Representante da Associação dos Bombeiros Comunitários de Blumenau fala do trabalho da entidade

A representante da Associação dos Bombeiros Comunitários de Blumenau, Nicole Francesca Longo, ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (30) para apresentar as atividades dos bombeiros comunitários.

Ela explicou que o Projeto Bombeiro Comunitário é um projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina que permite que civis façam um treinamento e o acompanhamento das guarnições de serviço dos Bombeiros Militares.

Em Blumenau primeira turma formada em 1998 e desde 1999 existe a Associação. “Nesses quase 22 anos foram formados mais de 600 bombeiros comunitários na cidade de Blumenau e atualmente estão na atividade cerca de 60”, disse.

Assinalou que os bombeiros comunitários são formados de forma voluntária para apoiar as guarnições no dia a dia, e outro intuito do projeto é qualificar pessoas dentro das comunidades para garantir ações preventivas que evitem futuros problemas. Apontou que cada bairro, rua e condomínio tem um bombeiro comunitário treinado para dar o primeiro atendimento em caso de emergência.

Lembrou que hoje a Associação tem recursos limitados, e que precisa arcar com os custos da roupa de combate a incêndio dos integrantes e EPIs individuais. “A associação trabalha para que cada bombeiro comunitário tenha seus equipamentos enquanto estiver ativo dentro do serviço, além de um seguro de vida para os associados”.

Disse que a associação realiza eventos para a arrecadação de recursos e antecipou que neste ano, além da tradicional pastelada, irá realizar uma corrida para incentivar a população a ser mais ativa em atividades físicas. Ela deixou uma cópia do projeto dos eventos da associação com a Mesa Diretora e informou que estão angariando patrocinadores para os eventos, a fim de que possam continuar com a associação por pelo menos mais dois anos.

Deixou a associação à disposição dos vereadores e também o trabalho dos bombeiros comunitários à disposição da cidade.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara