Representante do Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul fala na tribuna sobre o movimento educacional

A Câmara Municipal cedeu o espaço da Tribuna Livre de hoje (19) ao Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul, representado pelo “pioneiro” Douglas Rinaldi, que registrou a Semana Escoteira 2022 – Distrito Vale e o Dia do Escoteiro, que transcorre em 23 de abril.

Ele destacou o início do movimento criado por Baden Powell na Inglaterra há mais de 100 anos, e que ao longo do tempo passou a ser utilizado nas escolas britânicas. Considerado um movimento de educação não formal, o escotismo ultrapassa barreiras e se afirma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens, o seu desenvolvimento pessoal em diferentes áreas.

Também lembrou que por mais de 100 anos os escoteiros têm aperfeiçoado técnicas, ações e conteúdos para que possam continuar sendo o maior movimento de jovens do mundo. No Brasil a proposta é levada a mais de 100 mil pessoas. O propósito é contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-se a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis e úteis em suas comunidades. Também lembrou ser o movimento voltado aos jovens com auxílio de adultos voluntários. A União dos Escoteiros do Brasil – UEB foi fundada em 1924, tem caráter educacional e congrega todos que praticam o escotismo no país.

Ao final, informou que organização estima que até 2023 o escotismo no Brasil será o movimento mais relevante da educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens inspirem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. Douglas Rinaldi completou informando que Blumenau conta atualmente com sete grupos: Grupo Leões, Grupo Cruzeiro do Sul, Grupo Teófilo Zadrozny, Grupo Curt Hering, Grupo Escoteiro do Ar Pelicano, Grupo Germânia e Grupo Ricardo Schmidt.