Menu

Cônsules da Alemanha e da Áustria destacam a 5ª Semana da Língua Alemã no Brasil 

Cônsules da Alemanha e da Áustria destacam a 5ª Semana da Língua Alemã no Brasil 

A  Cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Susanne Klems Adam, e o cônsul honorário da República da Áustria, Mauro Kirsten, ocuparam a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (17) para falar sobre sobre a 6ª Semana da Língua Alemã no Brasil, que iniciou dia 12 e prossegue até sábado, 20, com a realização de 47 eventos. 

 

Susanne destacou a importância de manter a língua alemã na cidade. Assinalou que a Semana da Língua Alemã no Brasil é organizada em todo o território brasileiro em conjunto com as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça.  

 

Enfatizou que o objetivo do evento é aproximar a população brasileira do idioma e convidou a comunidade a acompanhar a programação no site www.semanadalinguaalema.com.br. Destacou que a disponibilização de filmes no idioma alemão, de artigos de gastronomia e de informações sobre oportunidades de estudar e trabalhar na Alemanha. Disse que Blumenau participou de quase todas as atividades propostas nesta edição e que no ano passado, quando o  evento foi cancelado em razão da pandemia, o município anunciou uma solução caseira, envolvendo as escolas particulares e o núcleo que reúne esses educandários na ACIB. 

 

“A língua alemã é patrimônio cultural desta cidade. Blumenau sempre cultivou  o ensino de diversos idiomas – o alemão, o português, por determinação do fundador, o espanhol, o inglês e até o tupi-guarani. A riqueza linguística gerou uma indústria tão forte”, ressaltou, defendendo que o ensino de idiomas cabe a todos já nas séries iniciais e que é louvável o ensino bilíngue na rede pública do município. 

 

Chamou a atenção para o ensino bilíngue alemão-português, assinalando que não se trata apenas de cuidar do aspecto cultural, mas de criar oportunidades no futuro para os cidadãos e para a cidade, uma vez que a Alemanha está aberta a receber estudantes e trabalhadores brasileiros. Agradeceu a Câmara pelo espaço e reforçou o convite para que os vereadores e a população acompanhem a programação. 

 

Em seguida, o cônsul da Áustria fortaleceu a importância do evento, ressaltando que as embaixadas que organizam a Semana da Língua Alemã no Brasil fazem questão de que a programação alcance as cidades do interior.

 

Assinalou que Blumenau é a cidade que lidera o ranking dos eventos realizados no Brasil. Disse que dos 700 eventos programados na última edição, Blumenau realizou 104 em seis dias. “E hoje Blumenau está no ranking mais uma vez, com a realização de 47 eventos on-line e alguns presenciais, com o esforço conjugado de pessoas e escolas privadas, fomos levados a andar de mãos dadas para dar certo”, salientou.

 

Anunciou que as embaixadas estão trabalhando para reivindicar que Blumenau seja a sede do polo de Língua Alemã que está previsto para o Brasil.  “Trabalhamos pelo presente e por um futuro e queremos redistribuir essa estrada do futuro por meio da língua  alemã”.

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content