Menu

Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros explica aos vereadores impossibilidade de instalar uma base operacional na Velha Grande

Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros explica aos vereadores impossibilidade de instalar uma base operacional na Velha Grande

Na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (26), o tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, ocupou a tribuna livre. Ele veio explicar o porquê de não instalar uma base operacional no momento na Velha Grande, conforme tem sido solicitado pela Câmara de Vereadores.

Explicou que a instituição tem procurado um terreno público para uma possível construção, mas que não obteve êxito. “Entendemos que é necessário que na região da Velha tenha pelo menos uma guarnição de combate a incêndios”.

Destacou que a instituição sofre um grande problema que é a falta de efetivo. Anunciou que durante a temporada de verão possivelmente terão que fechar a base sediada no Bairro Garcia, para reforçar a operação veraneio no litoral.

“Esse ano teremos que deslocar mais efetivo de Blumenau para a operação veraneio. O Corpo de Bombeiros não é de Blumenau, nem do Vale do Itajaí. Ele é do Estado de Santa Catarina e entendemos que a demanda é maior no litoral na temporada de verão”.

Explicou que o orçamento para 2020 previu recursos para a aquisição de um terreno para construir a base operacional para a região da Velha. “Porém, enquanto não tivermos o terreno, não vamos colocar a base de forma improvisada, porque o precário fica definitivo. Queremos prestar o serviço de forma adequada”, afirmou Mombelli, assegurando que não quer correr esse risco.

Ressaltou que o 3º Batalhão de Bombeiros Militar tem 61 anos de existência e atende a 14 municípios da região que vai de Brusque a Apiúna. Também destacou que a corporação é referência para o Brasil e que por isso a guarnição foi uma das primeiras a ser chamada para atender a tragédia de Brumadinho.

Destacou ainda que a corporação é a segunda com mais atividades técnicas, só perdendo para Florianópolis, porque a capital tem o dobro do efetivo em relação a Blumenau. Garantiu que em demanda operacional o 3º Batalhão é o maior do Estado.

Assinalou que sente a parceria da Câmara de Vereadores e afirmou que fica muito tranquilo porque sabe que pode contar sempre com o apoio do Legislativo de Blumenau.

O presidente Marcelo Lanzarin agradeceu os esclarecimentos e enfatizou o trabalho de referência desenvolvido pela corporação.

 

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content