Prefeito pede apoio dos vereadores para aprovação de novo financiamento de R$ 160 milhões junto ao Banco do Brasil

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) ocupou a tribuna, na sessão desta terça-feira (10), para pedir apoio dos vereadores ao que chamou de mais uma jornada de investimentos em ações e obras. Trata-se de um financiamento junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 160 milhões, destinados as seguintes áreas: mobilidade urbana e qualificação viária; saúde; encostas e prevenção a desastres.

Ele veio à Câmara acompanhado da vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB) e de alguns secretários. Explicou que o colegiado presente estava à disposição para ajudar a esclarecer dúvidas e prestar mais informações aos parlamentares a respeito do financiamento.

Detalhou cada área em que os recursos serão aplicados, destacando as principais obras e projetos. Chamou a atenção que na área da saúde os investimentos contemplam um novo ambulatório geral no Bairro Badenfurt. Ressaltou que o novo espaço pode ser considerado um mini-hospital e que as obras na área de saúde juntas terão um investimento de R$ 7 milhões.

Na infraestrutura viária, o valor a ser investido soma R$ 118 milhões e inclui, entre outras obras, a reforma da Ponte Adolfo Konder, e o Parque Linear da Margem Esquerda.

Assinalou que assim como o financiamento captado junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), este financiamento apresentado ao Banco do Brasil só foi possível porque a Prefeitura teve sua situação financeira regularizada, o que permitiu à administração municipal o aval da União. “Passamos da nota C para A e o aval da União reduz a taxa de juros”, esclareceu.

Além de apresentar o projeto do novo financiamento, Mário Hildebrandt, falou das mensagens do Executivo protocoladas na Câmara, nesta terça-feira (10). Destacou a Mensagem 89, que institui o Conselho Municipal de Esportes. Dirigiu-se ao presidente da Casa, Egídio Beckhauser (Republicanos) para salientar que o conselho era um antigo pleito do parlamentar. “A pandemia nos mostrou ainda mais que a prática esportiva é uma ação de saúde”, observou.

Comentou também as mensagens que alteram o mapa de zoneamento de algumas áreas, como a Rua General Osório, que permitirá a ampliação da Cooper, e da Rua Bruno Ruediguer, onde estão sendo consolidados empreendimentos residenciais. Outras duas mensagens readequam a legislação urbanística, com a redução da faixa não-edificante. Uma das ruas é a Pedro Zimmermann, que terá uma redução da faixa de 15 para 10 metros.

Em seguida falou sobre o projeto de lei, aprovado pela Câmara na última quinta-feira, que autoriza o poder público a outorgar a concessão administrativa da Cervejaria Oficial da Oktoberfest Blumenau, e a cessão onerosa do direito de naming rights para o Biergarten, restaurante do mezanino do Biergarten, Boulevard Vila Germânica e Museu da Oktoberfest. Também apresentou os projetos dessas edificações e agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do projeto. Ao encerrar seu pronunciamento sancionou a lei, de número 9056/2021, junto à Mesa Diretora do Legislativo.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio – Imprensa CMB