Escola do Legislativo promove palestras às servidoras em alusão ao Outubro Rosa

A Escola do Legislativo Fritz Müller promoveu nesta sexta-feira (8) ações alusivas ao Outubro Rosa voltadas às servidoras da Câmara de Blumenau. Palestras conduzidas por voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer foram realizadas pela manhã e à tarde, para permitir a participação de servidores dos dois turnos. As palestras, que também foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Câmara, tiveram como tema “Qualidade de Vida e a prevenção do Câncer”.

Marilena Carneiro e Silva, voluntária que conduziu a palestra no período vespertino, falou sobre a importância de as mulheres priorizarem a si mesmas e colocarem a própria saúde em primeiro lugar. Ressaltou a necessidade de as pessoas viverem melhor, comendo melhor e mantendo relações saudáveis para reduzir as chances de desenvolverem câncer, além de frisar a importância do auto-exame mensal das mamas e o exame preventivo anual ao câncer de colo do útero.

“Há algum tempo passei a não falar do câncer em si nas palestras. Isso sai na imprensa, as pessoas buscam no Google. Mas a mulher ter mais atenção à sua saúde, fazer o exame e também buscar o resultado, isso precisa ser reforçado. Entendo que se a mulher não se importa com isso, é por que ela não se ama. E por isso falo tanto de amor próprio. A prevenção ao câncer vem a partir da conscientização de que você é importante”, salientou Marilena.

Para a assessora da Escola do Legislativo, Patricia Turcati, a ação incentiva as servidoras a cuidarem mais de si. “Estamos muito preocupados em cuidar do nosso servidor. Todos nós estamos aqui para servir à população, mas também precisamos cuidar de quem cuida de nós, e a escolha da Rede Feminina para conduzir essas palestras é devido ao importante trabalho que elas desenvolvem em nosso município”, disse.

A ação da Escola do Legislativo ainda contou com a consultoria individual de beleza de uma consultora Mary Kay às servidoras do Legislativo.

A galeria de fotos do evento