Menu

Câmara Mirim aprova nove requerimentos na quarta reunião do ano realizada nesta segunda-feira

Câmara Mirim aprova nove requerimentos na quarta reunião do ano realizada nesta segunda-feira

A Câmara Mirim de Blumenau se reuniu na tarde nesta segunda-feira (18), no Plenário, para a quarta sessão da Legislatura 2022. Os mirins aprovaram a ata da sessão anterior e nove requerimentos, que pedem por colocação de faixas de segurança, semáforos, construção de passarelas e calçadas em ruas de acesso às escolas. Outros requerimentos solicitam a cobertura de quadras de esportes, revitalização de biblioteca escolar, oferta de almoço para alunos carentes poderem participar das atividades de contraturno e disponibilização de profissionais para prestarem apoio psicológico aos estudantes.

 

No início da sessão o vereador mirim suplente, Mateus Jorge Calegário, ocupou a tribuna, como visitante. Representante da Escola Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim, ele falou sobre o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio. Destacou que a data e o tema ainda são desconsiderados. Disse que é uma data para pensarmos sobre as questões ambientais e no nosso modo de consumo. Esclareceu que celebrar a data não significa ajudar o meio ambiente apenas no referido dia, mas reconhecer que é preciso cuidar dele diariamente. Criticou que a reciclagem não ocorre em todos os espaços e que a coleta seletiva na cidade é irregular.

 

Em seus pronunciamentos os parlamentares mirins titulares falaram sobre assuntos diversos. Entre eles, destacaram-se temas como menstruação e pobreza menstrual, o alerta sobre a dengue em Santa Catarina, educação domiciliar, qualidade da merenda escolar, Dia Nacional do Livro Infantil e a importância da leitura.

 

Após a discussão e aprovação dos requerimentos o presidente da Câmara Mirim, Yuri Mendes Cobos Balint, convocou os pequenos parlamentares para a próxima reunião, que será realizada dia 2 de maio, às 9 horas, no Plenário do Legislativo.

 

Requerimentos aprovados:

 

Requerimento N° 7/2022 – De autoria da vereadora mirim Beatriz Caroline de Andrade, que solicita providências para fiscalizar e, se for o caso, determinar a construção de calçadas seguras e em bom estado na Rua Plátano, via de acesso escolar à EBMB Professora Hella Altenburg. O pedido se faz necessário tendo em vista que alunos, professores e demais pessoas correm risco de vida ao percorrerem esse trajeto, pois andam em meio a carros, motos, vans e outros veículos de locomoção”.

Requerimento N° 8/2022 – De autoria do vereador mirim Johann de Souza Klayn, que solicita providências no sentido de construir uma passarela da EEB Pedro II à sua quadra de esportes. O pedido se faz necessário tendo em vista que mesmo tendo uma faixa de pedestres, muitos alunos e também motoristas não a respeitam, o que pode acabar causando acidentes”.

Requerimento N° 9/2022 – De autoria do vereador mirim Matheus Byan Nowasky, que solicita providências no sentido de pavimentar a Rua Luiz Krutsh. O pedido se faz necessário tendo em vista que os alunos, professores e moradores do bairro Fortaleza e Fortaleza Alta precisam passar todos os dias por essa estrada de barro. Além disso, perto dessa rua está localizado o Hospital Universitário da FURB, onde também está localizado o AG da Fortaleza enquanto o prédio antigo está passando por reformas. Sendo assim, muitos mais carros e pessoas se locomovem por esta rua.

Requerimento N° 10/2022 – De autoria do vereador mirim Matheus Byan Nowasky, que solicita providências no sentido de construir uma cobertura para a quadra de esportes da EBM Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim, localizada na Rua Luiz Krutsh, Bairro Fortaleza Alta. O pedido se faz necessário tendo em vista que em dias chuvosos os alunos de educação física não podem praticar esportes, o que é importante para a saúde e para a qualidade de vida.

Requerimento N° 11/2022 – De autoria da vereadora mirim Amanda Eduarda Ferreira, que solicita providências para ofertar almoço para alunos necessitados, para que assim possam participar dos projetos no contraturno. O pedido se faz necessário tendo em vista que há muitos projetos de reforço no contraturno, porém nem todos os alunos podem participar pela falta de almoço.

Requerimento N° 12/2022 – De autoria da vereadora mirim Amanda Eduarda Ferreira, que solicita providências para disponibilizar profissionais para auxiliar alunos em questões psicológicas. O pedido se faz necessário tendo em vista que ajudará o aluno tanto na escola, nas atividades pedagógicas, quanto na vida pessoal.

Requerimento N° 13/2022 – De autoria da vereadora mirim Raphaela Eichstaedt de Siqueira Pereira, que solicita providências para revitalizar o espaço da biblioteca da EEB Padre José Maurício. O pedido se faz necessário tendo em vista que o trabalho realizado num espaço adequado, com material apropriado e um profissional especializado para auxiliar os alunos é essencial para atender as necessidades dos usuários desse espaço.

Requerimento N° 14/2022 – De autoria do vereador mirim Johann de Souza Klayn, que solicita providências no sentido de que seja feita a fiscalização e instalação de semáforos e radares ao longo da Rua República Argentina, onde se localiza o AG Centro. O pedido se faz necessário tendo em vista que a via possui poucos semáforos e muitos motoristas passam acima do limite de velocidade permitido, colocando a sua vida e de outras pessoas em risco.

Requerimento N° 15/2022 – De autoria da vereadora mirim Maria Eduarda Coelho, que solicita providências para cobrir a quadra externa da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. O pedido se faz necessário tendo em vista que em tempos de calor e chuva não é possível fazer o uso da quadra.

 

Veja Também

 

O álbum de fotos da reunião ordinária

O vídeo da sessão ordinária na íntegra 

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content