Menu

Pronunciamentos Vereadores 07/04

Pronunciamentos Vereadores 07/04

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) citou novamente a falta de médicos nos AG’s e ESF’s, dizendo que os atendimentos dobraram, sobrecarregando os profissionais. Ao comentar que o problema está ocorrendo pelo elevado número de pedidos de  demissão de médicos, o parlamentar indicou como solução o chamamento de profissionais para 20 horas de trabalho, já que existe resistência ao período de 40 horas. Professor Gilson também mostrou insatisfação com resposta do Executivo à instalação de um guard-rail nas imediações do CEI Irmgard Zoschke, na Itoupava Central. Para ele, não se pode aceitar a alegação de que o pedido não se enquadra, porque algo tem que ser feito para controlar o fluxo de carros. Em outro momento, questionou a burocracia existente na CCO – Central de Controle de Operações, para liberar imagens a quem se envolve em acidente de trânsito. Segundo ele, o cidadão precisa recorrer à justiça para ter êxito. Por fim, após relatar a participação no lançamento do Programa Bolsa Desportista, o vereador prometeu lutar para aumentar os valores destinados ao projeto.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) registrou acordo das redes de cinema de Blumenau para realização de sessões adaptadas para pessoas com transtorno do espectro autista. Salientou a sua luta em favor da causa, justificando o mandato diverso e plural que desenvolve na Câmara. Bruno também relatou a participação na cerimônia de entrega de carteiras da OAB para mais 60 novos advogados e se mostrou satisfeito porque muitos deles foram seus alunos na universidade. Citou novamente a campanha das tampinhas de garrafas para o Instituto Bem Animal, informando que mais de 280 quilos foram arrecadados apenas no mês de março. Ao final, apresentou reivindicação de usuários pelo retorno da linha 120 do transporte coletivo, dirigindo apelo ao Executivo para que sejam feitas algumas alterações.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas) lembrou as ações desenvolvidas no mês de março para enfatizar o trabalho da mulher na sociedade. Ele agradeceu especialmente às senhoras que aceitaram o convite e compareceram no Legislativo, agraciando a Casa com suas experiências, representando todas as mulheres de Blumenau como mães, donas de casa ou empreendedoras. Almir lembrou que no próximo domingo a Prefeitura de Blumenau promoverá ação de saúde com a realização de testes e orientações importantes sobre diversas doenças. Destacou a participação dos profissionais de saúde que tanto trabalharam durante a pandemia e hoje estão às voltas com outro grave problema causado pela dengue.  O progressista apontou ainda que o mês de abril será marcado pela cor laranja de prevenção à crueldade contra os animais. Também desejou sucesso ao vereador Roberto Morauer na defesa de suas propostas.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo), falou sobre alternativas para a educação municipal, citando o programa piloto de Escolas Charter implantado em Minas Gerais. Disse que o modelo surgiu em 1980 nos Estados Unidos e são escolas públicas e gratuitas mantidas com recursos do governo com gestão da iniciativa privada. Conforme Tuca, as escolas Charter nos Estados Unidos estão presentes em 42 estados e no Distrito de Columbia, com  mais de 7 mil escolas – 7% do ensino público. Destacou que em Minas Gerais os resultados são surpreendentes. Pesquisas apontam que os alunos apresentaram crescimento em relação ao rendimento acadêmico, especialmente nas matérias que envolvem a lógica, além de serem mais econômicas e oferecem melhor retorno. Ele assegurou que esta é uma tendência no mundo e já manteve contato com a Secretaria Municipal de Educação para que seja realizado um estudo de viabilidade de implantação de um programa piloto de Escolas Charter em Blumenau. Tuca também protocolou projeto para revogar dispositivo de lei complementar 1.218/2018, que obriga padarias e estabelecimentos congêneres a armazenar estoques separados a farinha de trigo dos demais alimentos. Para ele, é uma norma arbitrária que apenas aumenta o custos dos negócios, penalizando os mais necessitados.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL), manifestou apoio à reclamação da Associação de Moradores do Concórdia, para melhorar o transporte escolar que atende a Escola Adolfo Konder, no bairro Velha. Em visita à Vila Itoupava, Alemão acompanhou as obras de restauro do conjunto Zimdars e do CEI Erna Anna Trapp. Também vistoriou  a reforma da Escola Lore Sita Bollmann e disse esperar que o governo não esqueça de outras tantas com problemas parecidos.  O parlamentar também criticou a desatenção da empresa que realiza a reforma da pavimentação da rua Gustavo Zimmermann, que instalou os pisos de sinalização dos deficientes visuais na margem do ribeirão, expondo as pessoas a sério risco de segurança. Ao mesmo tempo, cumprimentou a administração municipal pela organização da Páscoa na Vila Germânica e parabenizou os organizadores do Festival Rock Blumenau.

 

A Vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), enumerou  compromissos da última semana, começando pela abertura da 32º Feira da Amizade, nos dias 4 e 5 de junho, promovida pela Secretaria da Família, a presença em reunião do movimento Blumenau Respeita a Faixa, na Secretaria da Educação, visita à protetora Verônica Lisboa que realiza grande trabalho acolhendo 60 animais em sua casa, além de prestigiar apresentação do Coral de Idosos da Pró-Família. Em Florianópolis representou a Câmara em reunião no Comitê do Senador Jorginho Mello em apoio à federalização da FURB e participou da sessão especial da Alesc em comemoração ao bicentenário de Fritz Muller, onde foi homenageada junto com outras autoridades. Participou ainda do lançamento do Bolsa Desportiva 2022, beneficiando mais de 500 atletas, paratletas e técnicos. Ao final, convidou para o Evento Viva Parkinson na Vila Germânica, no próximo domingo, a partir das 10 horas.

 

 

O vereador Ito de Souza (PL) apresentou um vídeo mostrando a situação perigosa de uma calçada em frente ao CEI Erica Braun, e pediu ao líder do governo que reforce o pedido de conserto que já fez ao Executivo. Mostrou fotos do Campeonato Municipal de Veteranos, ocorrido no último domingo, ressaltando que a qualidade dos jogos realizados. Ressaltou o apoio dos vereadores para que recursos pudessem viabilizar o campeonato. Relatou a reunião com o prefeito de Massaranduba, sobre a região de divisa de Blumenau com aquele município. Disse que prestigiou a posse do vereador licenciado Adriano Pereira (PT) na Alesc e levou pedido ao gabinete do senador Jorginho Melo solicitando recursos para duas ruas da cidade. Deu as boas-vindas ao vereador Roberto Morauer (PT) e desejou sucesso ao mandato. Citou diversos eventos que acontecerão nesse fim de semana e convidou a comunidade a divulgar e prestigiar. Desejou um bom trabalho ao vereador Marcelo Lanzarin na Secretaria de Saúde.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) comentou sua participação no lançamento do Bolsa Desportiva 2022, que incentiva o esporte no estado. Disse que são mais de R$ 6 milhões repassados anualmente pela prefeitura a atletas, paratletas e técnicos. Parabenizou ao Executivo pelo programa. Destacou o evento realizado nesta quinta-feira (7) pela prefeitura celebrando o Dia Mundial da Saúde. Disse que esteve presente na manhã desta quinta na entrega da reforma da cobertura da Escola Municipal Lore Sita Bollmann. Ressaltou que o prefeito assumiu o compromisso de aumentar o espaço com mais seis salas de aula, entre outras melhorias. Destacou a prioridade do governo municipal na educação. Disse que prestigiou a posse do vereador licenciado Adriano Pereira (PT) na Alesc e parabenizou o colega pela oportunidade.

 

O vereador Alexandre Matias (PSDB) parabenizou e desejou sucesso ao vereador licenciado e agora deputado estadual Adriano Pereira (PT) na Alesc. Também desejou um bom trabalho ao vereador Roberto Morauer e ao mandato coletivo. Relatou que o diretor de Transportes do município esteve na Câmara e informou sobre a flexibilização da utilização do adesivo imantado na porta dos veículos dos taxistas da cidade. Lembrou que o assunto foi debatido entre vereadores e Seterb, e agora veio a boa notícia. Detalhou outras legislações relativas a trânsito e transportes que virão para a Câmara. Alertou a população sobre a situação de emergência que será decretada na cidade com relação à dengue e pediu apoio da comunidade na vistoria de suas casas e da vizinhança. Destacou ainda a entrega da reforma da cobertura da Escola Municipal Lore Sita Bollmann, e ressaltou o empenho da administração municipal com demandas da educação. Lamentou o falecimento do ex-secretário Paulo França, externando os sentimentos à família e ressaltando o trabalho realizado por França. Desejou sucesso ao vereador Marcelo Lanzarin (Podemos), que assumirá a Secretaria de Saúde na próxima segunda-feira (11).

 

O vereador e líder do governo Marcelo Lanzarin (Podemos) usou a tribuna para se despedir dos colegas vereadores e servidores e disse que retorna feliz e orgulhoso à Secretaria de Saúde, pasta da qual será secretário. Assinalou que é um período difícil, pois apesar da pior fase da Covid ter ficado para trás, a dengue está presente no município com quase 2 mil focos, e quase 300 casos confirmados neste ano. Pediu esforço coletivo do poder público e da comunidade para adotar cuidados a fim de evitar a proliferação do mosquito. Falou dos sintomas característicos de dengue e alertou para que as pessoas busquem atendimento médico. Antecipou as ações da prefeitura no combate à dengue que estão sendo realizadas e preparadas para os próximos dias. Ao se despedir do parlamento, destacou o trabalho realizado pelos servidores da Câmara, frisando que eles dão o apoio necessário para que os vereadores possam cumprir seus mandatos. Citou nominalmente os colegas vereadores, agradecendo pela parceria e valorizando o trabalho realizado por cada um. Ressaltou que estará sempre atento às colocações dos parlamentares, pois são eles que efetivamente representam e estão próximos da comunidade, verificando as demandas e necessidades.

 

Veja Também

O vídeo da sessão na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content