Menu

Câmara de Vereadores homenageia time de jiu-jitsu feminino de Blumenau

Câmara de Vereadores homenageia time de jiu-jitsu feminino de Blumenau

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (30), no Plenário, sessão solene em homenagem à equipe feminina de jiu-jitsu de Blumenau, que foi campeã no geral por equipe dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no ano de 2018. A solenidade contou com as presenças do presidente da Casa Legislativa, vereador Egídio da Rosa Beckhauser (Republicanos), do vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), do secretário municipal de Esportes, Ricardo Echelmeier, além dos homenageados e dos convidados.

 

A sessão solene foi solicitada através do Requerimento 1551/2021, de autoria do vereador Professor Gilson (Patriota), aprovado pelos demais parlamentares em plenário. Na ocasião foi entregue ao treinador Jean Carlos Feijó a Moção de Louvor 96/2021, também de autoria do vereador Professor Gilson, destinada ao time. Um diploma alusivo à moção foi entregue a cada integrante da equipe e à comissão técnica. Algumas atletas não puderam se fazer presentes, como também o treinador Marcos Vinícius da Silva.

 

O vereador Professor Gilson lembrou das dificuldades orçamentárias do município na época, mas que não frearam a primeira participação da equipe nos jogos. Apontou que a Câmara não poderia deixar de fazer esta homenagem e se dirigiu às atletas. “Vocês atletas podem não ter hoje a dimensão da grandiosidade que foi essa primeira participação de vocês nos jogos e os desafios que enfrentaram, mas saibam que os seus nomes e esse momento vão ficar marcados na história e que serão lembrados sempre. Vocês servirão de exemplo para outras atletas que virão depois de vocês, isso é o empoderamento feminino. E vocês na primeira participação já conseguiram ganhar pelos seus talentos”, enalteceu, agradecendo a Secretaria de Esportes, os atletas e os treinadores. 

 

O secretário municipal apontou que o esporte precisa ser tratado com respeito e seriedade. Agradeceu aos vereadores por esta homenagem e ressaltou a importância dos parlamentares no envolvimento e no comprometimento com o esporte. “Ele não traz somente os resultados na conquista de troféus e medalhas, mas sim, traz benefícios para a questão social, na segurança, na educação e se faz necessário para o desenvolvimento de uma comunidade. Vocês atletas servem de exemplo e inspiração. Vocês abriram as portas da modalidade de jiu-jitsu nos Jogos Abertos de Santa Catarina, representando Blumenau, mas também abriram portas para outras modalidades se organizarem adequadamente e, principalmente, para que outras mulheres e crianças e adolescentes entendam que o esporte é um ótimo caminho para transformação da sociedade”, destacou, parabenizando as atletas, os treinadores e também os parlamentares pela homenagem.

 

O treinador Jean Carlos Feijó parabenizou mais uma vez as atletas pela conquista e pela história que vem fazendo no jiu-jitsu de Blumenau. Lembrou de 2018 quando o jiu-jitsu foi aprovado como modalidade no Jasc. Recordou que a equipe fez questão de lutar para estar na competição, mesmo com a falta de recursos para o esporte, lutaram em nome do esporte pela oportunidade de participar e mostrar o jiu-jitsu do município. “Vocês atletas mostraram isso com louvor. Eu agradeço o voto de confiança no nosso trabalho e a oportunidade de mostrar para a cidade. Vocês merecem estar em um espaço de grandiosidade dentro do jiu-jitsu. O que vocês fazem é indiscutível e nos enche de orgulho”, destacou. Apontou que vários atletas e professores de outras cidades quando vem visitar a academia se impressionam com a quantidade de mulheres que tem no tatame e como os alunos gostam de jiu-jitsu. “Isso é motivo de orgulho para nós. É um esporte de contato e de luta que por muito tempo foi discriminado. Hoje está ganhando espaço e estamos tendo a oportunidade de mostrar para a população o quão forte é o jiu-jitsu de Blumenau”, ressaltou, fazendo os agradecimentos ao colega de trabalho Marcos Cunha, aos vereadores e contando um pouco da história do jiu-jitsu no mundo e em Blumenau.

 

A atleta Joelma Cristina Nolasco Feijó falou representando as atletas da equipe de Jiu-Jitsu feminino de Blumenau. Disse que foi uma honra participar deste momento. Agradeceu aos vereadores Egídio Beckhauser e Professor Gilson por fazerem parte desta história e ajudarem a equipe a participar da competição. Também agradeceu às colegas atletas. “Nossa equipe era composta de nove atletas de diferentes idades. Todas fomos uniformizadas e lutamos com coração, por amor às artes marciais, juntamos recursos próprios, com apoio de empresas. Sempre vai permanecer a amizade deste grupo e vou recordar sempre os momentos que passamos juntas. O título e os momentos vão ficar marcados para a história das nossas vidas, para a história da cidade e do jiu-jitsu. Obrigada a todos que fizeram isso ter sido possível pela primeira vez.  Desde os meus nove anos sou atleta, de outras modalidades, e sempre foi meu sonho participar do Jasc. O jiu-jitsu me deu esta oportunidade e hoje estou com quase 40 anos e isso foi muito importante e especial para mim e vai ficar marcado na minha história. Trouxemos nove medalhas, além do título geral e foi muito mais do que nós imaginávamos”, salientou, falando ainda um pouco de como as atletas são discriminadas neste esporte e do quanto ela acredita que o jiu-jitsu empodera as mulheres.

 

O presidente da Casa Legislativa, vereador Egídio Beckhauser, disse que foi uma felicidade muito grande receber as atletas. Lembrou que em 2018, enquanto secretário de Esportes, foi acompanhar a competição dos Jogos Abertos, em Caçador. Apontou que ficou emocionado em ver os atletas do jiu-jitsu representando Blumenau e sem receber dinheiro algum. “Quando estiveram conversando comigo, junto com o vereador Professor Gilson, sobre a intenção de representar Blumenau, nós não tínhamos recursos, mas vocês insistiram que queriam ir mesmo assim, ter esta oportunidade de mostrar o esporte e representar a cidade. Os vereadores, inclusive o vereador Professor Gilson, sempre lutaram pelas demandas do esporte e participavam das competições. Aqui nesta Casa todos os vereadores apoiam, tem simpatia e sabem da importância do esporte. Como treinador sei que não é fácil a vida de atleta. Vocês são guerreiras, acabam abrindo mão da família e da vida social para se dedicar ao treinamento. O esporte exige esforço, dedicação e disciplina”, apontou, fazendo agradecimentos ao vereador Gilson, ao secretário municipal, ao prefeito Mário e aos atletas e aos técnicos que levam o nome de Blumenau. Falou dos benefícios do jiu-jitsu e pediu mais investimentos na modalidade e bolsa para os atletas.

 

A sessão solene será reprisada pela TVL neste sábado, dia 2, às 21h15 no canal 14 da NET, e também está disponível no YouTube.

 

Os homenageados

 

Integrantes da Equipe campeã do Jasc 2018

 

Atletas

Daniela Aparecida da Silva

Liandra Amabyle Tavares

Camila dos Santos Lima

Joelma Cristina Nolasco Feijó

Bárbara Santos de Lima

Dayane Aline de Souza

Leyci Ruth Elias

Thaiomara Radunz

Morgana Kayser de Oliveira

 

Treinadores da equipe

Jean Carlos Feijó

Marcos Vinícius da Silva Cunha

 

Veja Também!

O vídeo da Sessão Solene na íntegra

A galeria de fotos da Sessão Solene

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content