Prefeito Mário Hildebrandt usa tribuna para pedir apoio dos vereadores a financiamento internacional de US$ 60 milhões

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), acompanhado da vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB), esteve na Câmara de Vereadores no início da sessão ordinária desta quinta-feira (22). Ele ocupou a tribuna para dar detalhes sobre o projeto de financiamento internacional que a Prefeitura está contratando junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para obras de infraestrutura urbana nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

O projeto de lei para a contratação dos investimentos, na ordem de US$ 60 milhões, foi entregue ao presidente da Casa, vereador Egídio Beckhauser (Republicanos). Em seu pronunciamento o prefeito pediu que a Câmara pudesse apreciar o projeto com celeridade. Do aporte total de recursos, o Município se compromete com uma contrapartida de US$ 12,5 milhões.

O prefeito explicou que para a área de saneamento básico, estão previstos US$ 21,6 milhões de dólares. Hildebrandt argumentou que esses recursos vão permitir a modernização e revitalização da Estação de Tratamento de Água – ETA II, com a ampliação e melhoraria da segurança operacional da captação da água. “Se não for possível a aprovação desse projeto, vamos buscar outra forma de recursos para garantir o novo modelo de captação e segurança operacional da nossa água tratada”, afirmou, assegurando a importância e a urgência das melhorias.

O prefeito explicou que a negociação do município com o Fonplata começou em outubro de 2017, quando ele visitou a sede da instituição, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Disse que a partir de 2018 o Município começou a estruturar o programa de investimento, sendo que a primeira carta-consulta foi submetida à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, em 2019. Destacou que por problemas na capacidade de pagamento do Município na época, a operação não foi aprovada.

Ressaltou que como o balanço orçamentário e financeiro de 2020 foi com superávit, uma nova carta-consulta pôde ser apresentada à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão vinculado ao Ministério da Economia, responsável pela apreciação dos projetos para captação internacional. A proposta de Blumenau será submetida à aprovação em agosto.

Os investimentos previstos para mobilidade são destinados à implantação do Corredor Estrutural Norte, com mais de 13 quilômetros de extensão em melhorias. O referido corredor inicia no final da Rua 2 de Setembro, incluindo o prolongamento da Rua São Valentim, seguindo com a reurbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann até a base da Polícia Militar Rodoviária, no início da Serra da Vila Itoupava. Os investimentos para esta área é de US$ 25,2 milhões. Lembrou que os corredores Leste e Oeste estão prontos e o Corredor Sul está em andamento.

Dentro das obras do Corredor Norte destacou a municipalização do trecho da rodovia SC-108, entre a Polícia Rodoviária e o elevado da Mafisa, que a Prefeitura já solicitou ao Governo do Estado. Observou que o modelo de mobilidade inclui pedestres, ciclistas, transporte de cargas, carros e motos.

O prefeito salientou que sob a sua gestão, a partir de 2018, foram feitos os ajustes necessários na administração gestão para que o Município tivesse condições de assumir e ter esse financiamento aprovado. “Fico feliz de chegarmos a esse momento, pois sei que esse pacote de obras fará muita diferença para a comunidade, seja no quesito da mobilidade, através do novo Corredor Norte, ou através das melhorias na captação de água, na ETA II”, ressaltou Mário Hildebrandt.

Encerrou pedindo o apoio dos vereadores. “Que possamos fazer uma cidade que inclua cada vez mais as pessoas, porque daí estaremos construindo um futuro melhor“, declarou.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio – Imprensa CMB