Comissão Permanente de Defesa Civil se reúne pela primeira vez no ano e estabelece prioridades

A Comissão Permanente de Defesa Civil se reuniu no Plenário da Câmara na manhã desta terça-feira (18) para planejar os trabalhos do grupo para este ano. Estiveram presentes o presidente, vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL), o relator, vereador Alexandre Matias (PSDB), e o vereador Maurício Goll (PSDB), que é membro da Comissão.

Na ocasião o presidente Carlos Wagner – Alemão relatou seu histórico envolvimento com a prevenção de enchentes na cidade, ressaltando que desde 1978 faz esse trabalho, que em 1993 culminou com a inauguração do Dique do Vorstadt, na Rua Antonio Treis, construído pela iniciativa privada. Apresentou um vídeo do dique de contenção de cheias em funcionamento, e ressaltou que é o único dique da cidade que funciona a diesel. “Esse dique tira 246 famílias da enchente e não depende de energia elétrica, que historicamente é cortada durante a enchente”, assinalou.

Também alertou que o Dique da Fortaleza, mesmo após a reforma de R$ 2,8 milhões, não possui gerador próprio de energia, e caso aconteça um pique de energia, o disjuntor pode ficar desligado por até 20 minutos, o que significaria deixar de retirar 25 milhões de litros de água da região da Fortaleza. Apontou que esse dique foi planejado para ter seis bombas, mas só possui duas bombas até o momento, que já estão com tecnologia ultrapassada.

“Sugiro que nosso primeiro passo seja conhecer os diques e ver as necessidades de cada um. Porque as enchentes e enxurradas não marcam hora e os diques precisam estar sempre em ordem para quando precisarem ser acionados”, disse, acrescentando que os diques da cidade, com exceção do Dique do Vorstadt, também auxiliam nos casos de enxurradas.

O vereador Maurício Goll parabenizou o trabalho realizado pelo vereador Alemão, que sempre esteve envolvido com a prevenção de enchentes em Blumenau, e assinalou que agora ele poderá colaborar ainda mais com essa questão estando à frente da Comissão de Defesa Civil do Legislativo. Também disse que entende ser muito importante que os membros da comissão estejam in loco conhecendo e verificando a situação atual dos diques, a fim de lutarem para garantir as condições ideais de funcionamento de cada um deles. “Estou certo de que nosso trabalho aqui fará a diferença para a cidade”.

O vereador Alexandre Matias reforçou que a cidade precisa estar alerta e bem preparada para qualquer eventualidade. Reiterou que a comissão terá a oportunidade de contribuir com o tema, após as visitas técnicas aos diques, unindo forças para buscar geradores, melhores equipamentos e mais bombas para o Dique da Fortaleza, por exemplo. “Podemos envolver os deputados e o governo estadual para tentar ampliar os equipamentos de prevenção a qualquer anormalidade da natureza”.

Acrescentou que outra pauta que a Comissão pode encampar é a limpeza e o desassoreamento de córregos e ribeirões, questão que vem auxiliando e cobrando do Poder Executivo municipal, a fim de realizar esse serviço de prevenção. Relatou que buscou o desassoreamento de toda uma área na Vila Nova, de onde saíram mais de 140 caminhões de barro, e agora a área está disponível para ser utilizada como uma bacia de contenção.

As constantes depredações e furtos nos diques também foram abordadas pelo presidente da comissão. O vereador Alemão apontou que muitos diques são invadidos para o furto de fios, e que essa questão também precisa ser discutida. Sugeriu debater o assunto para que futuramente o município firme uma parceria ou um convênio com o 23 BI, que possui mecânicos, para que façam vistorias e liguem as bombas periodicamente, a fim de não deixar os diques abandonados.

Ao final, os vereadores definiram que a próxima reunião da comissão – que se reúne regimentalmente a cada três meses – será no dia 17 de agosto, quando serão convidados representantes das comissões dos diques, para que então as visitas sejam agendadas juntamente com os responsáveis pelas manutenções das estruturas, a fim de que os vereadores possam conhecer as dificuldades enfrentadas em cada um deles.

O vídeo da reunião da Comissão na íntegra

A galeria de fotos da Comissão

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB