Menu

Pronunciamentos Vereadores 29/03

Pronunciamentos Vereadores 29/03

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) relatou que acompanhou a visita do pré-candidato à presidência, Luis Felipe D’Avila, às instalações da APAE e à nova sede Renal Vida, que são referências para o país em termos de gestão e atendimento à comunidade. Conforme o vereador, a APAE atende aproximadamente 540 alunos na área de educação especial e uma das principais demandas hoje é retomar os atendimentos odontológicos. Também falou que a entidade tem dificuldade com financiamento do transporte de alunos, sugerindo a adoção de um novo modelo para o setor. Apontou que a nova sede da Renal Vida que será entregue no dia 25 de abril, atende 71 municípios catarinenses, com cerca de 900 pacientes de hemodiálise e acompanhamento de 1.820 transplantados, a maioria em parceria com o Hospital Santa Isabel. O custo da obra foi de R$ 25,4 milhões, 19 dos quais levantados através de campanhas e doações da comunidade.

 

O vereador Professor Gilson (Patriota) questionou a atuação do Cepread – Centro de Prevenção e Recuperação de Animais. De acordo com o ele, muitas pessoas que socorrem animais e buscam o Centro recebem a informação de que o local está com lotação esgotada. Para o vereador é preciso entender o que pode ser feito para melhorar o atendimento. Segundo Professor Gilson, o Cepread tem um veículo e veterinários e não pode se limitar a uma resposta tão simples. Em outro momento, mostrou preocupação com os casos de dengue no município, dizendo que a prefeitura tem feito um bom trabalho de fiscalização, mas deixa a desejar em áreas públicas. Ele mostrou imagens de uma praça onde havia grande volume de água represada e falta de limpeza.

 

O vereador Ito de Souza (PL) relatou que participou de reunião na rua Theobaldo Sperber, no Salto do Norte, com moradores e representantes do Executivo. Disse que foi discutida a agilização do projeto de pavimentação da via, que conta com recursos assegurados em emenda do deputado Ivan Naatz (PL). Também falou da inauguração do segundo núcleo da Escolinha do Bandeirantes, no Salto do Norte e do baile da Rainha do Tiro na Sociedade XV de Novembro do Sarmento. Assinalou que na Vila Itoupava ocorreu a formação de 35 alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros, com a presença de Renato Borgheti. Também falou da abertura de Páscoa em Blumenau na Vila Germânica e pediu a roçada urgente de algumas ruas. Por último, o vereador condenou as pessoas que usam as redes sociais para criticar quem faz pedidos de alimentos e gêneros de primeira necessidade.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) destacou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Bem Animal, de arrecadação de tampinhas, cujos recursos são destinados a castração de cães e gatos. Ele fez apelo para que a comunidade dê outro destino às tampinhas, contribuindo para um bem maior. Para Bruno Cunha, boas ações são possíveis e merecem destaque. O vereador também mostrou imagens de uma praça que foi totalmente recuperada na Rua Amazonas, no Garcia, permitindo que os moradores voltassem a usufruir do local.  Ele comentou que esteve ainda no CEI Frieda Zadrozny, no Bairro Glória, agradecendo aos diretores e equipe de trabalho, ouvindo reivindicações e prometeu trabalhar junto aos setores da administração em busca dos recursos necessários. Ao final, registrou reclamação de moradores em relação a falhas no agendamento de consultas no Ambulatório Geral da Velha e pediu providências ao setor responsável.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas), relatou que em 2012, quando era diretor de obras, sugeriu ao Executivo a aquisição de um terreno na rua Julio Michel, com a finalidade de no futuro ser doado à Associação de Moradores ou destinado a outra benfeitoria. Como não houve nenhuma definição, outro problema começou a surgir, já que o local apresenta uma grande área de preservação: a ocupação irregular, além de depósito de lixo e aglomeração de drogados. Em nova intervenção, o parlamentar propôs a doação do terreno aos veteranos do 23 BI, para que seja mantido limpo e delimitado. Entretanto, Vieira diz que a decisão está causando insatisfação em alguns moradores, que quando estavam à frente da associação não entraram em consenso para dar um destino à área. O vereador comentou ainda sobre a CPI da Casa São Simeão e lamentou distorções que estão ocorrendo na mídia. Ele esclareceu que a comissão não vai investigar o atual presidente, mas a gestão passada.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL), relatou visita ao CEI Herondina Helena da Silva, que está com dificuldade para repor colchões utilizados pelas crianças. Disse que algumas empresas do bairro Vorstadt estão colaborando. Ele lamentou que o local está com todas as vagas tomadas, enquanto outro CEI funciona provisoriamente junto ao SESI enquanto as obras não são concluídas. Em seguida mostrou várias praças que necessitam de manutenção, bem como o próprio Cemitério Municipal do Progresso. Ao mesmo tempo, reclamou que na rua Antonio Treiss existem empresas com mais de 1.300 funcionários e que enfrentam problemas devido à falta de limpeza em terrenos de propriedade de secretários da prefeitura. Prometeu apresentar os nomes na próxima sessão. Carlos Wagner agradeceu ao empresário Sergio Ferrari que adquiriu locomotiva que vai decorar o pátio de sua empresa, a antiga Sulfabril no Bairro Vorstadt. Por fim, declarou que o Tribunal de Contas do Estado confirmou irregularidades apuradas pela CPI do transporte coletivo de Blumenau, após analisadas as planilhas de custos.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB), saudou a formação de 35 jovens do projeto Fábrica de Gaiteiros, em parceria com o Instituto Renato Borgheti, salientando que se trata da valorização da cultura da música da gaita ponto, tão tradicional na história de Blumenau. Disse que o projeto é um grande sucesso, e a prefeitura assinou edital para formação de mais 50 jovens. A abertura da Páscoa no Parque Vila Germânica, ocorrida ontem, foi lembrada por Goll, que parabenizou toda a equipe organizadora. Disse que o local está muito bonito e convidou todos a conhecer. Durante os fins de semana o parque Ramiro Ruediger também receberá atrações especiais. Citou a presença de inúmeras famílias prestigiando a cerimônia, numa noite de recomeço após a pandemia.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), relatou a visita que fez ao Serviço de Saúde Ocupacional do Servidor Público – SESOSP, para conhecer mais do setor e ouvir demandas. Também esteve no Sindicato da Indústria da Construção Civil de Blumenau onde discutiu projeto voltado às pessoas idosas. Na última semana a vereadora esteve na abertura do Festival Catarinense da Juventude em homenagem ao Clube de Xadrez de Blumenau e prestigiou a posse do Sescon de Blumenau. Participou ainda de aniversário de aluna Dona Inácia, da Pró-Família, comemorando 86 anos, e da inauguração do Espaço Arte Ativa. Participou de mais uma Caminhada do Março Roxo, que teve por objetivo arrecadar recursos para mais uma causa social e esteve ainda com alunas do Programa de Educação Permanente PROEP, mantido pela Furb e voltado à pessoas idosas. Por fim registrou a realização da Caravana da Mulher, na Câmara Municipal, e parabenizou a AMPE pela passagem dos 38 anos de fundação.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) falou sobre o seminário da Caravana da Inclusão da Mulher na Política, que aconteceu na última segunda-feira (28) no Plenário da Câmara. Ela agradeceu à Escola do Legislativo Fritz Müller pela realização do evento e ressaltou que a Caravana vem mostrar a importância de ter mulheres engajadas na política. Apresentou fotos do evento e ao mostrar uma foto sua com seu filho, que estava presente, lembrou que a mulher que se envolve com as causas da comunidade não precisa abdicar da família, da casa e dos filhos. Em outro momento convidou a comunidade a participar do evento que acontecerá nesta quarta-feira (30), dirigida pelo deputado Ismael dos Santos (PSD), que vai tratar do tema “A mulher e o drama do álcool e outras drogas na família e na sociedade”. Assinalou que o evento não é necessariamente voltado àqueles que possuem esse problema na família, mas para todos que desejam poder orientar pessoas que precisam de auxílio. O evento será às 19h30 na AMVE.

 

O vereador Marcelo Lanzarin (Podemos), líder do governo, falou sobre a necessidade de intensificar as medidas de combate ao mosquito da dengue na cidade. Apontou que mais de 1800 focos já foram detectados na cidade, e que o mesmo mosquito transmite dengue, febre amarela e chikungunya. Pediu que as pessoas abram suas casas aos agentes de endemias, e verifiquem seus lares e a redondeza para acabar com a água parada. Afirmou que já são mais de 200 casos confirmados de dengue em Blumenau só neste ano, e que uma vítima fatal já foi confirmada em Ascurra. Relatou que a Escola Agrícola é o bairro onde foi detectado o maior número de focos, e que nesta terça e quarta-feira as secretarias responsáveis estarão pulverizando a região contra o mosquito. Alertou a população para procurar uma unidade de saúde caso haja sintomas sugestivos para dengue, como febre alta, que não recua com facilidade, dores musculares, dor no corpo e dor no fundo dos olhos. Destacou os perigos da automedicação. Ao final, disse que na segunda-feira (28) iniciou a programação da Páscoa em Blumenau, que vai até dia 1º de Maio, e convidou a todos para visitarem com a família as decorações na Vila Germânica e no Parque Ramiro Ruediger.

 

Veja Também

O vídeo da sessão na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content