Menu

Câmara de Vereadores sedia solenidade da Alesc que homenageou 25 entidades e personalidades de Blumenau

Câmara de Vereadores sedia solenidade da Alesc que homenageou 25 entidades e personalidades de Blumenau

 

A Câmara de Vereadores de Blumenau sediou na noite da última sexta-feira (3) a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em homenagem a entidades, associações, personalidades e lideranças pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Adriano Pereira (PT), que atuou nos últimos 60 dias na Alesc, e foi aprovada por unanimidade pelos demais deputados catarinenses. Adriano Pereira é vereador blumenauense e estava licenciado do cargo para assumir o cargo na Assembleia.

 

A solenidade contou com as presenças do proponente da sessão, Adriano Pereira, e dos vereadores Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) e Professor Gilson de Souza (Patriota). Também estiveram presentes o comandante do 3° Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior e o diretor de Articulação e Relações Comunitárias da Prefeitura de Blumenau, João Francisco Beltrame, além de outras autoridades, homenageados, lideranças políticas, empresários, representantes de órgãos públicos e de entidades e representantes da sociedade civil.

 

No início da sessão o deputado estadual Adriano Pereira fez a entrega das homenagens a 25 entidades, personalidades e lideranças que se destacam em seus segmentos e prestam relevantes serviços ao município. Disse que fez questão de encerrar os 60 dias de sua passagem no parlamento catarinense trazendo a Assembleia Legislativa para Blumenau, sua terra natal, por meio da realização desta sessão solene na Câmara em reconhecimento ao trabalho social, solidário e voluntário realizado pelas entidades e personalidades. Esclareceu que existem diversas outras entidades existentes no município e que fazem um excelente trabalho, mas por uma questão regimental e de tempo não pôde convidar a todas. Apontou que todas estão representadas e são reconhecidas pelas indicadas. “A Assembleia Legislativa agradece ao trabalho, muitas vezes, voluntário e gratuito que vocês realizam e que tem o poder de multiplicar o bem, o amor ao próximo, a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e de fazer a diferença na vida de milhares de pessoas na cidade. Vocês doam o seu tempo, seu sorriso, seu amor, seu carinho e sua disposição para fazer alguém feliz, para socorrer alguém. Isso não tem preço. Meus parabéns a todas as entidades”, enfatizou, agradecendo a todos que lhe deram a oportunidade de representar por esse período a cidade, o Vale do Itajaí e o estado na Alesc.

 

O vereador Professor Gilson agradeceu e parabenizou o deputado Adriano que levou a representatividade de Blumenau para a Casa Legislativa catarinense nesses 60 dias, encerrando especialmente através dessa solenidade de homenagens. “Ele teve a grandiosidade de vir até a Câmara de Vereadores e fez voltar os olhos do Estado para as entidades de Blumenau, que fazem um trabalho maravilhoso, mostrando a referência que é Blumenau para Santa Catarina. Meu agradecimento ao deputado Adriano por ter lembrado das nossas instituições que fazem um excelente trabalho e peço a Deus que abençoe esses valorosos homens e mulheres para que continuem a contribuir e a fazer esses trabalhos em prol da cidade”, enalteceu.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) enalteceu a iniciativa do deputado Adriano Pereira em prestar homenagem a essas entidades. Apontou que a homenagem representa um pouco do muito que essas associações e entidades fazem pela cidade. “O que vocês fazem por essa cidade não tem preço, vocês dão o sangue pela cidade. Quero agradecer porque vocês são muito importantes para essa cidade e estão onde o poder público muitas vezes não consegue estar”, destacou.

 

O diretor de Articulação e Relações Comunitárias da Prefeitura de Blumenau, João Francisco Beltrame, representou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).  “As entidades aqui representadas, às vezes, conseguem fazer e chegar aonde o poder público não consegue, ou seja, vocês, dentro de suas áreas, conhecem como ninguém a realidade, as fragilidades da comunidade, muitas vezes mais do que um deputado, vereador, governador, prefeito, porque vocês estão vivenciando o dia a dia e participando ativamente do   cotidiano da comunidade”, apontou, parabenizando o deputado pela iniciativa e apontando que a solenidade foi uma forma de demonstrar para o Estado que Blumenau é uma cidade diferenciada, com pessoas qualificadas e que se dedicam a buscar o melhor para os munícipes.

 

O ex-vereador Vânio Francisco Salm falou em nome dos homenageados. Disse que ficou honrado em receber a homenagem e agradeceu à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e ao deputado Adriano Pereira. “Esse é um momento especial da minha vida, da minha família e da minha comunidade. Conheço o Adriano Pereira há muito tempo e sei do seu trabalho dedicado realizado como vereador e nesses 60 dias como deputado, em especial às comunidades e aos mais carentes”, reconheceu. Destacou também a importância das entidades que foram homenageadas pelo parlamentar. “Todas as entidades, representantes de órgãos públicos e personalidades homenageadas têm uma história de amor e dedicação aos blumenauenses. Blumenau fica melhor graças ao trabalho realizado por cada um de vocês, das suas diretorias, dos seus colaboradores e das famílias que se envolvem no trabalho realizado com carinho e afeto todos os dias.  Vocês são extraordinários”, enfatizou, citando algumas das entidades e associações que foram homenageadas. 

 

Em nome das entidades homenageadas, o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau, Gilson Jorge da Silva, agradeceu ao deputado pela homenagem. Apontou que o que move a cada uma das entidades é a força e enalteceu o trabalho das mesmas. “O que seria da comunidade se não fossem essas associações que fazem um trabalho belíssimo, que acolhem, socorrem e ajudam tantas pessoas que precisam de algo a mais?”, enalteceu, falando da parceria com o vereador e deputado. Informou que a Apae de Blumenau tem 57 anos de existência e atende cerca de 600 alunos. “O trabalho da Apae é de extrema qualidade e hoje somos referência no Estado e somos uma das melhores do Brasil. Isso nos orgulha e aumenta ainda mais a minha responsabilidade enquanto presidente em fazer a entidade crescer e evoluir cada dia mais”, pontuou.

 

Também em nome dos presentes e dos homenageados, o comandante do 3° Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior, agradeceu a homenagem do parlamento catarinense feita pelo proponente Adriano Pereira. “O deputado e vereador tem essa determinação por ajudar o próximo, de se colocar no lugar do outro e ir buscando sempre soluções para comunidade. É muito bom ter essas duas Casas Legislativas, a Câmara e a Alesc, como parcerias do Corpo de Bombeiros”, enalteceu. Parabenizou a iniciativa do parlamentar e falou da honra que é estar compartilhando essa homenagem do Batalhão do Corpo de Bombeiros ao lado de outras entidades e associações que prestam importantes serviços para o município. “Eu fico muito feliz e honrado de estar também representando uma instituição como a do Corpo de Bombeiros, que é uma grande responsabilidade, ainda mais ao lado dessas importantes personalidades e entidades homenageadas que fazem um valoroso trabalho na cidade. Nós enquanto instituição pública e poder público temos a obrigação de prestar o serviço, mas também temos os bombeiros comunitários, que são pessoas da comunidade que são capacitadas para trabalhar juntamente conosco, e que nos ajudam a prestar atendimento e a melhorar a qualidade do serviço que prestamos para a população. Esses voluntários têm o mesmo espírito de altruísmo, de se preocupar com o outro, algo que observamos nos homenageados”, destacou o comandante, enaltecendo que o Corpo de Bombeiros de Blumenau é referência não só para o Estado, mas também para o Brasil, inclusive citou que dois bombeiros com cães da cidade estão em Pernambuco prestando apoio e ajuda à comunidade daquele estado. Também enalteceu o pioneirismo do Corpo de Bombeiros de Blumenau no Brasil na prestação do atendimento pré-hospitalar.

 

Personalidades e entidades homenageadas:

Corpo de Bombeiros de Blumenau – 3º Batalhão de Bombeiros Militar, representado pelo comandante do Batalhão, Jorge Artur Cameu Júnior – Pelos relevantes serviços prestados, objetivando salvar vidas e atender com urgência todos os chamados e pedidos de socorro que os compete.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau, representada pelo presidente, Gilson Jorge da Silva – Pelos relevantes serviços prestados em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em Blumenau.

Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), representada pela vice-presidente, Iara Schulte –  Pelos relevantes serviços prestados em prol das pessoas com deficiência física.

Associação Pró-Solidariedade e Vida Bom Pastor, representada pelo coordenador, Evandro Ribeiro – Pelos relevantes serviços prestados em prol do município de Blumenau através da cozinha comunitária que abrange cerca de 60 famílias carentes e idosos de baixa renda, bem como atendendo moradores de rua, com acolhimento e alimentação.

Casa de Acolhida São Felipe Néri, representada pela senhora, Marisley Vivian das Neves; – Pelos relevantes serviços prestados em prol das crianças e adolescentes no período de contraturno escolar no bairro Velha Grande, no município de Blumenau.

Associação Assistencial Lar Betânia, representada pelo presidente, Orlando Mattos Júnior; – Pelos relevantes serviços prestados através da modalidade Educação Infantil no município de Blumenau, em especial atendendo famílias carentes.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, representada pela vice-presidente, Jandira Aparecida Ribeiro Pavesi; – Pelos relevantes serviços prestados em prol das mulheres com câncer de colo de útero, pela realização de diagnóstico precoce do câncer de mama e apoio às pacientes mastectomizadas.

Ex-prefeito de Blumenau, período 1997 a 2004, e ex-deputado federal, Décio Lima, representado pela neta, Ana Luiza de Lima Forest; – Pelos relevantes serviços prestados como Prefeito (1997- 2004) e Deputado Federal sempre trabalhando em prol do desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e do município de Blumenau.

Ex-deputada estadual, período de 2003 a 2019, Ana Paula Lima, representada pela neta, Ana Luiza de Lima Forest; – Pelos relevantes serviços prestados como Deputada Estadual (2003-2018) sempre trabalhando em prol do desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e do município de Blumenau.

Vânio Francisco Salm – Pelos relevantes serviços prestados como líder comunitário, religioso e como vereador da cidade de Blumenau de 2009-2012.

Associação Blumenauense de Clubes Culturais Desportivos e Sociais, representada pelo presidente, Paulo Sérgio de Almeida – Pelos relevantes serviços prestados em prol dos Clubes de Caça e Tiro e Sociedades de Blumenau e a manutenção da cultura e das tradições.

Associação Sorrir para Down, representada pela presidente, Renata Vartani Dalmoro; – Pelos relevantes serviços prestados em prol das pessoas portadoras de síndrome de down.

Instituto Família Feliz, representado pelo presidente, Marciano Pering; – Pelos relevantes serviços prestados em prol de jovens e adultos dependentes químicos, através do acolhimento e trabalho social.

Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), representada pela coordenadora, Zeli de Fátima de Sousa Cecilho; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da inclusão social do deficiente visual.

Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), representado pelo presidente, Denio Alexandre Escottini; – Pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento e integração do deficiente auditivo.

Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (Aconseg Blumenau), representada pela fundadora e presidente de honra, Salete Sbardelatti; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da segurança pública no município.

Centro de Educação Infantil Amiguinho Feliz, representado pela fundadora e presidente por 40 anos, Ursúla Trude Richter; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da atividade realizada com crianças e adolescentes, em especial a educação infantil.

Associação Voluntárias de São Roque (ONG São Roque), representada pelo presidente, Carlos Alberto Geworoski; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da Educação Infantil e no Programa Jornada Ampliada, incluindo crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em período de contra turno escolar.

Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Blumenau (Asaprev), representada pelo presidente, Hildo Mário Novaes; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da assistência aos Aposentados e Pensionistas de Blumenau.

Associação Viva Parkinson, representada pela presidente, Margit Mafra; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da qualidade de vida das pessoas com Parkinson e seus familiares.

Associação Dona Lúcia, representada pela senhora Lúcia Wesphalt; – Pelos relevantes serviços prestados em prol dos animais de rua, vítimas de maus tratos e da causa animal em Blumenau.

Associação Protetora dos Animais de Blumenau (Aprablu), representado pelo presidente, Leandro Alves da Silva; – Pelos relevantes serviços prestados em prol do bem-estar animal, bem como em prol dos animais de rua vítimas de maus tratos e da causa animal em Blumenau.

Sociedade Casa da Esperança, representada pela presidente, Elizabeth Rebellato; – Pelos relevantes serviços prestados em prol de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, no bairro da Glória em Blumenau.

Associação de Pais, Amigos e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), representada pela vice-presidente, Edna Esmeraldino; – Pelos relevantes serviços prestados com o objetivo de promover a autonomia do portador de Mielomeningocele, visando atingir este objetivo em todas as esferas, biopsicossociais.

Grupo Assistencial de Apoio (CVV), representado pela voluntária, Judite Hennemann Bertoncini; – Pelos relevantes serviços prestados em prol da valorização da vida e prevenção do suicídio.

 

 

Veja Também!

Vídeo da sessão solene 

O álbum de fotos da sessão solene

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) | Fotos: Solon Soares | Agência ALESC

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content