Menu

Frente Parlamentar dos pequenos empreendedores conhece iniciativa inovadora de empresa blumenauense que atua na área da educação

Frente Parlamentar dos pequenos empreendedores conhece iniciativa inovadora de empresa blumenauense que atua na área da educação

 

A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas para os pequenos empreendedores de Blumenau se reuniu, na manhã de quinta-feira (24), no plenário da Câmara, onde foram apresentados os trabalhos da empresa PlayMove, sediada no município. A reunião contou com as presenças do presidente da frente, vereador Almir Vieira (PP) e do vice-presidente da frente, vereador Bruno Cunha (Cidadania), além da presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Sylvio Zimmermann e da equipe da secretaria.

 

O presidente Almir Vieira explicou que foi visitar a empresa que está localizada na Rua 25 de Agosto, no bairro Itoupava Norte, onde pôde conhecer o trabalho fantástico que a empresa desenvolve. Relatou que convidou os representantes para explicarem para os demais vereadores e para a secretaria, a fim de poderem conhecer também a empresa e trabalharem em conjunto para que a tecnologia desenvolvida seja aplicada nas escolas do município e em outras áreas, buscando o desenvolvimento tecnológico, econômico e humano do município. Parabenizou a empresa e disse que foi uma honra poder conhecer o trabalho de uma empresa blumenauense, que é conhecida nacionalmente e internacionalmente por sua invenção tecnológica. Disse que muitas vezes a empresa acaba ganhando notoriedade fora da cidade e do país e nem ao menos é conhecida pelos próprios munícipes. “Esta comissão, juntamente com essa secretaria, fará o maior esforço possível para que as nossas escolas tenham essa tecnologia pronta para dar suporte aos alunos, sendo isso de extrema necessidade”, apontou o parlamentar, agradecendo aos que estiveram presentes na reunião e parabenizando a empresa novamente.

 

O presidente da PlayMove, Jean Gonçalves, contou a história da empresa, apresentou como foi o seu início, a trajetória da empresa e os motivos que o levaram a criar a empresa, juntamente com um colega. Explicou que é uma empresa de tecnologia blumenauense que desenvolve um modelo de negócio inovador com jogos educativos.

 

Apontou que a empresa começou seu desenvolvimento em 2012 e citou as várias necessidades vistas na época que o levaram a criar o negócio. Disse que na antiga empresa de jogos educativos onde trabalhava começou a visitar secretários de educação, coordenadores de educação e ouvir de professores algumas angústias da área, como a baixa aprendizagem identificada nas escolas, uma baixa motivação dos alunos ao permanecerem no ambiente escolar, a dificuldade de aplicar a Base Nacional Comum Curricular na prática dentro das escolas e também os hardwares sucateados dentro dos educandários. “Foi através dessas dores que começamos a pensar e desenvolver um produto adequado para que o educador consiga executar seu trabalho em sala de aula. Nós nos especializamos e buscamos segmentar nosso produto voltado para a fase de alfabetização, que vai do período pré-escolar até o 3º ano do Ensino Fundamental e, investindo fortemente na educação especial”, apontou, acrescentando que a sua motivação para criar a empresa se conciliou com seu propósito de vida de trabalhar em um projeto que transformasse a vida das pessoas e isso acabou se tornando o lema da empresa também.

 

Ele explicou que o negócio deu origem à primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, a PlayTable, que foi criada em 2012, juntamente com o nascimento da empresa. “É uma plataforma interativa e multidisciplinar, uma mesa digital interativa, um hardware desenvolvido e patenteado pela empresa junto ao INPI, especificamente para o ambiente educacional, contendo diversos conteúdos educativos, livros digitais e clipes musicais baseados na ludopedagogia, que permitem a realização de atividades pedagógicas com conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, aprovada no guia de Tecnologia do MEC”, explicou. Ao apresentar a PlayTable, informou que hoje existem mais de nove mil equipamentos instalados em todo o país, mais de um milhão de alunos são impactados diariamente e está presente em mais de duas mil escolas do Brasil. Apontou que, além de escolas públicas e privadas, uma das instituições que tem recebido e adotado como metodologia de ensino são as APAEs do país.

 

Também falou sobre a sede da fábrica da PlayMove que fica localizada na 25 de agosto, no bairro Itoupava Norte, onde é fabricado o equipamento e convidou os vereadores para conhecer. Explicou toda a trajetória da empresa e destacou as premiações e reconhecimentos que a empresa já recebeu. Ainda comentou sobre a rede de expansão da empresa, falando dos fornecedores e também dos parceiros que desenvolvem esses aplicativos na área pedagógica e também tecnológica, sendo parceiros do Brasil inteiro e de outros países. Informou que são mais de 80 mil licenças de aplicativos vendidas no Brasil.

 

O vereador Bruno Cunha recordou os inúmeros projetos, anteprojetos e demais iniciativas que apresentou durante seu mandato na Câmara que envolvem a área da tecnologia e da inovação e lembrou da sua luta para que Blumenau cada vez mais possa avançar neste segmento, como também na área da inclusão. “Eu acredito que o melhor caminho hoje para o desenvolvimento econômico da cidade é o investimento em inovação e tecnologia, porque isso vai dar mais oportunidades de empregos aos jovens, vai movimentar a economia. A pandemia trouxe dificuldades, mas também trouxe uma aceleração desse segmento. Isso está no DNA da cidade de Blumenau e, muitas vezes, estamos perdendo algumas oportunidades, por isso Blumenau como polo de tecnologia precisa assumir esse protagonismo não só na iniciativa privada, mas também no poder público”, enfatizou, acrescentando que tem cobrado enquanto parlamentar da administração pública um avanço na questão da tecnologia, como é o caso da Área Azul. Também salientou suas cobranças e iniciativas enquanto parlamentar na área da inclusão de pessoas com deficiência. O parlamentar parabenizou o empresário pela iniciativa, dizendo que é um trabalho fantástico que está sendo desenvolvido, que une tecnologia e educação com inclusão de pessoas com deficiência. Afirmou ainda que deseja ir conhecer a empresa.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sylvio Zimmermann, registrou que a equipe da secretaria foi em peso para a reunião. Apontou que a apresentação do presidente Jean foi uma verdadeira aula de inspiração e motivação para todos. “Essa solução tecnológica leva a educação para um novo patamar, isso sim faz com que o Brasil mude e prospere. É motivo de orgulho para nós e nos inspira. Isso é de fato uma alavanca para o desenvolvimento econômico, social e humano do Brasil”, destacou, dizendo que não conhecia esta empresa e agradeceu ao vereador Almir por convidar a pasta para essa reunião. “A secretaria também vai fazer uma visita à empresa e estamos de portas abertas para poder fomentar o negócio com todas as possibilidades do município, porque sabemos que Blumenau tem características empreendedoras desde a sua fundação”, concluiu.

 

Veja Também

A galeria de fotos da Comissão

O vídeo da reunião

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content