Menu

Escola do Legislativo promove ações aos servidores em alusão ao Novembro Azul 

Escola do Legislativo promove ações aos servidores em alusão ao Novembro Azul 

A Escola do Legislativo Fritz Müller, da Câmara de Vereadores de Blumenau, promoveu nesta sexta-feira (5) ações alusivas ao Movimento Novembro Azul, mês dedicado à conscientização do homem sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Foram realizadas palestras, pela manhã e à tarde, sobre a saúde do homem com o médico urologista Waldemaro José Ferreira, voltadas aos servidores dos dois turnos da Câmara de Blumenau. Os vereadores Carlos Wager – Alemão (PSL) e Marcelo Lanzarin (PODE) participaram das ações.

 

A assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Turcati, explicou que o objetivo dessas ações é capacitar, ressaltar a importância que é cuidar de si e levar conhecimento para os servidores do Poder Legislativo municipal.

 

O palestrante abordou sobre a saúde do homem, especificamente sobre doenças da próstata, principalmente do câncer de próstata e da hiperplasia benigna da próstata. Também foram abordadas as infecções sexualmente transmissíveis e alterações sexuais.

 

“É importante que o homem se conscientize de que o câncer de próstata é o mais prevalente no homem, depois do câncer de pele não-melanoma, e aproximadamente 1 em cada 6 homens terá câncer de próstata. É uma incidência de 17%, mas a cura na fase inicial da doença é de até 95%. Então é importante a detecção precoce, o diagnóstico precoce, pois o resultado do tratamento é muito bom”, salientou o médico.

 

Ele ainda trouxe informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prevê 69 mil novos casos deste tipo de câncer em 2021 no Brasil e estimou que 9 a 10 mil homens morram de câncer de próstata. “É um número que assusta. Felizmente não mata tanto, mas poderia causar menos mortes com o diagnóstico precoce, através dos exames”, disse. Ele acrescentou que a indicação para a realização dos exames é a partir dos 50 anos para a população masculina em geral e a partir dos 45 anos para os que têm parentes com câncer de próstata.

 

O médico falou da importância da realização do exame de toque e citou outros exames que auxiliam e fazem o médico chegar ao diagnóstico, como o ultrassom, a ressonância magnética, o exame de sangue, que é o PSA (Antígeno Prostático Específico). “O exame de toque sem dúvida é importante, pois se sabe que até 15% dos pacientes com câncer de próstata tem o PSA normal”.

 

Por fim, o palestrante falou sobre uma realidade ainda presente na sociedade, que é a de que o homem vai menos ao médico. “Sem dúvida isso é ainda uma realidade. Eu observo que os pacientes com mais idade, principalmente depois dos 60 anos, não vêm ao consultório por livre e espontânea vontade, a maioria deles vem pela pressão da esposa, da filha ou da nora. O homem não tem aquela orientação desde novo como tem a mulher que vai no ginecologista, mas felizmente, eu observo que aos poucos isso vem melhorando e os homens estão se conscientizando mais”.

 

A ação da Escola do Legislativo ainda contou com a consultoria individual Mary Kay de cuidados com a pele masculina destinada aos servidores do Legislativo. Os 35 participantes da palestra vão receber certificados.

 

Veja Também

A galeria de fotos da palestra

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content