Representante do DCE da Furb pede apoio dos vereadores para o projeto de federalização e criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí

O representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Furb, Luís Gustavo Pscheidt, ocupou a tribuna livre para pedir o apoio dos vereadores ao movimento dos estudantes pela federalização da universidade e criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí.

Disse que o projeto pela federalização da Furb é antigo, mas que atualmente a região está vivendo uma grande oportunidade para que o fato venha a se concretizar. Falou sobre o Projeto de Lei 3774/21, do senador Jorginho Mello (PL), que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI).

Lembrou que a maioria dos estudantes da Furb dependem de bolsas de estudo e que o pagamento dessas nem sempre é regular. Além disso as mensalidades sofrem reajustes anuais e que isso não acontece sempre com as bolsas, exemplificando o caso das bolsas de iniciação científica, que não são reajustadas há anos.

Destacou que o projeto não vai trazer apenas uma nova universidade federal para a região, vai também contribuir com novas vagas de emprego, maior movimento no comércio local, novas oportunidades de estudo e qualificação de mais profissionais para atender a demanda da comunidade.

“Enquanto estudantes estamos nos mobilizando, fazendo manifestações e mostrando às autoridades o que queremos”, assinalou, ressaltando que os estudantes querem o apoio dos vereadores. Esclareceu que esse apoio pode ser na divulgação do movimento, na participação das manifestações e na cobrança dos responsáveis pelo andamento político do projeto.

Por fim convidou os parlamentares para participarem da segunda manifestação dos estudantes pela federalização da Furb, que acontece nesta terça-feira (12) a partir das 17h45, no pátio da universidade.