos vigilantes e aos chefes de gabinetes. O treinamento constitui em embasamento teórico, juntamente com trabalhos em grupos e dinâmicas direcionadas para esse público-alvo com o palestrante Márcio Magalhães.

Alguns assuntos abordados durante os três dias da capacitação serão a forma de falar; como saber lidar com as emoções e saber lidar com as pessoas; como ter um atendimento cordial; saber ouvir e acalmar quem necessário seja, com postura e conduta exemplar; a como manter o ambiente de trabalho organizado e a realizar as atividades pertinentes de forma que contribua no todo na Câmara Municipal. O treinamento também vai trabalhar a importância de estar preparado psicologicamente e emocionalmente para receber os cidadãos; a ter preocupação com a aparência, mantendo uma vestimenta apropriada para o ambiente legislativo. Por fim, também vai abordar a importância da boa imagem do servidor público e seu papel na construção, preservação e renovação desta imagem; além de trabalhar a habilidade no atendimento a pessoas com deficiência.

“O objetivo principal deste treinamento é revigorar e reenergizar na mente dos participantes o quanto é importante os pequenos atos e pequenos gestos que refletem na imagem da Câmara e na imagem do servidor público. É importante a população entender que o trabalho feito na Câmara não se restringe somente às plenárias, mas diz respeito ao trabalho de todos os colaboradores, e isso é visto através do atendimento, pois a forma como esse atendimento é feito reflete na imagem geral que o cidadão vai levar da instituição pública”, explicou o palestrante, ressaltando a importância de trabalhar na capacitação não só os aspectos que envolvem a linguagem verbal, mas principalmente, as questões gestuais, de postura e de comportamento na inter-relação com o cidadão.

“A intenção é melhorar sempre mais a visão da Câmara diante do cidadão. Sabemos que temos colaboradores muito bons que atuam na Câmara, por isso queremos reforçar esses aspectos e lembrar de pontos importantes que com o passar do tempo acabam esquecidos, ainda mais depois de um período de pandemia. Nós sabemos que o Poder Legislativo acaba sendo como um para-choque da sociedade, sendo um local em que muitas pessoas acabam descarregando seus problemas e suas frustrações, por isso é preciso garantir um atendimento acolhedor das pessoas que recepcionam para com a comunidade em geral”, pontuou.

O ministrante Márcio Magalhães reforçou ainda que o treinamento também vai procurar resgatar a importância do servidor público para a cidade. “Às vezes, o próprio colaborador se questiona se a sua função é importante, por isso esse treinamento vai ajudar a entender como o servidor é essencial nesse processo para depois mostrar a importância que a Câmara tem para a sociedade”, concluiu.

Algumas recepcionistas da Câmara falaram das suas expectativas para a capacitação, lembrando que já tiveram um treinamento sobre esse tema há algum tempo e que esta oportunidade está servindo para reforçar os conhecimentos e aprender aspectos novos de como melhorar o atendimento ao cidadão. A recepcionista Carla Larsen Laus foi uma delas e opinou que é uma capacitação adequada e importante para estes novos tempos. “Eu acredito que sempre é bom uma reciclagem, pois a sociedade está em constantes mudanças de comportamento. Eu acredito que com essa capacitação vamos ter novas ideias e um novo olhar para o atendimento ao público”, apontou, acrescentando que depois de alguns anos trabalhando na Câmara já conhece os pontos fracos e outros que precisam ser reforçados, por isso, disse que é salutar a troca de experiências para entender quais as melhores orientações.