Menu

Comissão de Educação e Cultura se reúne com secretários para debater formas de apoio a músicos e Clubes de Caça e Tiro

Comissão de Educação e Cultura se reúne com secretários para debater formas de apoio a músicos e Clubes de Caça e Tiro

 

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara se reuniu na tarde desta quinta-feira (5) com o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, e com o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, para debaterem formas de auxiliar os clubes de caça e tiro e os músicos da cidade, que foram muito prejudicados pela pandemia da Covid-19. Estiveram presentes os (as) vereadores (as) Cristiane Loureiro (Podemos), Adriano Pereira (PT) e Silmara Miguel (PSD), além da diretora de Cultura de Blumenau, Mariana Girardi.

 

ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA DA REUNIÃO DA COMISSÃO

 

O vereador Adriano Pereira falou sobre o projeto apresentado pela Sociedade Organizada dos Músicos Autônomos – SOMA na tribuna da Câmara no dia 10 de junho, de realizar eventos descentralizados, seguros e totalmente reestruturados para se adequar ao novo cenário que o mundo está vivendo. O vereador assinalou que essa classe foi uma das que mais sofreram e ainda sofrem com as restrições impostas pela pandemia. Pediu o auxílio das secretarias para que abracem a causa e apoiem esses eventos itinerantes que devem acontecer mensalmente nos clubes de caça e tiro de Blumenau. Lembrou que o primeiro evento já foi realizado no Clube Vasto Verde e foi um sucesso, e que o segundo está programado para o dia 14 de agosto no Centro Cultural 25 de Julho.

 

A vereadora Cristiane Loureiro reforçou os detalhes do projeto que foi exposto aos vereadores e frisou a importância de que o poder público – através das secretarias municipais e também a Câmara de Vereadores – apoie esses eventos para garantir um fôlego nos caixas dos clubes de caça e tiro e auxiliar os músicos nesse período.

 

O secretário de Cultura Sylvio Zimmermann afirmou que a secretaria tem total interesse em apoiar os músicos e os clubes. Enumerou as leis e editais que garantiram, durante a pandemia, recursos para auxiliar a classe e ressaltou que os aportes financeiros pela Secretaria só podem ser feitos pela participação em editais. No entanto, garantiu o apoio institucional ao projeto. Também comentou sobre os repasses financeiros à Associação dos Clubes de Caça e Tiro, que estão suspensos por causa de irregularidades na prestação de contas. Disse que infelizmente o problema, que já é jurídico, não está nem perto de ser resolvido.

 

Marcelo Greuel, secretário de Turismo, também ressaltou a grande importância dos profissionais e dos clubes, que resgatam a tradição e a cultura da cidade. Disse que é preciso encontrar soluções práticas e rápidas para amenizar os problemas dos clubes e dos 1000 músicos que estão com dificuldades financeiras. Garantiu que a Vila Germânica vai buscar uma alternativa e ressaltou que o projeto apresentado na Câmara é bem elaborado, por prever a descentralização dos eventos e a retroalimentação do segmento.

 

Ele ainda antecipou que o Parque Vila Germânica está analisando formas de realizar uma comemoração durante todo o mês de outubro para reforçar a importância da Oktoberfest. Disse que os músicos farão parte dessa comemoração, que poderia abranger o projeto da SOMA. Também lembrou que após essa data, Blumenau fará um Natal de 58 dias e que bandas e artistas deverão participar.

 

Ao final, disse que o poder público vai realizar a manutenção da sede do Museu dos Clubes de Caça e Tiro, que está fechada. A diretora de Cultura, Mariana Girardi, acrescentou que a Secretaria de Cultura foi responsável por embalar o acervo para evitar o desgaste das peças enquanto o local permanece fechado. Ela também antecipou que no segundo semestre haverá a segunda edição da Lei Adir Blanc, de apoio à cultura, para auxiliar financeiramente artistas de forma emergencial.

 

Veja Também!

A galeria de fotos da reunião

O vídeo na íntegra da reunião da Comissão

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content