Menu

Pronunciamentos Vereadores 17/03

Pronunciamentos Vereadores 17/03

O vereador Adriano Pereira (PT) destacou a sua participação nesta quinta-feira, dia 17, na entrega da nova sede do Centro de Educação Infantil Profª Teresa Raquel Sabel de Araújo. Cumprimentou o Executivo municipal, Semed, associação de moradores, servidores e comunidade pela conquista. Demonstrou preocupação e fez um alerta à população diante da infestação do mosquito aedes aegypti em Blumenau, responsável pela transmissão da dengue, entre outras doenças. Destacou a importância de a população fazer a sua parte nesta luta contra a doença. Manifestou seu pesar e seus sentimentos às famílias que estão em luto pela morte dos jovens envolvidos no acidente com o caminhão do Exército em Blumenau. Falou da sua participação no ato de anúncio de obras do Governo Estadual durante a passagem do governador Carlos Moisés (Republicanos) à cidade, nesta quinta-feira (17). Apontou que é muito importante a vinda desses recursos para o município e reconheceu o esforço do governo estadual, mas disse que a cidade merece muito mais. Lamentou a ausência dos três deputados estaduais que são de Blumenau neste evento, apontando que os considera muito ausentes na cidade. Em relação às cobranças de roçadas em várias ruas, disse que vai haver uma reestruturação interna nas secretarias e anunciou que em breve a Secretaria de Serviços Urbanos deverá fazer um mutirão de roçadas. Cumprimentou o presidente da Associação de Moradores do Grande Concórdia e lembrou que lutou muito por aquela comunidade. Mencionou a expectativa de conclusão das obras na rua Laranjeiras e na rua da escola na comunidade do Grande Concórdia, frutos de emendas parlamentares do ex-deputado Décio Lima e da ex-deputada Ana Paula Lima. Por fim, fez cobranças urgentes ao Samae em relação à manutenção nas vias da cidade e nos consertos de vazamentos.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) destacou a vinda do governador Carlos Moisés (Republicanos) à cidade, nesta quinta-feira (17), onde fez o anúncio de recursos e obras. Apontou que esteve presente no ato e aproveitou para entregar um requerimento, solicitando mais viaturas para a Polícia Militar. Lembrou que recentemente foi informado o número atual de veículos e disse que isso era insuficiente para atender a comunidade. Também comentou que aproveitou o momento para cobrar o andamento dos projetos para a Penitenciária Feminina e o semi-aberto, que segundo o parlamentar estão na escala para serem licitados. Comemorou a assinatura da autorização para construção do Centro de Convenções de Blumenau. Também lamentou as mortes dos jovens e prestou solidariedade às demais vítimas do acidente com o caminhão do 23º Batalhão de Infantaria que caiu em uma ribanceira na quarta-feira, 16, no bairro Progresso. Desejou que Deus possa confortar seus familiares e desejou a pronta recuperação das demais vítimas que estão hospitalizadas. Lamentou também o falecimento do ex-técnico do Bluvolei, Carlos Henrique Brito de Oliveira, que atualmente trabalhava como coordenador e técnico de vôlei no Flamengo.

 

O vereador Ito de Souza (PL) registrou que, nesta semana, se reuniu com o presidente do Samae, Michael Schneider, e com o presidente da associação das Tatutibas para buscar melhorias no abastecimento de água da região. Apontou que foi levado um abaixo-assinado dos moradores de várias ruas daquela comunidade. Anunciou que em breve haverá a instalação de boosters para que nossa população não fique sem água. Também disse que pediu a instalação para outros locais, como Morro da Figueira. Comentou da sua participação no Baile dos Reis e Rainhas no Clube Treze de Maio. Disse que tem acompanhado as demandas dos Clubes de Caça e Tiro da cidade. Voltou a reforçar o pedido da comunidade da Igreja São Cristóvão, na rua Bahia, para melhoria do acesso à igreja e a implantação de uma boca de lobo. Convidou a comunidade e os vereadores a participarem e contribuírem com o pedágio da Abludef, neste sábado, dia 19, das 8h às 12h, nas sinaleiras da cidade. Por fim, condenou e lamentou os comentários das pessoas em suas redes sociais a respeito da sua pessoa pelo episódio na Câmara. Disse que vai entrar com processo contra aqueles que o ofenderam nas redes sociais.

 

O vereador Emmanuel Tuca Santos (Novo) anunciou que, na semana passada, apresentou um anteprojeto que visa possibilitar que os alvarás possam ser armazenados e apresentados por meio digital na cidade. Apontou que a proposta já foi encaminhada ao Poder Executivo para que as alterações necessárias sejam efetuadas, a fim de acabar com as burocracias dos alvarás físicos. Destacou que a medida tem o potencial de gerar uma economia de quase 4 milhões de reais por ano aos empreendedores de Blumenau, considerando o custo de impressão e o emolduramento dos vários tipos de alvarás de funcionamento. Destacou que não faz mais sentido, nesta era tecnológica, ter o alvará na parede. Informou que com essa proposta ainda será possível por opção de o empreendedor manter os alvarás físicos. Justificou que a proposta é desburocratizar, dar mais liberdade, comodidade e proporcionar economia. Sustentou que o próprio poder público também vai se beneficiar se o projeto se tornar lei, pois irá economizar recursos públicos e tempo na fiscalização, sendo que os fiscais não vão precisar ir presencialmente nos estabelecimentos conferir a documentação, podendo ser apresentada por e-mail ou por aplicativos de comunicação tradicionais. Disse que conta com o apoio dos colegas quando esse anteprojeto vier para a Casa Legislativa. Por fim lamentou o acidente que aconteceu com os jovens militares do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau e prestou solidariedade às vítimas, aos familiares e amigos de todos os envolvidos. Desejou pronta recuperação àqueles que ficaram feridos.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) demonstrou preocupação com a intenção da Secretaria Municipal de Saúde de disponibilizar o aplicativo Pronto para que a população marque as consultas médicas. Salientou que é a favor da modernização e do uso de tecnologia no serviço público, mas chamou atenção da secretaria de que existem moradores da cidade que não tem acesso à internet e de que pessoas idosas e outras que não têm internet ou familiaridade com a tecnologia não vão conseguir marcar suas consultas. Apontou que é preciso empatia da Secretaria com essas pessoas que vão até o posto e precisam marcar consulta. Disse que é necessário que os servidores e profissionais de saúde que estejam nesses locais estejam dispostos a auxiliar e acolher essa parte da população que não vai conseguir marcar pela internet. Salientou que vai continuar a fiscalizar essa situação nos postos de saúde. Também comentou da sua participação na cerimônia de retomada do Projeto Defesa Civil na Escola, salientando a importância desse projeto para a cidade. Registrou a sua presença na entrega da nova sede do Centro de Educação Infantil Profª Teresa Raquel Sabel de Araújo. Salientou que na oportunidade verificou algumas questões que ainda precisam de reparos naquele CEI e pediu que isso seja feito rapidamente. Por fim reclamou da falta de professores em várias escolas do município. Lembrou que desde o ano passado vem alertando a secretaria de que isso aconteceria, pois, segundo ele, muitos educadores das escolas municipais acabaram migrando para o Estado, que vem oferecendo melhores condições salariais e profissionais. Apontou que essa situação é inadmissível e cobrou das secretarias responsáveis para resolver com urgência.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) registrou a sua reunião na prefeitura juntamente com a vice-prefeita Maria Regina (PSDB) e representantes das redes de cinema e da causa do autismo para discutir soluções para tornar mais inclusivas as sessões de cinema da cidade para o público autista. Apontou que existem várias cidades brasileiras que aprovaram legislações nesse sentido no fim do ano passado. Opinou que entende que o diálogo é mais eficaz do que apresentar uma legislação sobre o tema. Disse que diariamente recebe as demandas em seu gabinete desse público e que está fazendo uma ponte com o setor público para que isso possa acontecer. Informou que a ideia discutida na reunião é de que, neste mês de abril, comece um projeto contínuo e itinerante de uma vez por mês tenham sessões adaptadas nos cinemas da cidade voltados para esse público. Apontou que esse projeto vai ajudar as pessoas não só da cidade, mas das cidades vizinhas. Destacou também a atuação da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) e as emendas parlamentares e recursos que a deputada vem encaminhando para a cidade. Apontou que em breve deverá divulgar um balanço das verbas, emendas já encaminhadas e dos recursos que está se buscando também para trazer para a cidade. Prestou solidariedade às famílias das vítimas do acidente com o caminhão do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Por fim, destacou que Blumenau está entre as 20 melhores cidades para empreender. Comentou da sua participação na reunião da Comissão de Educação com a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders. Destacou que durante a reunião pôde falar sobre um projeto e perceber a preocupação do prefeito com a qualidade da educação e com escolhas através de critérios técnicos.

 

O vereador Almir Vieira (PP) demonstrou preocupação com a segurança nas escolas de Blumenau. Informou que protocolou um requerimento solicitando a colocação de detectores de metal nas escolas. Anunciou que vai conversar com o Executivo municipal e com o prefeito a respeito dessa possibilidade. Disse que recentemente na Escola Básica Municipal Francisco Lanser um aluno entrou com punhal no educandário e foi contido antes que algo de ruim pudesse acontecer. Inclusive defendeu que o detector de metal deveria ser instalado em outras repartições públicas, como na Câmara de Vereadores. Pediu apoio dos colegas vereadores e sensibilidade do poder público com essa questão. Também disse que Blumenau precisa começar a estudar a implantação da Guarda Municipal Armada para trabalhar no patrimônio da cidade e na segurança e bem-estar da população. Também lembrou dos anos que passou no Exército e nos treinamentos já feitos no local onde aconteceu o acidente na quarta-feira com o caminhão do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Lembrou do seu trabalho como soldado da ONU trabalhando em Angola no pós-guerra. Disse que através de todas as experiências que teve no Exército pôde se colocar no lugar dos familiares e dos soldados vítimas. Apontou que é uma mistura de sentimentos que vão desde orgulho, tristeza, compaixão, patriotismo e até a preocupação dos pais com os filhos longe de casa cumprindo uma missão. Criticou as pessoas que falaram nas redes sociais mal do Exército e dos soldados, destacando que esses não sabem do importante papel, missão que o Exército Brasileiro e as Forças Armadas têm para o país. Finalizou colocando o apoio da Casa Legislativa à disposição do 23° BI naquilo que for possível.

 

O vereador Jovino Cardoso Neto (SD) destacou a visita do governador Carlos Moisés (Republicanos) à cidade, nesta quinta-feira (17), ocasião em que fez assinaturas e convênios para recursos que serão repassados ao município. Salientou que ao ser tirado do papel o projeto do Centro de Convenções vai trazer mais enriquecimento e geração de emprego para a população. Parabenizou o prefeito Mário e agradeceu o Governo do Estado por essa ação. Também destacou a assinatura de importantes obras viárias. Citou a construção de viaduto na Rua Guilherme Scharf, que faz parte do prolongamento da Via Expressa, conhecido também como nova SC-108.Também ressaltou a revitalização e melhorias da rodovia Doutor Pedro Zimmermann. Apontou que são obras esperadas há bastante tempo. Outra obra que disse que tem cobrado constantemente do governo é a reperfilagem e o passeio público do trecho do Complexo do Badenfurt até a divisa com Indaial. Apontou que é uma área industrial, comercial e residencial, onde tem grande circulação de veículos. Destacou as suas visitas no ESF Augusto Antonio Schweiger e no ESF Áurea Pfuetzenreiter, ambos na rua Bahia. Disse que acompanhou as demandas e cobrou melhorias nesses locais. Por fim parabenizou o vereador Adriano pelo aniversário e também seu filho que está de aniversário neste dia 18.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) divulgou as suas agendas da semana. Anunciou que será oferecida a modalidade de xadrez para as crianças, os adolescentes e os idosos da Secretaria Municipal da Família. Disse que a ação vai ocorrer em parceria com o Clube de Xadrez de Blumenau. Apontou que essa era uma indicação sua que foi atendida. Agradeceu aos representantes da secretaria e ao Clube de Xadrez de Blumenau pela parceria. Salientou que o xadrez estimula o raciocínio, ajuda na concentração e ainda promove interação, sendo uma ferramenta educacional que vai gerar qualidade de vida para todas as idades. Também destacou a sua participação na entrega nesta quinta-feira, dia 17, da nova sede do Centro de Educação Infantil Profª Teresa Raquel Sabel de Araújo e elencou algumas melhorias realizadas. Informou que, no ano passado, ela destinou subvenção para a APP do educandário e que nessa oportunidade a entidade pôde mostrar quais os investimentos feitos na escola por meio dessa subvenção. Por fim, a vereadora divulgou informações para a comunidade sobre a declaração do Imposto de Renda e explicou como a população pode fazer para doar parte do imposto para o Fundo Municipal da Criança e o Fundo Municipal do Idoso.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) iniciou o pronunciamento prestando sua solidariedade ao 23° BI, devido ao grave acidente com caminhão que caiu numa ribanceira na quarta-feira (16). Prestou seus sentimentos aos familiares e aos amigos das vítimas fatais e desejou que Deus conforte a todos nesse momento. Também convidou os vereadores e a comunidade para prestigiar a sessão solene da Câmara em comemoração aos 20 anos da instalação do Distrito do Grande Garcia. Informou que a solenidade será realizada na próxima segunda-feira, dia 21, às 19 horas no Clube de Caça e Tiro Garcia Jordão, rua Santa Maria, n° 645, no bairro Progresso. Apontou que entregou o convite do evento para as principais lideranças empresariais da região da Nova Rússia e toda a comunidade para participar. Salientou que esse evento é importante para valorizar os 20 anos do distrito. Por fim divulgou e convidou a comunidade para contribuir com o pedágio da Abludef, neste sábado, dia 19, das 8h às 12h, nas sinaleiras da cidade. Parabenizou o vereador Adriano Pereira pelo seu aniversário. Por fim, comentou da sua participação na visita do governador Carlos Moisés (Republicanos) à cidade, nesta quinta-feira (17), em que foram anunciados recursos importantes para a cidade na questão da mobilidade.

 

O líder do Governo na Câmara, vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) destacou a visita do governador Carlos Moisés (Republicanos) à cidade, nesta quinta-feira (17), ocasião em que fez assinaturas e convênios para recursos que serão repassados ao município. Apontou que essas obras vão contribuir para o desenvolvimento da cidade. Destacou a construção do Centro de Convenções ao lado da Vila Germânica. Assinalou que esse equipamento vai ampliar ainda mais as possibilidades do turismo de eventos na cidade. Lembrou que esse projeto demorou, mas que no fim foi mais interessante o projeto agora do que o inicial, pois explicou que agora o Centro de Convenções ficará ao lado do Parque Vila Germânica, e não mais dentro do parque, sendo que vai possibilitar que uma série de eventos possam acontecer simultaneamente com a Oktoberfest. Expressou seus sentimentos às famílias dos que perderam seus entes queridos e daqueles que ficaram feridos no acidente com o caminhão do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Informou que a Furb colocou a sua equipe de profissionais para dar apoio psicológico a essas famílias, como também a Secretaria Municipal de Saúde, que conta com uma equipe especializada em atendimento de estresse pós-traumático. Finalizou colocando o apoio da Casa Legislativa à disposição naquilo que for possível.

 

Veja Também

O vídeo da sessão na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content