Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros explica aos vereadores impossibilidade de instalar uma base operacional na Velha Grande

Na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (26), o tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, ocupou a tribuna livre. Ele veio explicar o porquê de não instalar uma base operacional no momento na Velha Grande, conforme tem sido solicitado pela Câmara de Vereadores.

Explicou que a instituição tem procurado um terreno público para uma possível construção, mas que não obteve êxito. “Entendemos que é necessário que na região da Velha tenha pelo menos uma guarnição de combate a incêndios”.

Destacou que a instituição sofre um grande problema que é a falta de efetivo. Anunciou que durante a temporada de verão possivelmente terão que fechar a base sediada no Bairro Garcia, para reforçar a operação veraneio no litoral.

“Esse ano teremos que deslocar mais efetivo de Blumenau para a operação veraneio. O Corpo de Bombeiros não é de Blumenau, nem do Vale do Itajaí. Ele é do Estado de Santa Catarina e entendemos que a demanda é maior no litoral na temporada de verão”.

Explicou que o orçamento para 2020 previu recursos para a aquisição de um terreno para construir a base operacional para a região da Velha. “Porém, enquanto não tivermos o terreno, não vamos colocar a base de forma improvisada, porque o precário fica definitivo. Queremos prestar o serviço de forma adequada”, afirmou Mombelli, assegurando que não quer correr esse risco.

Ressaltou que o 3º Batalhão de Bombeiros Militar tem 61 anos de existência e atende a 14 municípios da região que vai de Brusque a Apiúna. Também destacou que a corporação é referência para o Brasil e que por isso a guarnição foi uma das primeiras a ser chamada para atender a tragédia de Brumadinho.

Destacou ainda que a corporação é a segunda com mais atividades técnicas, só perdendo para Florianópolis, porque a capital tem o dobro do efetivo em relação a Blumenau. Garantiu que em demanda operacional o 3º Batalhão é o maior do Estado.

Assinalou que sente a parceria da Câmara de Vereadores e afirmou que fica muito tranquilo porque sabe que pode contar sempre com o apoio do Legislativo de Blumenau.

O presidente Marcelo Lanzarin agradeceu os esclarecimentos e enfatizou o trabalho de referência desenvolvido pela corporação.

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB