Câmara Mirim aprova dois requerimentos na sessão dessa segunda-feira

A Câmara Mirim realizou na tarde desta segunda-feira (16) a sexta sessão ordinária da Legislatura 2022. Além da aprovação da ata da reunião anterior a Câmara Mirim também aprovou dois requerimentos. Os pequenos parlamentares receberam os vereadores mirins suplentes Letícia Aparecida Seberino Pereira e Caio Cesar Rozenski Sedrez, que usaram a tribuna livre.

A estudante Letícia Aparecida, vereadora mirim suplente, representante da Escola Estadual de Educação Básica Lothar Krieck, falou sobre o desafio de ser mulher e do quanto ainda, a mulher é pouco valorizada, destacando o Dia das Mães, comemorado nesse mês. Parabenizou todas as mães do Pais e da cidade, ressaltando o quanto as mulheres são guerreiras e trabalhadoras, mães de força, e que muitas foram oprimidas durante muito tempo. Destacou que ainda há quem acha que mulher não é tão capaz quanto o homem. Disse que por isso há ainda muitos casos de machismo, feminismo e assédio. Ao final de seu pronunciamento pediu à Câmara Mirim para dar uma salva de palmas às mulheres guerreiras.

Caio Cesar, representante da Escola Básica Municipal Oscar Unbehaun, relatou um problema da sua escola, que tem alunos e professores com deficiência auditiva. Disse que está faltando professores e auxiliares de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para melhorar a comunicação dessas pessoas com os demais alunos e vice-versa. Disse que isso não deveria estar acontecendo já que a escola Oscar Hubehaun é bilíngue em Libras. Afirmou que as crianças surdas se sentem isoladas no recreio. Solicitou mais professores ou intérpretes para que a comunidade escolar possa se comunicar com os alunos deficientes auditivos.

Em seguida os vereadores mirins também usaram a tribuna livre para os seus pronunciamentos. Depois os dois requerimentos foram colocados em votação.

A próxima reunião da Câmara Mirim será dia 30 de maio, com início às 9 horas, no Plenário da Casa.

REQUERIMENTOS:

Requerimento 18/2022, de autoria da vereadora mirim Amanda Eduarda Ferreira, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de reformar o telhado do ginásio de esportes da ECIM Cel. Pedro Christiano Feddersen. O pedido se faz necessário tendo em vista que o telhado da quadra de esportes está com buracos e aberturas, então em dias de chuva os alunos não podem utilizar a quadra.

Requerimento 19/2022, de autoria do vereador  mirim Yuri Mendes Cobos Balint, requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de reformar o piso das salas de aula da E.E.B. Prof. Lothar Krieck. O pedido se faz necessário tendo em vista que existem pisos quebrados, tendo chances de ocorrer acidentes com alunos e professores.