Menu

Pronunciamentos Vereadores 08/02

Pronunciamentos Vereadores 08/02

O vereador Adriano Pereira (PT) mostrou fotos de sua visita à nova escola estadual Senador Evelásio Vieira, aberta ontem na Itoupavazinha. Relatou seu trabalho de muita cobrança pela abertura da escola, cuja obra já estava pronta há tempos. Cumprimentou os moradores e a comissão da rua pela conquista da pavimentação da Rua Ricardo Belz. Disse que foi fiscalizar as obras na Rua Carlos Krueger. Reclamou da constante falta de água em várias regiões da cidade e mostrou um vídeo de um grande vazamento no Bairro Velha, que é constante. Disse que é um absurdo tal situação, com a água tratada sendo desperdiçada enquanto falta nas torneiras do povo que paga a conta. Comentou sua participação na assembleia dos servidores públicos e destacou a força dos servidores, que obrigaram o prefeito a dialogar com eles. Também falou de sua participação no Ato Pró-vacina, destacando a importância do movimento na defesa das vacinas.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) pediu a atenção e diálogo da administração municipal para com os servidores públicos, reconhecendo o valor da categoria. Ressaltou que a valorização vai além do reajuste salarial, referindo-se a melhores condições de trabalho. Relatou a reunião que participou para discutir políticas públicas de bem-estar animal. Disse que foi chamado pelo prefeito para conversar com a respeito do assunto e agradeceu o convite, lembrando que tem vários projetos relacionados à causa. Falou também sobre dois projetos, de autoria dele, relacionados à sustentabilidade e para os quais pediu a atenção do Executivo, porque as comunidades que tem visitado reivindicam a efetivação dessas propostas. Referiu-se ao projeto sobre “Ecopontos” e ao Programa de Arborização. Comentou também sobre a reivindicação da comunidade da Rua Guilherme Poerner em relação ao controle da velocidade naquela via.

 

O vereador Ito de Souza (PL) apresentou uma reportagem da TVL sobre o espaço público concedido pelo Município, cujo projeto foi aprovado pela Câmara, ao Grupo de Escoteiros do Ar Pelicano. Lembrou que o local era de uma escola desativada e explicou que apresentou a reportagem para mostrar a alegria do grupo no novo espaço e pelo qual os escoteiros são muito agradecidos.   Destacou que a comunidade do Jardim Germânico está reivindicando a conclusão do CEI. Disse que já fez alguns encaminhamentos às secretarias responsáveis pela obra e que certamente haverá a continuidade da construção em breve. Destacou as reuniões que participou do PL nas cidades de Indaial, Ilhota, Ascurra, Pomerode, Rodeio, Gaspar, Timbó e Luiz Alves. Assinalou que a reunião do partido em Blumenau contou com a presença da vice-governadora, Daniela Cristina Reinehr, e de muitas outras lideranças. Assinalou que foi indicado como pré-candidato a deputado federal e que há um ano vem visitando a região. Ressaltou que Blumenau precisa de um representante na Câmara Federal.

 

O Professor Gilson de Souza (Patriota) disse que participou da assembleia dos servidores públicos. Enfatizou o quanto é importante estar próximo dos servidores e que ouviu de muitos o descontentamento pela falta de valorização da categoria. Enalteceu o bom senso dos servidores em suspender a greve e também do Executivo que agora abriu o diálogo. Afirmou que se houvesse mais diálogo evitaria confusões. Comentou sobre a problemática dos servidores ACTs e destacou que desde setembro vinha avisando que muitos ACTs migrariam para o Estado, que está pagando melhor. Disse que o ano letivo em Blumenau começou com 150 professores a menos na rede municipal. Salientou que quando o Estado começar a chamar os concursados a defasagem será ainda maior. Comentou também sobre a abertura da nova escola estadual Senador Evelásio Vieira, destacando que se preocupa com muitas demandas para aquela comunidade, como horários de ônibus e também a questão de segurança pública, entre outras. Disse que já conversou com a Polícia Militar para reforçar as rondas escolares abrangendo o educandário.  

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) comentou sobre uma reunião que teve com a equipe da Seplan e com os moradores do Bairro Victor Konder. Disse que os moradores reclamam por manutenção no bairro e que na reunião foram apresentados os projetos para aquela região. Também relatou a reunião que teve com o Conselho Local de Saúde do ESF Valério Steill. Disse que conheceu a sala de vacinação que está sendo implantada no local.  Também falou que acompanhou a recepção dos professores na Pró-Família e informou o reinício das atividades naquele espaço, para os idosos e crianças, que terão datas diferentes para os novos ingressos.  Comentou também uma reunião que teve com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) no dia 7 de janeiro para tratar da causa animal. Disse que o mutirão de castração do Cepread vai oferecer 500 cirurgias e que a Prefeitura já prevê outros mutirões. Comentou também que está acompanhando o movimento dos servidores públicos e que recebeu em seu gabinete representantes das categorias de saúde, da área de enfermagem e de agentes comunitários.

 

O vereador Alexandre Matias (PSDB) falou sobre o lançamento do Programa Entra 21, na manhã desta terça-feira, em Florianópolis, como projeto estadual para todas as regiões catarinenses. Lembrou que o programa, que capacita jovens na área de tecnologia da informação, já é um grande sucesso em Blumenau há muitos anos. Parabenizou o atual presidente do Blusoft, Bruno Tiergarten, por ter conseguido a ampliação do programa, e também o idealizador do Entra 21, Sergio Tomio. Cumprimentou também o secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Sylvio Zimmermann, e o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), por abrirem frentes de trabalho. Ressaltou a importância da capacitação na área tecnológica, assinalando que há uma lacuna no setor em relação à mão de obra especializada. Disse que os interessados no Entra 21 podem se inscrever pelo site www.entra21.com.br. Ressaltou que tomou a terceira dose da vacina contra o coronavírus e elogiou o trabalho da equipe técnica do AG da Escola Agrícola. Enfatizou a importância da vacinação e disse que tomará todas as doses que vierem a ser recomendadas porque acredita na ciência. Afirmou que a vacina é o caminho para passarmos por todas as pandemias.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) registrou a visita do Secretário de Desenvolvimento Regional Luciano Burigon para acompanhar investimentos do Estado. Destacou a importância do apoio à iniciativa privada através do BADESC, especialmente às pequenas empresas. De acordo com o Secretário, a partir de abril começará a produção de gás natural em Santa Catarina, suprindo parte dos 2 bilhões de metros cúbicos que o estado consome. O empreendimento localizado na Baía de Babitonga produzirá 15 milhões de metros/dia. Conforme Alemão, o fato mostra os investimentos em diferentes formas de energia garantindo a permanência do imposto no estado. Por fim, comentou sobre a parceria com uma empresa chinesa para construção de um túnel de 900 metros na Serra do Rio do Rastro para facilitar o escoamento de produtos da região.

 

O vereador Jovino Cardoso (Solidariedade) destacou as obras de reurbanização da rua Bahia, renovando apelo ao Executivo para estender a recuperação da via entre o Complexo do Badenfurt até a divisa com Indaial. Da mesma forma registrou a insatisfação dos moradores da Rua Walter Berner, no Boa Vista, com a falta de pavimentação. Jovino também pediu a conclusão das obras de alguns CEIs, citando especificamente o Jardim Germânico. Em outro ponto, criticou a dificuldade de trafegar pelas ruas José Deeke e Benjamin Constant, por problemas causados pelo rompimento na tubulação de água. Jovino encerrou pedindo agilidade na construção de rotatórias nas ruas José Deeke e Felipe Bauler e mais rapidez na instalação das faixas elevadas na cidade.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas) criticou a liberação de um loteamento na Rua Max Maul, no Salto do Norte, sobrecarregando o trânsito da via e prejudicando os moradores. A rua foi construída pelo sistema de mutirão e considerou que a fiscalização agiu com descaso. Anunciou que irá pedir esclarecimentos sobre a carga de tráfego desviada para a via, agora utilizada por motoristas para cortar caminho. Para Almir Vieira, hoje o loteador faz o que quer na cidade de Blumenau. Ele também relatou que participou da entrega da ordem de serviço da rua Valter Kopper, através do sistema de mutirão e elogiou o empenho do vereador Ito. Por fim, falou sobre atendimento on-line prestado através do seu gabinete e registrou visita à FAEMA e SEPLAN, resolvendo problemas de tubulação no Tribess. O vereador anunciou a chegada de projeto sobre tubulação de rios e riachos que será regulamentado pelo Legislativo.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) registrou a situação enfrentada pela senhora Regina Ramos, acometida de grave doença degenerativa e cuja família necessita de apoio para garantir a melhor qualidade de vida possível. Regina foi acometida de Esclerose Lateral Amiotrófica que iniciou pelas pernas e foi progredindo impactando até a fala. De acordo com o vereador, os familiares se revezam nos fins de semana, mas tem que contar com a ajuda de cuidadores. Também lembrou que o poder público garante apoio com fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. A doença ainda não tem cura, mas a família busca todo suporte para que ela possa viver com qualidade. Ele fez um apelo para que a comunidade colabore com as diferentes campanhas realizadas em favor da moradora do Grande Garcia.

 

O vereador e líder do governo Marcelo Lanzarin (Podemos), destacou duas datas: 4/02 – Dia Mundial Contra o Câncer e 5/02 – Dia Nacional da Mamografia. Falou da importância dos eventos e que o objetivo é conscientizar as pessoas a respeito da doença, lembrando os principais tipos de câncer que acometem os homens e mulheres – próstata e mamas. Para o vereador, que também é médico, só com diálogo e levando informação podemos ajudar a prevenir. Quanto ao atraso na conclusão dos CEIs dos loteamentos Libertadores e Jardim Germânico, o líder do governo esclareceu que está ocorrendo devido a problemas de liberação de recursos, mas que a Secretaria de Educação está empenhada em garantir o seu término. Sobre a paralisação dos servidores públicos, observou que existe uma expectativa de que possam ter suas perdas recompostas e o prefeito tem solicitado para as secretarias que analisem com cuidado a possibilidade de repor os valores na data-base. 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content