Vereador suplente Sylvio Zimmermann assume cadeira no Legislativo e destaca compromisso com o desenvolvimento econômico e com a cultura

O vereador suplente Sylvio Zimmermann (PSDB) assumiu nesta terça-feira (19) uma cadeira na Câmara de Vereadores de Blumenau no lugar do vereador Alexandre Matias (PSDB), que está licenciado e tomou posse na última segunda-feira (18) como secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Após o juramento e a assinatura do termo de posse, Sylvio agradeceu, na tribuna, pessoas que lhe apoiaram na trajetória, em especial a esposa, familiares e outras autoridades que estavam presentes no plenário. Fez uma homenagem póstuma ao avô, que faleceu há poucos dias, frisando que sempre lhe apoiou e motivou.

Disse que ser diplomado pela terceira vez era um momento de muita felicidade, e sobretudo de humildade e de responsabilidade. Apontou que entende que a política tem como objetivo principal assegurar uma vida digna e feliz ao cidadão, e ressaltou o papel da Câmara de Vereadores perante o povo. “Nós escolhemos a política, uma ciência prática. Escolhemos participar ativamente das transformações da sociedade”.

Fez uma prestação de conta de sua atuação nos últimos meses, ressaltando que 15 meses atrás aceitou o desafio de criar a Secretaria de Concessões e Parcerias. Disse que antes disso foi preciso encerrar as atividades da Secretaria de Mobilidade Sustentável, missão na qual contou com o suporte do ex-secretário Paulo França, que faleceu no início do mês, e a quem prestou sua homenagem. Destacou os bons resultados que Blumenau apresenta na área de concessões, frisando que os recursos privados investidos em concessões públicas geram emprego e fortalecem o potencial econômico da cidade, em especial na área do turismo.

Relatou que retornou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde foi responsável por coordenar a política econômica da cidade em um cenário de pandemia. Falou que sente orgulho dos resultados, citando que Blumenau é a 10ª cidade do Brasil que mais gerou empregos em número absolutos no Brasil. Comentou ainda de avanços em outras áreas, como na abertura de novas empresas, atualização dos planos de Turismo e Desenvolvimento Econômico, ampliação do Programa Entra 21, entre outros.

Falou ainda sobre o retorno ao comando da Secretaria Municipal de Cultura, por um breve período, quando conseguiu, juntamente com a equipe da pasta, realizar a Conferência Municipal de Cultura, as eleições para o Conselho e dar posse aos novos conselheiros, entre outras ações. Agradeceu cada um dos servidores das secretarias onde trabalhou.

“Continuarei sendo voz daqueles que acreditam na nossa cidade e trabalham para que Blumenau seja bom lugar para viver, investir, trabalhar e fazer negócios. Continuarei sendo a voz da cultura e daqueles que constroem uma sociedade culturalmente rica e plural”, disse, acrescentando seus objetivos de atender a sociedade, ajudar a melhorar o ambiente econômico, valorizar quem trabalha e estender a mão a quem precisa.

Ao final, disse que não fugirá da missão partidária de fortalecer a representatividade da cidade nos âmbitos estadual e federal.