Menu

Presidente da Associação Viva Parkinson Blumenau fala das ações da entidade na tribuna livre

Presidente da Associação Viva Parkinson Blumenau fala das ações da entidade na tribuna livre

A Tribuna Livre da Câmara da sessão desta terça-feira (10) foi ocupada pela presidente da Associação Viva Parkinson Blumenau, Margit Mafra. A associação foi criada em outubro de 2020 com a finalidade de dar apoio aos pacientes com a Doença de Parkinson, um problema neurológico degenerativo e progressivo que não tem cura.

 

Ela falou das atividades desenvolvidas pela associação e reforçou o seu lema: Juntos somos mais fortes. Também manifestou gratidão pela declaração de utilidade pública em abril último. “O Mês da Tulipa Vermelha, instituído pela Câmara Municipal em 2021, ganhou um brilho ainda mais especial com a conquista, e vai abrir portas para que a associação possa obter recursos oficiais para a causa”, assinalou.

 

Atualmente a entidade beneficia de maneira direta e indireta 600 pessoas, entre indivíduos com Parkinson, familiares, amigos, cuidadores e parceiros. As atividades físicas são realizadas duas vezes por semana no ginásio-escola da Furb, devido ao crescimento do grupo. O programa “Superação Parkinson” foi desenvolvido especialmente para os portadores e vem apresentando excelentes resultados, principalmente nos sintomas motores.

 

Nos grupos de convivência diferentes ações promovem a integração das pessoas, estimulando a empatia e a aceitação da doença, contribuindo para a melhora de sintomas não motores como ansiedade e depressão. “Ainda temos grupos de fonoterapia que contribuem com a fala, comunicação e deglutição. Os encontros ocorrem na AABB que nos acolhe e oferece infraestrutura”, informou. Margit Mafra salientou que o trabalho feito em Blumenau se tornou referência não só no estado como no Brasil.

 

Ela também registrou o sucesso da primeira edição do evento Viva Parkinson dia 10/04 na Vila Germânica, que “só foi possível graças ao trabalho incansável de muitas mãos generosas e parcerias importantes, além da prefeitura e parlamentares desta Casa”. A dirigente renovou agradecimento a todos que colaboraram e apresentou um balanço financeiro da promoção, que arrecadou um total de R$ 22.602,00, valor que será integralmente aplicado na aquisição de materiais e equipamentos para a sala de atividades físicas.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content