Comissão da Câmara conhece programação de comemoração dos 200 anos de Fritz Müller

A Comissão Legislativa Temporária de Representação da Câmara Municipal nos eventos e atividades do bicentenário de nascimento de Fritz Müller se reuniu pela primeira vez, na manhã desta terça-feira (15), no Plenário da Casa, para a definição e eleição dos cargos, das respectivas funções e deliberações dos trabalhos deste grupo. O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, esteve presente na reunião da comissão, juntamente com a equipe da secretaria. Além deles também esteve presente o presidente do Instituto Histórico de Blumenau, Marcos Schroeder. O vereador Emmanuel Tuca (Novo), não faz parte oficialmente da comissão, mas participou também.

No início da reunião os vereadores membros elegeram entre si as funções, ficando a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) – proponente da comissão – como presidente, e os vereadores Professor Gilson de Souza (Patriota) e Marcelo Lanzarin (Podemos), como vice-presidente e relator, respectivamente.

O secretário Rodrigo Ramos destacou a importância do envolvimento da Câmara, juntamente com outras entidades, na programação festiva do bicentenário de nascimento de Fritz Müller. “Agradecemos a Câmara de Vereadores por esse envolvimento e por essa integração que é importante, pois essa comissão tem a potencialidade de fazer uma leitura do passado, trazer à luz as contribuições de 200 anos e reflexões dele para o tempo presente, da pessoa extraordinária e genial que Fritz Müller foi dentro do cenário da Ciência, da Educação, das Artes, da sua contribuição humanitária à sociedade. Além disso, Fritz Müller foi um blumenauense e atuou politicamente dentro desta Casa, foi prefeito da cidade, foi presidente da Câmara de Vereadores na época”, enalteceu, parabenizando a Câmara de Vereadores por somar esforços com a Prefeitura de Blumenau para a realização de uma grande programação.

O secretário também aproveitou o momento para antecipar alguns eventos e ações que já estão sendo programados para a comemoração dos 200 anos de nascimento de Fritz Müller em Blumenau. Lembrou que a programação vem sendo discutida ao longo de um ano e meio na cidade e em outras cidades. Adiantou que em Blumenau será uma programação aberta e que se estenderá durante todo o ano, envolvendo várias entidades. “A programação na cidade não está fechada, são várias entidades parceiras e estamos abertos a novas participações. Oficialmente a programação inicia dia 20 de fevereiro com material de divulgação nas redes sociais. Teremos também no mês de março programação de exposição e visitação de memória com os pertences de Fritz Müller na Secretaria de Cultura. No dia 31 de março serão realizados atos administrativos do Governo Municipal na casa onde Fritz Müller morou, na Rua Itajaí”, citou, acrescentando também que a programação contará com ações envolvendo diversas secretarias municipais como a de Educação e de Meio Ambiente. A programação ainda inclui ações em Florianópolis e outras cidades do Brasil. Também fez questão de destacar que a comemoração de Fritz Müller não estará somente restrita a Blumenau e ao país, mas também internacionalmente como na Europa e nos Estados Unidos. Para conferir mais detalhes sobre a programação antecipada pelo secretário, veja o vídeo da reunião na íntegra.

A vereadora Cristiane Loureiro explicou que a comissão tem o objetivo de acompanhar as festividades e ações que serão realizadas na cidade e também conhecer as ações que serão realizadas internacionalmente, por meio das entidades e membros parceiros. “Além, disso, discutimos na reunião a nossa intenção enquanto Casa Legislativa de, além da criação dessa comissão, também participar e integrar na programação ações da Câmara, envolvendo também os setores, por exemplo, a Câmara Mirim, a Escola do Legislativo, fazermos sessão solene, ceder o espaço da Tribuna Livre para a divulgação da programação”, apontou, dizendo que foram algumas sugestões levantadas pelos presentes e que serão feitos os encaminhamentos. Também acrescentou que ficou encaminhado através desta comissão para que no mês de novembro a Câmara de Vereadores possa realizar a solenidade de entrega da Comenda Municipal Fritz Müller.

A data da próxima reunião ainda não foi definida e será divulgada posteriormente. A comissão tem o prazo de 120 dias, contado a partir da data de sua instalação, para a conclusão dos seus trabalhos.