Menu

Legislativo homenageia militares e civis com a Comenda Municipal do Mérito Duque de Caxias

Legislativo homenageia militares e civis com a Comenda Municipal do Mérito Duque de Caxias

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta terça-feira (24) sessão solene para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Duque de Caxias. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa, contou com as presenças do presidente da Câmara, vereador Egídio da Rosa Beckhauser (Republicanos), da vice-presidente da Câmara, vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), do primeiro secretário da Casa, vereador Almir Vieira (PP) e do vereador Maurício Goll (PSDB), além dos quatro civis e militares que foram homenageados, como também seus familiares, amigos e demais convidados.

A comenda é uma forma de homenagear integrantes da área da segurança pública que fazem parte das Forças Armadas, das Polícias Civil e Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, que se destacaram no exercício de suas funções constitucionais de defesa da ordem e da preservação da segurança pública com reconhecimento do mérito, em âmbito municipal, estadual ou nacional. Os homenageados da comenda foram escolhidos pelos vereadores presentes e aprovados por todos os parlamentares da Casa Legislativa.

O primeiro a receber a comenda foi o sargento Sylvio Augusto da Silva Junior, através de indicação do vereador Maurício Goll. “O sargento foi de suma importância, atuando nas calamidades e catástrofes ocorridas na região do Vale do Itajaí e atuou incansavelmente nas enchentes e deslizamentos, seja na montagem e na administração de núcleos da Defesa Civil, onde participou em mais de nove núcleos em que recebia e alojava a população afetada e mais carente”, destacou o parlamentar, relatando o histórico profissional, as horarias recebidas pelos destaques de suas atuações, como diploma referente a participação de preparação física dos militares a fim de participarem das Missões de ajuda humanitária da Angola e Haiti, aprimorando o preparo físico e mental dos militares que compuseram o contingente da Organizações das Nações Unidas (ONU) para que obtivessem êxito em suas missões.

O sargento Sylvio Augusto da Silva Junior disse que foi uma satisfação receber a comenda do patrono do Exército. Agradeceu a Deus, a sua família e ao vereador. Disse que ficou feliz de ter este dom de trabalhar nas Forças Armadas, informando que saiu há aproximadamente cinco meses depois de 30 anos de serviço prestado. Disse que em algumas ocasiões teve que abdicar do tempo com a família para estar em missão, recordando as catástrofes na região. “Nós fomos os primeiros militares a assumir os núcleos de Defesa Civil. Logo que assumi diante das situações catastróficas até então nunca vistas no Estado, por conta dos deslizamentos e ruas obstruídas, nós tínhamos que acolher as pessoas que vinham. Um dos momentos mais cruciais que me recordo foi a explosão do gasoduto próximo da Sociedade Recreativa Salto do Norte, que era um núcleo de Defesa Civil e onde estavam alojadas 200 pessoas aproximadamente, que saíram de suas casas por conta dos desbarrancamentos e das cheias. Foi um momento de pânico eu estava com três militares recebendo as pessoas cobertas de lama e ao mesmo tempo tentando passar uma boa recepção e alento para elas”, recordou, também lembrando dos momentos de resgates de pessoas em todas áreas da região de Ilhota. 

O vereador Almir Vieira entregou a comenda ao delegado Rodrigo Emanuel Marchetti. “É uma pessoa que tem hombridade, tem sinceridade, tem compromisso de fazer o melhor, de proteger as famílias e, acima de tudo, a transparência de mostrar um excelente trabalho, abdicando muitas vezes da família, deixando de lado o lazer para cuidar das nossas famílias. Eu como militar sei o que é isso. Saímos de casa sem saber se vamos voltar. A angústia que fica dentro desta família. Esta homenagem é mais que válida e é de coração para mostrar quem são os heróis na cidade”, destacou o parlamentar, apresentando um vídeo de homenagem com alguns depoimentos da esposa, de amigos e colegas de trabalho.

O delegado Rodrigo Emanuel Marchetti agradeceu a Deus, a sua família e a Câmara de Vereadores. Disse que ficou emocionando com a homenagem. Salientou que em novembro deste ano vai completar 31 anos de serviço na segurança pública, desde 1994 é policial civil de carreira e investigador de rua.  “Cheguei em Blumenau na primeira DP. Em 2002 fui a delegado e vim para Blumenau por escolha própria. Fiquei muito feliz com este reconhecimento da Casa Legislativa pela história dentro da Polícia Civil e todo esse tempo que trabalhamos na cidade. Sempre houve muita integração com a comunidade e um feedback muito bom que sentimos prazer em servir ao povo do Médio Vale do Itajaí”, salientou. Também fez um reconhecimento aos colegas de trabalho que sempre trabalharam em equipe e o trabalho em conjunto com a Polícia Militar.

A vereadora Silmara Silva Miguel homenageou o primeiro tenente Marcelo Sebastiani da Cunha Gazzaneu. “Foi uma honra poder homenagear alguém que dedica toda a sua vida honrando a sua farda e seu país”. Recordou que quando ingressou na faculdade ele era seu professor. “Minha turma foi acolhida e teve seus conhecimentos ampliados com seu formato diferenciado de lecionar, onde com muita empolgação, determinação e dinamismo passava as matérias e o conhecimento e nos fazia entender que as mesas e cadeiras que compõe a sala da faculdade eram nossas aliadas para a preparação do nosso futuro e para entregar ao país pessoas melhores para contribuir com a sociedade”, destacou. Disse que ele lecionou 5 anos na Uniasselvi, até abril de 2016, quando então ingressou para o Exército Brasileiro. “A universidade perdeu um grande professor, mas o país ganhou um bravo guerreiro. Agora não defende só ideias, mas se dedica a defender as pessoas da Nação. Agradeço por todo seu trabalho e incentivo que vem inspirando jovens para serem pessoas relevantes para a Nação. Desejo que tenhas ainda mais sucesso”.

O primeiro tenente Marcelo Sebastiani, da Cunha Gazzaneu disse que ficou muito feliz e honrado por receber esta comenda. Agradeceu a Casa Legislativa. Apontou que dedica e estende esta comenda aos que fazem parte do seu quadro como oficiais, sargentos e cabos temporários, especialistas técnicos. “É uma dádiva o que as Forças Armadas estão fazendo no país, onde selecionam profissionais para atender uma necessidade interna. Não terceirizam, selecionam o profissional, através de uma seleção pública, pegando o profissional do mercado e levando para dentro do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, oferecendo formação militar, dando oportunidade de promoção e vivência militar”, explicou. Lembrou que teve a oportunidade de atuar na Operação Acolhida em 2018, em Boa Vista, Roraima. “Foi a maior experiência da minha vida, ajudando os venezuelanos a ter uma vida digna e a começarem uma vida nova no Brasil. Que possamos fazer mais pelo nosso país”, concluiu.

O vereador Egídio da Rosa Beckhauser foi autor da comenda destinada ao delegado Lucas Gomes de Almeida. Disse que foi com alegria e satisfação que homenageou o delegado de Polícia Civil. “O delegado é amigo da sociedade, um amigo de Blumenau, um defensor da família, dos conselhos de segurança e é alguém que se preocupa com a população, dando segurança e qualidade de vida a todos. Sua bravura e seu trabalho fazem a diferença. Merece a admiração e todo o meu reconhecimento pelos serviços prestados. Quero estender esta comenda a toda a equipe da Polícia Civil, que sempre são obstinados na resolução de crimes”, destacou. Em nome da Câmara e de toda a comunidade, o parlamentar estendeu a comenda a todos os demais homenageados da noite. “Se estamos aqui os saudando com esta comenda, em menção a Duque de Caxias, é porque fazem por merecer na nossa história e na cidade. Sabemos que ser um representante da segurança pública é assumir um posto de servidão, de se colocar na linha de frente em defesa do próximo, de abrir mão de muitas situações para zelar pela vida da comunidade e combater a criminalidade”, concluiu.

O delegado apontou que se sentiu lisonjeado por esta homenagem. Disse que a cidade o acolheu e há aproximadamente cinco tem trabalhado no município. Fez um reconhecimento ao delegado Marchetti que o recebeu como um filho e disse que ele sempre deu a liberdade para a sua equipe trabalhar. Relatou os trabalhos feitos na cidade voltados aos crimes de estelionato e também às operações no âmbito da corrupção. “Esse é um trabalho difícil, porque o criminoso da corrupção está frequentando os mesmos lugares que a gente. A própria sociedade, às vezes, não o vê como criminoso. Mas seguimos trabalhando para tornar a cidade e o Estado lugares mais éticos, sempre com a confiança em Deus e com ânimo para que consigamos fazer justiça no país”, concluiu.

A sessão solene será reprisada nesta sexta-feira (27), às 9h, no canal 14 da NET. Também ficará disponível no site da câmara: camarablu.sc.gov.br.

 

Veja Também!

O vídeo da Sessão Solene na íntegra

A galeria de fotos da Sessão Solene

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content