Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar apresenta resultados do trabalho da instituição ao Legislativo

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, o tenente coronel Cleber Pires, ocupou a tribuna livre, na sessão desta terça-feira (13) para apresentar os resultados da atuação da Polícia Militar no município referente ao primeiro semestre do ano. Ele destacou que o 10ºBPM tem uma corregedoria forte e atuante para que as ações sejam todas realizadas dentro da legalidade.

Disse que o excelente trabalho da instituição deve-se acima de tudo a equipe de 200 policiais, que diuturnamente, por 24 horas, faz a segurança da população blumenauense. Assinalou que, além de apresentar as principais ações para o Legislativo e para a população, também veio à tribuna dar um feedback para os requerimentos formalizados à PM pelos vereadores.

Destacou a parceria com a Prefeitura, por meio do Serviço de Abordagem Social. Disse que foram intensificadas as abordagens nas ruas, para que além de oferecer acolhimento, essas pessoas sejam identificadas, buscando evitar que elas cometessem irregularidades. Disse que a pedido da Seterb a PM está realizando rondas nos terminais urbanos, marcando presença junto com a Guarda Municipal.

Ressaltou como uma importante atuação desde o início do ano, a ronda nas escolas em todas as regiões do município. Disse que a PM está em tratativas com a Semed para realizar novas ações junto às escolas com o obejtivo de criar uma rede de segurança escolar.

Comentou também sobre a capacitação aos policiais, enfatizando que 100% do efetivo operacional será habilitado para o uso do Fuzil T-4. Disse que a instituição quer mobilizar o empresariado e pediu o auxílio da Câmara para que o armamento seja adquirido para todas as guarnições de Blumenau.

Apresentou um breve relatório da atuação do 10 º BPM em números. Informou que foram apreendidas 41 armas e que isso é resultado da abordagem constante de pessoas na ruas.

A PM apreendeu também 410 kg de drogas. O comandante apontou que essa grande quantidade significa também um grande consumo na cidade. No primeiro semestre a PM prendeu 1.115 pessoas, envolvidas com tráfico, furtos, roubos e violência doméstica. Também foram realizadas 29 operações móveis em todos os bairros, criando a sensação de segurança. Houve 19.200 ocorrências atendidas, o que dá uma média de 100 por dia. O tenente-coronel explicou que nesses números estão inclusos os atendimentos de acolhimento. Explicou que essas ocorrências geraram 2.912 boletins de ocorrência (BOs), o que dá sequência à investigação.

Pires também demonstrou dados sobre a redução de crimes no período. Disse que foram 4% menos roubos em relação ao semestre anterior e destacou que é uma redução que vem acontecendo há cinco anos. A diminuição de furtos foi de 15% e os casos de violência doméstica tiveram uma queda de 37%. Casos de letalidade violenta (homicídios, latrocínios e confrontos com a Polícia) houve uma redução de 46%. Ressaltou os 572 atendimentos pela Rede Catarina, enfatizando que a diminuição nos casos de violência doméstica deve-se muito ao trabalho desse setor.

Por fim relatou os requerimentos formais dos vereadores que foram atendidos, como ronda em praças, nos estacionamentos próximos do Centro de Vacinação da Vila Germânica, em locais abandonados, no Hospital Universitário, e também nos hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina. “Nosso atendimento aos vereadores é permanente e constante, independente de partidos e ideologias”, observou.

Encerrou o pronunciamento citando Confúcio: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”, para reforçar que a Polícia Militar está todos os dias fazendo um pouco pela segurança da população. Afirmou que a Câmara e a cidade poderão sempre contar com o 10º Batalhão da Polícia Militar.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio – Imprensa CMB