Menu

Quatro mulheres recebem na Câmara a Comenda do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna

Quatro mulheres recebem na Câmara a Comenda do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna

A Câmara de Blumenau realizou na noite de quinta-feira (17), no Plenário da Casa, a sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna a quatro mulheres que se destacaram na conquista do espaço feminino no Município de Blumenau. Os nomes das homenageadas foram indicados pelos vereadores proponentes e aprovados pelos demais membros do Legislativo Municipal.

 

Esta foi a primeira vez que a Comenda foi entregue na Câmara – a criação da honraria foi aprovada no ano passado através do Decreto Legislativo Nº 1218/2021, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos). A Comenda leva o nome da primeira eleitora do Brasil, que se alistou aos 29 anos de idade. Celina Guimarães Vianna era professora, tendo exercido seu primeiro direito ao voto em 5 de abril de 1928.

 

A vice-presidente Silmara Miguel (PSD), que presidiu os trabalhos, agradeceu a presença das homenageadas, vereadores e familiares, ressaltando a importância desse momento de reconhecimento no mês dedicado às mulheres. “Independentemente de onde as mulheres ocupam seus espaços, seja em uma carreira profissional ou dentro de casa, sendo do lar, é essencial que a mulher possa decidir o que quer ser”, opinou. Também afirmou que o princípio mais puro de as mulheres buscarem suas carreiras não é para medir forças com os homens, mas para somar forças, porque é a união dessas forças que trará uma sociedade mais justa e igualitária.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) propôs a entrega da homenagem à Dra. Quitéria Tamanini Vieira Péres. Destacou a atuação da juíza de direito no meio social, priorizando difusão da cultura da paz fundada na resolução dos conflitos pela via do entendimento. “O tema violência doméstica e familiar tem sido sua pauta de estudos e de palestras, difundindo a importância da prevenção a esse tipo de agressão. Parabenizo a cada mulher aqui presente e em especial a Dra. Quitéria, por ver seu envolvimento nas políticas públicas para as mulheres e o quanto faz diferença a sua voz”.

 

A Dra. Quitéria Tamanini Vieira Péres cumprimentou e agradeceu a vereadora Cristiane pela iniciativa da homenagem, dizendo que entende que a Comenda se dirige a todas as mulheres, pois é um reconhecimento à história da mulher. Falou sobre a história e a representatividade de Celina, de Bia Waholz, vítima de violência doméstica em Blumenau, e de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018, “Qualquer uma dessas histórias que eu aborde aqui, a minha ou a de cada uma das nossas mães, avós, filhas, são histórias de cada uma de nós, e por isso entendo que essa homenagem é compartilhada por toda a sociedade brasileira”.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas) é autor da comenda proposta a Cristiane Weise, conhecida por “Mestra Fru”, primeira mestra de capoeira do estado de Santa Catarina, formada em 2016. Ele relatou que Cristiane é responsável pelo maior evento feminino de capoeira, é co-fundadora da associação de capoeira Magia da Bahia, ministra aulas a crianças carentes gratuitamente e dá aula em academia. Acrescentou que além de ser mãe, é envolvida na política, sendo presidente do PP mulher de Blumenau. “Quero parabenizá-la pelo trabalho que realiza, o carinho que tem com os alunos, pelas atividades com a comunidade, com família e com a cidade. Obrigado por tudo que faz por Blumenau e pela política”, disse, apresentando ao final um vídeo com fotos das atividades desenvolvidas por ela.

 

Cristiane disse que recebia a Comenda com muita gratidão e emoção. Expressou gratidão pelas mulheres no cargo de vereadora em Blumenau. “Tanto na capoeira quanto a política são lugares masculinos, onde estamos gradativamente conquistando nosso espaço e fazendo nossas vozes serem ouvidas. Não queremos ser mais, queremos ter nosso espaço igual, por merecimento. Estendo essa homenagem a todas as mulheres capoeiristas, mães, filhas e donas de casa”, afirmou. Ao final de sua fala, fez uma música com o berimbau pedindo paz.

 

O vereador Jovino Cardoso Neto (SD) entregou a honraria a Tânia Regina Gums. Ressaltou o trabalho social realizado pela homenageada, em especial no Grande Garcia. “Só quem passa necessidade sabe quanto é importante receber uma ajuda. Nem todos têm esse dom. E esse momento é para agradecer pelo seu trabalho. Você tem sido uma guerreira”, afirmou. Ele assinalou que quando uma mão é estendida a alguém em um momento difícil, chega paz ao coração, alegria, luz e esperança. “Que Deus continue iluminando você e outras pessoas a fazerem o bem”.

 

Ao receber a Comenda, Tânia Regina Gums disse que se sentia honrada e feliz pela homenagem. “Faço um trabalho de assistência social voluntária há 32 anos. Desde criança faço esse trabalho e Deus sempre tem colocado pessoas no meu caminho para ajudar com roupas, calçados, alimento e até dinheiro”. Disse que é feliz por sua trajetória, pelo apoio de sua família, e que pretende continuar o trabalho de auxílio a quem precisa. “Ajudo o próximo com amor, carinho e dedicação”, ressaltou.

 

O vereador Adriano Pereira (PT) entregou a honraria à ex-deputada estadual Ana Paula Lima, que é primeira suplente a deputada federal pelo PT. Ele fez um breve resumo da vida da homenageada, que foi deputada estadual por quatro mandatos, enfermeira, presidente da Pró-Menor na gestão do ex-prefeito Décio Lima, primeira deputada estadual mulher eleita por Blumenau e a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entre outras ações em prol das mulheres em diversas áreas. Finalizou dizendo que Ana Paula é merecedora dessa comenda por sua persistente e resiliente luta pelo direito das mulheres, e leu o poema “O Tempo”, de Cora Coralina.

 

Ana Paula Lima, ao usar a tribuna após o recebimento da Comenda, disse que estendia a homenagem a todas as mulheres e homens de bem que querem construir uma cidade, um estado e um país melhor. Agradeceu ao vereador pela indicação da homenagem e aos demais pela aprovação de seu nome. Disse que Celina foi uma mulher histórica que traduz a luta de muitas por igualdade e por justiça. “Se hoje fui deputada foi graças à Celina também, que naquela época já brigava para que as mulheres tivessem o direito da escolha, e depois, direito de votar e serem votadas. Ela representa a grandiosidade e a trajetória de cada uma das homenageadas na noite de hoje”, afirmou, desejando que todas as mulheres possam exercer na plenitude o seu papel de protagonistas da sociedade.

 

A solenidade será reprisada pela TV Legislativa neste sábado (19) às 21h15 pelo canal 14 da NET, no canal aberto digital 43.2, e já está disponível no YouTube.

 

Veja Também!

Vídeo da sessão solene 

O álbum de fotos da sessão solene

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB  |  Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content