Presidente do Capítulo Vale do Itajaí da Ordem Demolay ocupa a tribuna livre

O presidente da Ordem Demolay – Capítulo Vale do Itajaí, Gustavo Lúcio Gomes da Rocha, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre o Dia Nacional dos Demolays, considerada uma data simbólica da maior organização juvenil masculina do mundo.

Criada há mais de 100 anos, a ordem é formada por jovens que trabalham a formação de lideranças. Segundo Gustavo, ao fim da Primeira Guerra mundial, Frank Sherman Land deu início ao movimento, ao ver a necessidade de jovens desamparados,  com a finalidade de lapidar características de cidadãos. Ele se inspirou na figura de Jacquers de Molay, o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, hoje considerado o seu grande herói. O primeiro grupo foi fundado em Kansas City (EUA) e foi se espalhando até chegar ao Brasil em 1980. No Vale do Itajaí a Ordem Demolay comemora 35 anos em novembro.

Gustavo Rocha também salientou que apesar de suas reuniões serem fechadas, a Ordem Demolay não tem segredos nas finalidades e princípios, podendo participar jovens de 12 a 21 anos. Também destacou aspectos que defende, como liberdade religiosa, liberdade civil e liberdade intelectual. “Lutamos com firmeza pela proteção do nosso país e buscamos praticar diariamente por meio de nossas atitudes”, disse. Por fim, registrou que os membros da Ordem Demolay realizam projetos filantrópicos arrecadando alimentos e produtos de higiene. “Cada ano tentamos nos superar formando cidadãos sensatos e com valores para a família”, completou.