Cerca de 40 pessoas participam de evento da Câmara em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

A Câmara de Vereadores realizou na manhã desta sexta-feira (19), no Plenário, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nessa data. A iniciativa e organização da programação foi do gabinete da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e da Escola do Legislativo Fritz Müller, e contou com o apoio de diversas entidades e empresas.. Cerca de 40 pessoas participaram do evento, que contou com um público de mulheres empreendedoras de diversas entidades e empresas, mentoras, representantes de entidades, as vereadoras Cristiane Loureiro e Silmara Silva Miguel (PSD), servidoras do Legislativo e público em geral.

O evento iniciou com um “Café de Negócios” e em seguida contou com a abertura pela assessora da Escola do Legislativo, Patricia Lopes Turcati. “O evento traz a valorização da mulher empreendedora. Precisamos incentivar as mulheres para que cada vez mais elas ocupem os seus lugares dentro do mercado de trabalho”, destacou.

Em seguida, a vereadora Cristiane Loureiro expôs o Projeto de Lei 8.411/2021, de autoria dela e que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, no período em que incidir o dia 19 de novembro. “Propusemos esta lei, que promove a Semana do Empreendedorismo Feminino, e este evento é pensando para valorizar as mulheres que estão no mercado de trabalho, pois sabemos que é uma conquista diária. As mulheres têm buscado cada dia mais seu lugar e precisamos estimulá-las, por isso criamos esta data”, enfatizou. A vereadora Cristiane ainda informou que a lei foi instituída recentemente e por isso não foi possível organizar a programação da semana, mas a intenção é de que no próximo ano isso possa acontecer. “Este ano estamos com esta programação especial trazendo grandes mulheres que já fazem um bom trabalho na cidade, que já são reconhecidas e que estão buscando seu espaço”, finalizou.

A vereadora Silmara Silva Miguel, vice-presidente da Câmara, deu boas vindas às mulheres e demais participantes. “Como vereadoras, também estamos vivenciando uma experiência como empreendedoras, administrando o gabinete, administrando as demandas da cidade. As histórias contadas aqui nas palestras mostram como é importante nos apoiarmos. Neste evento cada uma está emprestando sua história, contando a sua experiência e dando apoio uma a outra para seguir adiante”, destacou, colocando a Casa Legislativa à disposição de todas.

A programação foi bem extensa e teve palestras de empresárias da cidade, entre elas a vice-presidente da Acib, Christiane Schildwachter Buerger, que abordou sua trajetória profissional, bem como sua atuação junto à entidade empresarial e um breve histórico da entidade. Ela ainda falou sobre o Grupo Mulheres do Brasil e trouxe dados sobre as mulheres no mercado de trabalho.

Outra palestra foi da empreendedora digital Joice Corrêa, que abordou o empreendedorismo digital, contando um pouco da sua trajetória como empreendedora na assessoria do marketing digital. “A ideia foi trazer uma inspiração para quem está começando, também para quem está há muito tempo e está querendo desistir. Eu acredito que este apoio entre as mulheres é muito importante, porque sabemos dos desafios dos empreendedores, principalmente das mulheres com as quais existe um maior preconceito. Acredito ser de fundamental importância passar a nossa história como inspiração para ajudar outras pessoas”, destacou.

A programação também contou com a apresentação do Projeto Mazzi Mulher – Todo botão poderá se transformar em rosa” pela idealizadora e mentora Muriel Mazzi, empreendedora, advogada e CEO da Mazzi Marcas e Patentes. Ela explicou a motivação do slogan do projeto sugerindo que toda mulher empreendedora começa pequena como um botão, mas com o suporte adequado e o conhecimento necessário vai se transformar em rosa. “Nós queremos transmitir através do projeto a formação de um jardim de empreendedoras. Este evento foi essencial para que todas as mulheres se permitissem florescer. Acredito que isso foi um marco para o município na área do empreendedorismo feminino. Acontece de às vezes termos alguma necessidade e de não sabermos onde buscar auxílio. E é neste sentido de união e de confraternização que trocamos experiências, fazendo networking e trocando contatos”.

Houve ainda uma roda de conversa sobre empreendedorismo feminino, que além das empresárias palestrantes, teve as presenças da coordenadora do Núcleo Mulher Empreendedora da Ampe, Giselle Gobetti, e da representante da diretora do Pró-MEI, Susete Novaes.

Apresentação de dança, com o tema empreendedorismo, pela mentora e professora universitária Maioí Cristina Werner Bacca, e uma oficina sensorial com a representante da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, Eliane Luchini, também fizeram parte do evento.